NOTÍCIAS

Rubberbras fornece 1.300 itens para Vale

11 de agosto de 2016

Os estudos mostraram que as placas usadas em um classificador de minério em instalações da Vale apresentaram vida útil 340% maior do que placas metálicas, de 4.200 para 18.500 horas

A Rubberbras, fabricante de placas de revestimento feitas a partir de pneus radiais reciclados, disse que fornece mais de 1.300 itens diferentes para a mineradora Vale. Jorge Horta, representante da empresa, atribui esse número à capacidade de customização oferecida pela fabricante.
 
Horta, que trabalhou na Vale até 2013, diz que as placas de revestimento da Rubberbras concorrem com placas de borracha sintética; metálicas, como a de aço e ligas; e com as de cerâmica. “Somente as de cerâmica têm vida útil parecida com as de pneus radiais, mas custam seis vezes mais”, explica o engenheiro, durante o evento Painel Mineração 2016, que aconteceu nesta manhã em Belo Horizonte (MG).
 
Segundo ele, a melhoria de performance das placas feitas a partir de pneus radiais usados foi comprovada em testes realizados de 2009 a 2011. Os estudos mostraram que as placas usadas em um classificador de minério em instalações da Vale em Carajás, no Pará, apresentaram vida útil 340% maior do que placas metálicas, de 4.200 para 18.500 horas.
 
A disponibilidade física e a produção também aumentaram 14% e 11%, respectivamente. Os mesmos testes foram conduzidos em outros tipos de equipamentos como undersize de peneiramento secundário.
 
Entre os principais itens produzidos pela Rubberbras há placas de revestimento, guias laterais de correia transportadora, plugues de detonação, batentes, calços para caminhões, borracha triturada em chips e também placas de moinho de barras e bolas, criadas com exclusividade para substituir placas metálicas em equipamentos da Vale.
 
Além das placas, a fabricante também realiza serviços como montagem, inspeções de campo e fornece logística reversa aos clientes. A Rubberbras oferece a coleta de placas usadas em pontos específicos, mas o frete é pago pelo cliente. A empresa está instalada em Itabira (MG) e tem uma filial em Parauapebas (PA).
 
O Painel Mineração tem o objetivo de apresentar as mais recentes e importantes soluções em materiais de alta performance para a indústria de mineração, e visando a fabricação de equipamentos com alta resistência ao desgaste por abrasão e corrosão. Além da Rubberbras, participaram do evento a empresa alemã Haver & Boecker, a UBE, a ITW Devcon e a Chemtura.
 
Notícias de Mineração Brasil
Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Webinar debaterá diretrizes estratégicas para territórios sustentáveis de mineração

22 de julho de 2022

A regulamentação e as diretrizes estratégicas que podem ser implementadas para melhorar os quadros de governança territorial e a cadeira…

LEIA MAIS

CBMINA: submissão de trabalhos pode ser feita até 13 de abril

5 de abril de 2018

Para reforçar a importância de mão de obra qualificada e garantir o crescimento responsável da atividade minerária no País, o…

LEIA MAIS

ANM realiza workshop de Segurança de Barragens de Mineração

20 de abril de 2022

A Agência Nacional de Mineração (ANM) realiza nesta quarta-feira, 20/4, às 15h, o ‘Workshop de Segurança de Barragens de Mineração:…

LEIA MAIS