NOTÍCIAS

Retomada das Operações da Samarco

22 de junho de 2017

A transparência junto às autoridades e à sociedade em geral tem sido uma das marcas da Samarco nesse episódio

O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) é favorável à retomada da produção mineral por parte da companhia Samarco. A empresa sempre foi considerada uma das referências em sustentabilidade e o recente acidente em suas instalações não a fez abandonar este compromisso.

Pelo contrário: a cultura empresarial foi decisiva para que a Samarco adotasse comportamento exemplar desde o primeiro momento, dando atenção a todos os atingidos pelo acidente, procedendo a imediata recuperação das áreas da empresa prejudicadas pelo evento, bem como o meio ambiente.

A transparência junto às autoridades e à sociedade em geral tem sido uma das marcas da Samarco nesse episódio. Cada atitude tomada pela empresa é informada e sua evolução é disseminada a todos os públicos envolvidos.

A paralisação forçada da empresa efetivamente gerou uma grave lacuna na geração de empregos e renda, refletindo direta e indiretamente na arrecadação de tributos, prejudicando as economias tanto em Minas Gerais quanto no Espírito Santo. O Brasil também deixou de contar com toneladas de minérios de alta qualidade que poderiam estar sendo exportadas e, com isso, gerando divisas.

No final de maio, comitiva do IBRAM visitou as instalações industriais da Samarco em Mariana e constatou ‘in loco’ que as obras de contenção se encaminham para uma conclusão, abrindo a possibilidade de a companhia voltar a operar normalmente com segurança. Especialistas em barragens de rejeitos emitiram pareceres técnicos aprovando as obras até aqui realizadas.

O acidente deixou cicratrizes e levou algumas pessoas a óbito, infelizmente. Mas deixou lições importantes para que a Samarco e todas as mineradoras invistam ainda mais no monitoramento de suas barragens, na segurança de suas operações e no relacionamento com as comunidades.

A produção de minérios é uma atividade secular e muito importante para a vida humana e o desenvolvimento de nosso país. Ao longo dos anos, das décadas, dos séculos, muito se avançou no setor mineral brasileiro e o caso Samarco mostra que precisamos continuar imbuídos nesse esforço de buscar o aperfeiçoamento constante de nossos processos produtivos.

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



IBRAM realiza pesquisa sobre o que o público gostaria de ver na próxima edição da EXPOSIBRAM

8 de outubro de 2018

O que você gostaria de sugerir para a próxima edição da  Expo & Congresso Brasileiro de Mineração (EXPOSIBRAM)? Considerada a principal vitrine…

LEIA MAIS

Serabi aumenta reservas de ouro em 31%

12 de dezembro de 2017

A Serabi Gold disse ontem (11) que a nova estimativa de reservas minerais provadas e prováveis para as minas de…

LEIA MAIS

Cazaquistão recebe este ano o World Mining Congress

16 de abril de 2018

Com uma gama diversificada de commodities minerais, o Cazaquistão é o maior produtor mundial de urânio, o segundo maior de cromita e…

LEIA MAIS