NOTÍCIAS

Projeto Minas-Rio custará R$ 32 bilhões

8 de março de 2013

rnO detalhamento de um dos maiores projetos de mineração que estão sendo executados no Brasil, o Minas-Rio, foi o tema da palestra do presidente da Anglo American no Brasil, Paulo Castellari, na edição de mar&ccedil

rn

O detalhamento de um dos maiores projetos de mineração que estão sendo executados no Brasil, o Minas-Rio, foi o tema da palestra do presidente da Anglo American no Brasil, Paulo Castellari, na edição de março do Conexão Empresarial. 
 
O Minas-Rio, desenvolvido pela empresa desde 2010, consumirá R$ 32 bilhões em investimentos, passará por 32 municípios mineiros e fluminenses e gerará 21,5 mil empregos diretos e indiretos. 
 
“As operações do Minas-Rio estão previstas para serem iniciadas no fim de 2014”, anunciou Castellari para uma plateia de empresários e executivos presentes ao Conexão Empresarial, evento promovido pela VB Comunicação e Editora, no Espaço V, em Nova Lima (BH), com patrocínio da Anglo American e de outras empresas.
 
Mineroduto
O projeto Minas-Rio ligará os dois estados por meio de um mineroduto com 525 km de extensão, para transportar o minério de ferro extraído em Conceição do Mato Dentro, na região Central de Minas, para São João da Barra, no litoral fluminense. 
 
Inicialmente, serão produzidas 26 milhões de toneladas de minério de ferro, mas a capacidade total do projeto é de, em uma segunda etapa, chegar a 60 milhões e, em uma terceira, a 90 milhões de toneladas. 
 
“Mas a segunda e terceira etapas ainda serão objetos de estudo de pré-viabilidade”, disse o presidente da Anglo American. Castellari informou que dois terços do mineroduto já estão instalados e enterrados e metade do trabalho no porto também já está concluída. A previsão da empresa é de que a operação do projeto Minas-Rio dure aproximadamente 50 anos. 
 
Mas, o grande desafio da Anglo American para este ano, segundo Paulo Castellari, é a escassez de mão de obra qualificada no mercado nacional, para atuar nas mais de 150 frentes de trabalho. 
 
O treinamento de profissionais é a principal ferramenta utilizada pela companhia, já que até o fim do ano, serão efetuadas mais de 700 contratações.

rn

 

rn

 

rn

 

Fonte: Clica Brasília

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Serra Verde é a primeira mineradora brasileira a obter o selo Safeguard Covid-19

27 de outubro de 2020

A Serra Verde Pesquisa e Mineração (SVPM), empresa que desenvolve um projeto de concentrado de terras raras em Minaçu, Goiás,…

LEIA MAIS

IBRAM participa da reunião do Associations Working Group Meeting

16 de outubro de 2023

O diretor de Relações Institucionais do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Rinaldo Mancin, representou o Instituto, nesta quinta-feira, 12, em…

LEIA MAIS

IBRAM apresenta oportunidades comerciais dos eventos de 2021 para as representações diplomáticas no Brasil

3 de maio de 2021

Reunião do IBRAM com representações diplomáticas no Brasil para apresentar oportunidades comerciais dos eventos 2021 – crédito: divulgação Na última…

LEIA MAIS