NOTÍCIAS

Redes e Imerys capacitam fornecedores em projetos sociais

8 de outubro de 2018

Com o objetivo de fomentar a capacitação de fornecedores locais, as indústrias paraenses têm buscado, cada vez mais, a parceria da Redes – Inovação e Sustentabilidade do Sistema Fiepa (Federação das Indústrias do Estado do Pará).  E são inúmeros os resultados dessa formação: fornecedores mais qualificados e com potencial para atender novas empresas. Pensando em ampliar esses investimentos, a Redes/Fiepa trouxe um projeto piloto para o Estado:  o Programa de Desenvolvimento dos Fornecedores. A Imerys, mineradora de caulim no Pará, é uma das participantes e acaba de qualificar oito empresas que trabalham diretamente em projetos sociais nas unidades de Barcarena e Ipixuna do Pará.

Na mineradora, a maior parte dos fornecedores envolvidos em ações de responsabilidade social é formada por microempresários. “Observamos que esses fornecedores precisam aprimorar ou implementar ferramentas de gestão. Por conta disso, neste primeiro momento de capacitação focamos na parte administrativa, gestão administrativa, gestão financeira, questões trabalhistas e tributárias de forma a apresentar para eles ferramentas e modelos a serem trabalhados internamente. Estamos levando esse aparato para que melhorem os indicadores e consigam outras propostas”, explicou Rafaela Leoncy, coordenadora de Projeto e Pesquisa da Redes/Fiepa.

Para a gestora da Redes/Fiepa, todos ganham nesse processo, desde a empresa com um trabalho mais qualificado dos seus fornecedores até os microempresários que passam a ter uma gestão mais adequada e se tornam aptos para novas oportunidades. “Prova disso, é que algumas das empresas que atendem a Imerys nos projetos sociais já efetuaram o seu cadastro na plataforma de fornecedores da Redes/Fiepa e já conseguiram fechar negócios com outras indústrias. Isso é muito importante, pois mostra que conseguimos abraçar toda sustentabilidade dessas empresas, dando não só o direcionamento de gestão e melhorias contínuas, mas também levando para o mercado essas alternativas de fornecedores locais. A parceria de mantenedores, a exemplo da Imerys, também é vital nesse processo”, ressaltou Rafaela.

Há mais de 10 anos no mercado, a Amme Consultoria é fornecedora da Imerys há três anos. Eliel Donza, proprietário da empresa, disse que a capacitação tem sido fundamental para o crescimento dos fornecedores locais. “O resultado dessa capacitação é um momento único porque muita coisa se transformou dentro da Amme através do fomento dessa formação. Isso tem sido tão importante que em 2019 vamos implantar a ISO 9001. As empresas de pequena e médio porte têm muita necessidade de orientação e qualificação, saber que a Imerys investe nisso é enriquecedor e gratificante”, declarou.

Luciana Pinheiro, analista de Relações com a Comunidade da Imerys, destacou que o programa contribui para qualificar os fornecedores para o atendimento das demandas da empresa. “Por ser uma empresa global, a Imerys precisa de fornecedores qualificados e em conformidade, inclusive, com as normas trabalhistas. Essa capacitação reflete também no crescimento dos fornecedores. Em Ipixuna do Pará, que é uma área remota, ter fornecedores com produtos e serviços de qualidade é bem importante”, disse. “A promoção do fornecedor local faz parte da política da empresa. Acreditamos que essa capacitação trará grandes resultados e que eles vão estar muito mais alinhados e preparados não só para empresa, mas para o mercado como um todo”, completou Flávia Souza, analista de Relacionamento com a Comunidade da Imerys.

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



IBRAM realiza pesquisa sobre o que o público gostaria de ver na próxima edição da EXPOSIBRAM

8 de outubro de 2018

O que você gostaria de sugerir para a próxima edição da  Expo & Congresso Brasileiro de Mineração (EXPOSIBRAM)? Considerada a principal vitrine…

LEIA MAIS

Serabi aumenta reservas de ouro em 31%

12 de dezembro de 2017

A Serabi Gold disse ontem (11) que a nova estimativa de reservas minerais provadas e prováveis para as minas de…

LEIA MAIS

Participe do I Seminário de Mineração e Meio Ambiente da Bahia

19 de setembro de 2018

Estão abertas as inscrições para o “I Seminário de Mineração e Meio Ambiente da Bahia”. O evento será realizado entre…

LEIA MAIS