NOTÍCIAS

Produção de minério de ferro no semestre é recorde, nota Rio Tinto

17 de julho de 2012

rnA Rio Tinto atingiu um recorde de produção de minério de ferro e carvão coque durante o primeiro semestre deste ano. A mineradora anglo-australiana alertou, porém, para as condições econômicas

rn

A Rio Tinto atingiu um recorde de produção de minério de ferro e carvão coque durante o primeiro semestre deste ano. A mineradora anglo-australiana alertou, porém, para as condições econômicas e para a piora da confiança do mercado no segundo trimestre.

rn

Foram produzidas 48,6 milhões de toneladas de minério de ferro entre abril e junho, excluindo a produção atribuível aos sócios minoritários, praticamente em linha com o ano anterior. A produção no semestre, por sua vez, subiu 4% na base anual, para 94,3 milhões de toneladas.

rn

A produção de carvão de coque duro, usado na produção de aço, atingiu aproximadamente 2 milhões de toneladas no trimestre e cresceu 9% no semestre, para 3,7 milhões de toneladas, montante recorde. No período, a produção de carvão térmico foi fraca no segundo trimestre, em 4,8 milhões de toneladas, mas subiu 2% no semestre, para 8,9 milhões de toneladas.

rn

A Rio Tinto também produziu 133,5 mil toneladas de cobre no segundo trimestre, volume estável em relação ao do mesmo período anterior. A produção de alumínio, por sua vez, caiu 12% entre abril e junho, somando 841 mil toneladas.

rn

A companhia espera produzir 8,5 milhões de toneladas de carvão de coque duro e 19,5 milhões de toneladas de carvão térmico neste ano, abaixo da projeção de abril, de 9 milhões e 20 milhões de toneladas, respectivamente. A área de exploração de cobre deve atingir 580 mil toneladas em 2012, inferior às 600 mil de toneladas previstas anteriormente.

rn

A única meta mantida pela Rio Tinto foi a de produção de 250 milhões de toneladas métricas de minério de ferro neste ano nas minas da Austrália e Canadá. “Estamos acompanhando o ritmo da recuperação dos Estados Unidos, a contínua crise na zona do euro e o impacto dos esforços para estimular a economia chinesa nos mercados que servimos”, disse Tom Albanese, presidente da mineradora, em nota.

rn

Albanese comentou ainda que o programa de investimentos da empresa mostrou resistência à volatilidade do mercado. “Nossos projetos são robustos sob qualquer provável cenário econômico.”

rn

(Dow Jones)

rn

 

Fonte: Valor Econômico

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Votorantim Cimentos apoia projeto de resgate histórico-cultural em Corumbá (MS)

17 de dezembro de 2018

Projeto “Todo Lugar tem uma História para Contar”, do Museu da Pessoa, reuniu histórias de vida dos moradores que impulsionou…

LEIA MAIS

Mineração Usiminas adota nova tecnologia para dispor rejeitos

26 de junho de 2018

A Mineração Usiminas (Musa) protocolou na Superintendência Regional de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Supram) o pedido de licenciamento ambiental…

LEIA MAIS

Vale anuncia a venda dos seus ativos de nitrogenados e fosfatado em Cubatão à Yara

21 de novembro de 2017

A Vale informa que celebrou um acordo de compra de cotas com Yara International ASA, empresa listada na Bolsa de…

LEIA MAIS