NOTÍCIAS

Projeto de terras-raras vai produzir 5 mil toneladas por ano em Goiás

13 de novembro de 2017

A Mineração Serra Verde (MSV) trabalha para produzir anualmente 5 mil toneladas de concentrado de terras-raras no projeto que possui em Minaçu (GO). De acordo com Guilherme Guimarães, CFO e COO da mineradora, existe a possibilidade de duplicar essa produção sem necessariamente dobrar o investimento, atualmente orçado em US$ 170 milhões.

O orçamento do projeto inclui as estimativas com gastos com a construção e implantação da mina e planta industrial para processamento de terras-raras em Goiás. O projeto tem previsão de entrar em operação em 2020, gerando 300 empregos diretos e 600 indiretos na região de Minaçu.

Recentemente, a empresa obteve “novidades positivas” em relação ao projeto, segundo Guimarães. “Um novo estudo de pré viabilidade (PFS) foi desenvolvido, onde foram simulados os 8 primeiros anos de produção, e que revelou custos compatíveis aos verificados na China para extração e concentração de terras raras, conforme processo produtivo desenvolvido pela Serra Verde”, afirma o executivo, em entrevista exclusiva ao Notícias de Mineração Brasil (NMB).

De acordo com o CFO da Mineração Serra Verde, os investimentos previstos em equipamentos também foram revisados e, com isso, o resultado econômico do projeto “foi excelente”.

Além do novo PFS, a empresa também obteve nos últimos meses a liberação da Licença Prévia. “Agora iniciaremos os trabalhos para sanar as condicionantes constantes na LP e atividades para obtenção da Licença de Instalação, marco necessário para início das obras de implantação do projeto”, declara Guimarães.

Com a ambição de produzir 5 mil toneladas de concentrado de terras-raras anualmente, o projeto da MSV possui um depósito considerado “enorme”, no qual apenas 15% da exploração foi concluída até o momento. Segundo Guimarães, no que foi estudado até o momento foram identificados mais de 1,4 bilhões de toneladas de minério contendo terras-raras, com teores médios de 0,15%.

Notícias de Mineração Brasil

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Guia de boas práticas aborda etapas de ciclo de vida de barragens e outras estruturas de disposição de rejeitos

8 de agosto de 2019

A minuta do ‘Guia de Boas Práticas de Gestão de Barragens e Estruturas de Disposição de Rejeitos’, que está em fase…

LEIA MAIS

CBPM e IBRAM firmam parceria para organização de eventos com empresários da mineração baiana

28 de janeiro de 2020

O CBPM Convida, evento mensal promovido pela Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), recebeu um reforço de peso para as próximas…

LEIA MAIS

Alubar prioriza fornecedores do Pará

10 de abril de 2018

Em 2017, a maior parte dos investimentos da Alubar com compras e serviços foi aplicada no Pará. A fábrica, líder…

LEIA MAIS