NOTÍCIAS

Prumo vai movimentar bauxita em terminal no Rio de Janeiro

27 de julho de 2015

A Prumo Logística informou, na semana passada, que assinou um contrato com a Votorantim Metais para a movimentação de bauxita e de coque no Terminal Multicargas (TMULT) do Porto do Açu.rnO contrato com prazo de 3 anos, tem

A Prumo Logística informou, na semana passada, que assinou um contrato com a Votorantim Metais para a movimentação de bauxita e de coque no Terminal Multicargas (TMULT) do Porto do Açu.

rn

O contrato com prazo de 3 anos, tem a primeira operação prevista para agosto deste ano e marca o início da operação do TMULT, primeiro terminal próprio da Prumo no Porto do Açu.

rn

Segundo o fato relevante, o acordo prevê a movimentação de 300 mil toneladas por ano de bauxita e de coque. A bauxita a ser exportada vem das minas da Votorantim Metais em Minas Gerais e o coque importado para abastecimento das unidades industriais. A bauxita é produzida em Poços de Caldas, Itamarati de Minas e Miraí, em Minas Gerais.

rn

“A assinatura deste contrato marca a entrada em operação deste terminal, realçando a competitividade das empresas que estão instaladas no Complexo Industrial”, diz o comunicado assinado por Eugenio Figueiredo, diretor Financeiro e de Relações com Investidores da Prumo.

rn

A Prumo surgiu do braço portuário do grupo EBX, de Eike Batista, onde tinha o nome LLX, empresa que iniciou a construção do complexo portuário de Açu, no Rio de Janeiro, em 2007.

rn

Segundo estudos do Banco Mundial, apesar de o alumínio estar com preços em queda desde 2009, quando atingiu a máxima de US$ 3.000 a tonelada, a bauxita apresentou uma tendência positiva e teria ultrapassado, em 2013, o chamado preço de incentivo ao investimento.

rn

Além disso, a bauxita tem aplicação na indústria de petróleo e gás, sendo usada nas misturas que servem para estilar os poços. No caso de gás produzido a partir da fratura hidráulica (fracking), o mercado para o propante de bauxita está em ascensão. O Brasil é o terceiro maior produtor mundial de bauxita, atrás da China e da Austrália, e detém a terceira maior reserva, segundo dados de 2014 do serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS).

rn

Clique aqui e acesse a matéria na íntegra.

rn

 

rn

 

 

Fonte: Notícias de Mineração Brasil

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Inscrições abertas para o Simpósio do Ouro e Metais Nobres em Minas Gerais

8 de outubro de 2018

studos do Conselho Mundial do Ouro (World Gold Council – WGC) apontam que a expansão da classe média na China…

LEIA MAIS

IBRAM discute desafios e oportunidades da mineração sustentável no Pará

18 de março de 2025

Crédito: Divulgação “Mineração no Pará: Tendências para a Sustentabilidade” foi o tema do workshop realizado no dia 14 de março,…

LEIA MAIS

Soluções inovadoras para mineração são apresentadas no Mining Hub

10 de dezembro de 2020

4º ciclo do M-Start – crédito: dviulgação 13 startups apresentaram suas provas de conceito (POCs) no ‘DemoDay’, realizado na tarde…

LEIA MAIS