NOTÍCIAS

Preços do minério serão menores que o esperado

26 de julho de 2012

rnOs preços do minério de ferro neste ano serão menores do que o esperado anteriormente pela Vale em meio a um agravamento da crise internacional, disse nesta quinta-feira o presidente da companhia, Murilo Ferreira.rn rn&nbs

rn

Os preços do minério de ferro neste ano serão menores do que o esperado anteriormente pela Vale em meio a um agravamento da crise internacional, disse nesta quinta-feira o presidente da companhia, Murilo Ferreira.

rn

 

rn

 

rn

Apesar da revisão, a Vale espera uma recuperação nos preços do produto em breve, uma vez que os patamares atuais, em torno de 120 dólares por tonelada, já estão perto de um piso, afetando produtores chineses com custos mais elevados, disse o diretor executivo de Ferrosos e Estratégia da companhia, José Carlos Martins.

rn

 

rn

Para a Vale, as medidas de estímulo à economia adotadas pelo governo chinês deverão surtir efeito no segundo semestre, avaliaram os executivos, que participaram de teleconferências nesta quinta-feira para detalhar os resultados da mineradora no segundo trimestre, divulgados na noite anterior.

rn

 

rn

O lucro da mineradora desabou no segundo trimestre e um dos principais motivos foi a queda no preço do minério de ferro.

rn

 

rn

“Os preços desceram a patamar de limite inferior e acreditamos que, uma vez chegado nesse nível, muitos produtores de custos mais altos acabarão saindo do mercado…, e com isso a oferta tende a reduzir e os preços se repuperarem”, afirmou Martins, em teleconferência com jornalistas nesta tarde.

rn

 

rn

“Estou otimista com o segundo semestre, a economia chinesa está em processo de ajustamento”, acrescentou.

rn

 

rn

Com custo baixo, a Vale avalia ainda que seria a última a ser afetada por eventual redução no volume de vendas, no caso de um agravamento da crise.

rn

 

rn

A companhia continua trabalhando com cenário de 120 dólares por tonelada para o piso de venda do produto no mercado internacional, disse Martins, acrescentando ainda que a recuperação esperada para os preços não deverá levar o produto para o nível de 180 dólares, registrado no passado.

rn

 

rn

Mas o preço praticado pela Vale tem ficado bem abaixo do valor vendido à vista no mercado internacional, entre outras razões, pela queda na qualidade do minério em algumas minas da empresa, processo que a Vale espera reverter com a entrada em operação de novos projetos.

rn

 

rn

O tombo no lucro da Vale ocorreu em meio a uma queda de 28,9 por cento no preço do minério de ferro na comparação com o segundo trimestre do ano passado, para 103,29 dólares por tonelada.

rn

 

rn

Vale elevou vendas no mercado à vista de 15 por cento no primeiro trimestre para 21 por cento no segundo trimestre.

rn

 

rn

Ferreira reiterou que a Vale conseguiu recuperar perdas na produção registradas no primeiro trimestre e fechou o semestre com produção de 150 milhões de toneladas de minério de ferro, o que permitirá à empresa atingir a meta de 2012, de 310 milhões de toneladas.

rn

 

rn

A empresa trabalha ainda para conseguir licença para expansão de Carajás em 2012, disse o presidente.

rn

 

rn

PROJETOS

rn

 

rn

A mineradora interrompeu as operações em fornos da mina de níquel de Onça Puma, no Pará, que ficará fora de operação ainda por algum tempo, disseram executivos.

rn

 

rn

O presidente citou ainda dificuldades em outros projetos da Vale, como atividades de carvão na Austrália.

rn

 

rn

E disse ainda que o projeto de potássio Rio Colorado, na Argentina ainda depende de fatores que precisam ser superados, sinalizando que o empreendimento de 5,9 bilhões de dólares continua sendo avaliado, apesar dos investimentos já realizados.

rn

 

rn

“Não vamos descuidar de alguns fatores para dar continuidade a Rio Colorado”, disse o executivo.

rn

 

Fonte: Reuters

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Programa de melhorias eleva produtividade e reduz custos operacionais

15 de outubro de 2018

Engajamento dos colaboradores, aumento da produtividade e otimização de custos. Esses são os diferenciais que a Imerys, detentora da maior…

LEIA MAIS

IBRAM realiza pesquisa sobre o que o público gostaria de ver na próxima edição da EXPOSIBRAM

29 de outubro de 2018

O que você gostaria de sugerir para a próxima edição da  Expo & Congresso Brasileiro de Mineração (EXPOSIBRAM)? Considerada a principal vitrine…

LEIA MAIS

Votorantim Cimentos mobiliza população de Nobres (MT) a incentivar a leitura

5 de novembro de 2018

O programa Parceria Votorantim pela Educação (PVE) chega ao quarto ciclo de atividades em Nobres (MT). A iniciativa, inédita no…

LEIA MAIS