NOTÍCIAS

Quantum vai criar tanque para caminhão de mineração movido a gás comprimido

10 de julho de 2015

A norte-americana Quantum Fuel Systems Technologies Worldwide, especializada em sistemas de armazenamento de gás natural, anunciou na terça-feira (7) que recebeu um contrato para desenvolver um tanque de gás natural comprimido (G

rn

A norte-americana Quantum Fuel Systems Technologies Worldwide, especializada em sistemas de armazenamento de gás natural, anunciou na terça-feira (7) que recebeu um contrato para desenvolver um tanque de gás natural comprimido (GCN) com 5.000 psi configurado especificamente para um sistema de armazenamento integrado para caminhões pesados de mineração na Austrália.

O tanque será desenvolvido por uma empresa internacional especializada em mineração e outras aplicações fabris que promovem o uso de gás natural comprimido. As aplicações de mineração exigem disponibilidade de gás natural usando métodos de entrega por meio de gasodutos virtuais.

rn

O uso de tanques de GNC para aplicações em mineração reforça a recém-anunciada entrada da Quantum na indústria gasoduto virtual. Gasodutos virtuais são conexões diretas dos consumidores finais de gás que recebem o combustível a partir de empresas terceirizadas que constroem estações de GNC perto de poços ou linhas de gasodutos, por meio de caminhões-tanques.

rn

O protótipo do tanque Q-Lite 5.000 psi da Quantum, alojados em sistema de armazenamento de GNC integrada do cliente, é mostrado na fotografia abaixo abastecendo um caminhão 789C CAT. O tanque em desenvolvimento será otimizado para maximizar a carga de GNC neste pedido de mineração.

rn

O tanque com tecnologia Q-Lite está disponível para uma variedade de aplicações de GNV e tem o menor o peso e a maior capacidade de qualquer tanque de alta pressão gasosa na indústria, segundo nota da Quantum. A resistência e durabilidade do tanque Q-Lite é evidenciada na mesma foto em que 789C CAT, de 140 toneladas, passa diretamente sobre um tanque Quantum sem danificá-lo.

rn

O tanque foi desenvolvido usando as mesmas características de design e produção de tanques de armazenamento de grande sucesso que são utilizados em milhares de caminhões rodoviários Classe 6-8 nos Estados Unidos.

rn

“A indústria de mineração é uma das principais empresas usuárias de energia e está cada vez mais focada em eficiência energética, menor emissão e na busca por formas eficazes de geração de energia”, disse Brian Olson, presidente e CEO da Quantum.

rn

“Embora muitos pensassem que a mineração seria dominada pelo GNL [gás natural liquefeito], a Quantum e os seus parceiros comerciais estão provando que o GNC oferece uma solução de custo muito menor em comparação ao diesel e ao GNL”, afirma Olson em comunicado divulgado pela empresa.

rn

A Quantum produz tanques de armazenamento de gás natural comprimido e sistemas de armazenamento de gás natural totalmente integrados para caminhões e OEMs automotivos. A Quantum tem sede em Lake Forest, na Califórnia, e mantém operações nos Estados Unidos, Canadá e Índia.

rn

Clique aqui e acesse a notícia. 

rn

 

rn

 

Fonte: Notícias de Mineração Brasil

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Anglo American abrirá 100 vagas para contratação de jovens profissionais e estagiários

10 de dezembro de 2018

Com um processo seletivo, eficiente, desafiador e dinâmico, a Anglo American sai na frente se destaca no setor da mineração…

LEIA MAIS

Mineração Usiminas adota nova tecnologia para dispor rejeitos

26 de junho de 2018

A Mineração Usiminas (Musa) protocolou na Superintendência Regional de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Supram) o pedido de licenciamento ambiental…

LEIA MAIS

Cazaquistão recebe este ano o World Mining Congress

16 de abril de 2018

Com uma gama diversificada de commodities minerais, o Cazaquistão é o maior produtor mundial de urânio, o segundo maior de cromita e…

LEIA MAIS