rnA produção industrial chilena cresceu em um ritmo modesto em 2012, puxada por ganhos no setor de concessionárias, informou o Instituto Nacional de Estatísticas (INE) do país nesta quarta-feira. O Índice de
rn
A produção industrial chilena cresceu em um ritmo modesto em 2012, puxada por ganhos no setor de concessionárias, informou o Instituto Nacional de Estatísticas (INE) do país nesta quarta-feira. O Índice de Produção Industrial caiu 2,1% em dezembro na comparação com o mesmo mês do ano anterior, porém teve alta de 2,9% ao longo de 2012.
rn
O setor de mineração registrou queda de 2,6% na comparação anual em dezembro, mas avançou 2,7% em todo o ano passado, em grande parte pelo aumento na produção de cobre, principal item das exportações chilenas.
rn
A produção de bens manufaturados, por sua vez, recuou 2,5% em dezembro na comparação anual, mas avançaram 2,4% em 2012. Os setores de eletricidade, gás e água registraram alta de 2,1% em dezembro na comparação anual e uma alta de 5,7% em todo o ano passado.
rn
O INE informou também que as vendas no varejo tiveram alta de 8,8% em 2012 u2013 em dezembro, avançaram 11% ante o mesmo mês do ano anterior. A demanda doméstica tem sido o principal impulso para o crescimento econômico robusto nos últimos anos do país, registrando avanços a taxas de dois dígitos em 2010 e 2011.
rn
As vendas em supermercados subiram 9,8% em dezembro ante dezembro de 2011, na maior alta para o mês em 12 anos, e 7,4% ao longo de 2012, a maior taxa de crescimento anual em oito anos, segundo o INE.
rn
rn
rn
Fonte: Valor
O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) recebeu, nesta terça-feira (3), em Belo Horizonte (MG), representantes do Consulado Britânico em Minas…
LEIA MAISClaudia Pellegrinelli, engenheira de segurança do trabalho, está à frente do Programa de Segurança e Saúde Ocupacional na Mineração (MINERAÇÃO) desde…
LEIA MAISAo longo dessas últimas quatro décadas e meia, o Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) expandiu suas ações focando-as em mais responsabilidade com…
LEIA MAIS