NOTÍCIAS

Projeto da Vale em Moçambique prevê casas para a população local

21 de julho de 2015

Pouco mais de 80 casas serão construídas no âmbito do Plano de Desocupação para Segurança Operacional (PDSO) do Projeto Corredor Nacala, no distrito de Rapale, em Nampula, Moçambique. Durante a cerim&oc

Pouco mais de 80 casas serão construídas no âmbito do Plano de Desocupação para Segurança Operacional (PDSO) do Projeto Corredor Nacala, no distrito de Rapale, em Nampula, Moçambique. Durante a cerimônia de lançamento da primeira pedra para a edificação das habitações, o Administrador do distrito de Rapale, Armindo Gouve, reconheceu que os novos bairros residenciais são uma oportunidade de desenvolvimento socioeconómico do distrito, em particular, e da província, em geral.

rn

O Administrador explicou o contexto da realocação dessas famílias e enfatizou as vantagens socioeconómicas que ela pode criar para as comunidades. “Pretendemos construir neste bairro algumas infraestruturas básicas, como mercado, centro de saúde, posto policial, e outras, que irão melhorar sobre maneira a vida dos habitantes” – disse.

rn

“ É satisfatório ver que muitos integrantes das equipes de construção são oriundos da comunidade ou beneficiários diretos das casas, o que reforça a ideia de desenvolvimento local e também do nosso processo inclusivo e participativo”, afirma o Líder do Desenvolvimento Social do Projeto, Jean Santo.

rn

O Projeto Corredor Nacala é um investimento da Vale para sustentar a expansão da capacidade da mina de Moatize. Nele, estão previstas a recuperação de 682 km da linha férrea existente entre Moçambique e Malauí, a construção de um terminal marítimo e de 230 km de novas ferrovias, compostas por um trecho de 201 km que conecta Moatize e Nkaya Junction, no Malauí, e outro de 29,3 km que conecta Namarral à Nacala-à-Velha, totalizando 912 km. A restauração dos trechos existentes da ferrovia aumentará a capacidade de escoamento para até 18 Mtpa de carvão.

rn

 

rn

 

 

Fonte: Vale

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Serra Verde é a primeira mineradora brasileira a obter o selo Safeguard Covid-19

27 de outubro de 2020

A Serra Verde Pesquisa e Mineração (SVPM), empresa que desenvolve um projeto de concentrado de terras raras em Minaçu, Goiás,…

LEIA MAIS

Aura Minerals lança banco de talentos para mulheres

3 de dezembro de 2021

A Aura Minerals, primeira produtora de ouro a listar suas ações na B3, está com inscrições abertas para mulheres interessadas…

LEIA MAIS

Raul Jungmann apresenta à Margareth Menezes panorama dos investimentos do setor mineral em projetos culturais

23 de dezembro de 2023

O diretor-presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Raul Jungmann, esteve no Ministério da Cultura, na tarde desta 5ª feira…

LEIA MAIS