NOTÍCIAS

Projeto de terras-raras vai produzir 5 mil toneladas por ano em Goiás

13 de novembro de 2017

A Mineração Serra Verde (MSV) trabalha para produzir anualmente 5 mil toneladas de concentrado de terras-raras no projeto que possui em Minaçu (GO). De acordo com Guilherme Guimarães, CFO e COO da mineradora, existe a possibilidade de duplicar essa produção sem necessariamente dobrar o investimento, atualmente orçado em US$ 170 milhões.

O orçamento do projeto inclui as estimativas com gastos com a construção e implantação da mina e planta industrial para processamento de terras-raras em Goiás. O projeto tem previsão de entrar em operação em 2020, gerando 300 empregos diretos e 600 indiretos na região de Minaçu.

Recentemente, a empresa obteve “novidades positivas” em relação ao projeto, segundo Guimarães. “Um novo estudo de pré viabilidade (PFS) foi desenvolvido, onde foram simulados os 8 primeiros anos de produção, e que revelou custos compatíveis aos verificados na China para extração e concentração de terras raras, conforme processo produtivo desenvolvido pela Serra Verde”, afirma o executivo, em entrevista exclusiva ao Notícias de Mineração Brasil (NMB).

De acordo com o CFO da Mineração Serra Verde, os investimentos previstos em equipamentos também foram revisados e, com isso, o resultado econômico do projeto “foi excelente”.

Além do novo PFS, a empresa também obteve nos últimos meses a liberação da Licença Prévia. “Agora iniciaremos os trabalhos para sanar as condicionantes constantes na LP e atividades para obtenção da Licença de Instalação, marco necessário para início das obras de implantação do projeto”, declara Guimarães.

Com a ambição de produzir 5 mil toneladas de concentrado de terras-raras anualmente, o projeto da MSV possui um depósito considerado “enorme”, no qual apenas 15% da exploração foi concluída até o momento. Segundo Guimarães, no que foi estudado até o momento foram identificados mais de 1,4 bilhões de toneladas de minério contendo terras-raras, com teores médios de 0,15%.

Notícias de Mineração Brasil

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



IBRAM renova liderança e defende protagonismo do setor

21 de janeiro de 2019

Com grande experiência nos setores público e privado, Jerson Kelman assume a presidência do IBRAM; presidente do Conselho, Luiz Eduardo…

LEIA MAIS

Gerdau apoia workshop do projeto Gustavo Penna 73/23

19 de novembro de 2018

Hoje e amanhã (19 e 20 de novembro), a Escola de Arquitetura e Urbanismo da PUC Minas – Poços de…

LEIA MAIS

Vale cria Diretoria de Investimento Social

10 de dezembro de 2018

Hugo Barreto, ex-secretário-geral da Fundação Roberto Marinho, será o responsável pelos projetos sócio-culturais da empresa e pela Fundação Vale A…

LEIA MAIS