NOTÍCIAS

Projetos da CMOC Brasil são premiados no 21º Prêmio de Excelência da Indústria Minero-Metalúrgica

2 de abril de 2019

Promovida pela revista Minérios & Minerales, iniciativa reconhece cases de aplicação para melhoria em processos nas mineradoras

Pelo terceiro ano consecutivo, trabalhos desenvolvidos por empregados da CMOC Brasil serão premiados pela revista Minérios & Minerales no Prêmio de Excelência da Indústria Minero-Metalúrgica. Desta vez, o reconhecimento vai para os projetos simulador de produção e alimentação das pilhas de minério e para a otimização da flotação de rocha fosfática por remoagem da carga circulante. A solenidade está marcada para 21 de maio, às 18h, no auditório do Hotel Ouro Minas, em Belo Horizonte (MG).

Liderado pelo geólogo Leonardo Rangel, o simulador utiliza dados geometalúrgicos de formação das pilhas de minério para a criação de um algoritmo capaz de simular com precisão o rendimento das usinas em termos de produção e alimentação diária. Utilizando o algoritmo, foram realizados testes em 20 pilhas de nióbio e fosfato, com estimativas que atingiram de 93% a 95% de confiabilidade com os resultados alcançados nas usinas de beneficiamento dos minérios, comprovando a eficácia da iniciativa.

Já a iniciativa liderada por Michelle Teixeira, coordenadora de processos de fosfatos da CMOC, busca aumentar a recuperação de concentrado fosfático a partir da remoagem da carga circulante do circuito de flotação de rocha fosfática na Copebras. O processo indicou possibilidade de aumento da produção de concentrado em cerca de 30% e aumento do teor de nióbio no rejeito destinado ao processo de beneficiamento da Niobras.

“É muito gratificante ver o fruto de anos de esforço sendo concretizado em um projeto de pesquisa fundamental para o nosso trabalho e reconhecido pelo mercado de mineração”, afirma Rangel. “Essa conquista nos dá mais vontade de continuar inovando e nos impulsiona a buscar a melhoria contínua de nossos processos”, completa Michelle.

Sobre a CMOC

A CMOC Brasil é uma subsidiária da CMOC, companhia global com um diversificado portfólio de ativos, incluindo operações na China, Austrália e República Democrática do Congo. Atua no País com mineração e beneficiamento de nióbio e fosfatos, nas cidades de Catalão e Ouvidor (GO) e Cubatão (SP), por meio de suas empresas Niobras e Copebras. No Brasil, gera mais de 3 mil empregos diretos, em suas três plantas industriais e duas minas. Acesse www.cmocbrasil.com e conheça mais sobre a CMOC Brasil e suas operações.

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



CPRM ministra curso de capacitação em risco geológico e leitura de cartas de suscetibilidade para a Defesa Civil de Santa Catarina

17 de dezembro de 2018

Com o objetivo de explicar a percepção da suscetibilidade e risco, além de apresentar os produtos do Serviço Geológico do Brasil…

LEIA MAIS

Belo Horizonte receberá seminário sobre Barragens de Rejeitos

22 de outubro de 2018

As barragens de rejeito estarão em foco na segunda edição do Seminário UK-Brazil Mining Forum. O evento será realizado em Belo…

LEIA MAIS

Guia de boas práticas aborda etapas de ciclo de vida de barragens e outras estruturas de disposição de rejeitos

8 de agosto de 2019

A minuta do ‘Guia de Boas Práticas de Gestão de Barragens e Estruturas de Disposição de Rejeitos’, que está em fase…

LEIA MAIS