NOTÍCIAS

Seminário destaca importância da sustentabilidade e da segurança do trabalhador para o setor de rochas ornamentais no ES

24 de julho de 2012

rnEmpresários, represenantes do poder público e estudantes universitários estiveram presentes, na última quinta-feira (19), no VIII Seminário do Setor de Rochas Ornamentais do Espírito Santo, promov

rn

Empresários, represenantes do poder público e estudantes universitários estiveram presentes, na última quinta-feira (19), no VIII Seminário do Setor de Rochas Ornamentais do Espírito Santo, promovido pelo Sindirochas (Sindicato das Indústrias de Rochas Ornamentais, Cal e Calcários do Estado do Espírito Santo). O evento, realizado no Hotel Golden Tulip, em Vitória, atualizou os participantes a respeito de temas importantes para o segmento, com palestras sobre sustentabilidade, segurança e saúde do trabalhador.

rn

O presidente do Sindirochas, Emic Malacarne, destacou a importância do seminário ao reunir personagens fundamentais para o aprimoramento e para o sucesso do setor de rochas ornamentais capixaba. “Escolhemos com cuidado os palestrantes, de forma a trazer grandes nomes que possam nos guiare nos ajudar, com conhecimento e dicas importantes, a reduzir os impactos do processo produtivo do nosso segmento”, disse.

rn

O Sindirochas levou ao Espírito Santo o diretor de Assuntos Ambientais do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), Rinaldo Mancin, que falou sobre meio ambiente e mineração no setor de rochas ornamentais. Já o engenheiro de  Segurança no Trabalho e doutor em  Ciência da Saúde Paulo Rogério Albuquerque comandou uma palestra sobre os novos referenciais que devem ser seguidos pelas empresas para preservar a saúde do trabalhador. E, para provar aos participantes que boas chances de negócios podem nascer mesmoem momentos inesperados, o especialista em carreira e negócios, Mário Persona, mostrou que é possível transformar crises em oportunidades.

rn

Para o vice-governador do Espírito Santo, Givaldo Vieira, os temas abordados no seminário contribuem para fortalecer o setor, uma vez que apresenta aos  principais envolvidos nas atividades de exploração e beneficiamento de rochas ornamentais o que há de novidade para alcançar resultados cada vez melhores. “O Governo do Estado trata o segmento de forma diferenciada, afinal, as rochas ornamentais representam 7% do PIB (Produto Interno Bruto) do Espírito Santo e geram mais de 100 mil empregos, entre diretos e indiretos. Buscamos incentivos para o segmento e esperamos que a contrapartida seja o aprimoramento, com novos conhecimentos e técnicas. E esse seminário contribui para isso”, afirmou.

rn

A coordenadora de área de Licenciamento de Mineração do Iema (Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos), Flávia Karina Rangel de Godói, considerou que o Sindirochas, ao abordar o tema sustentabilidade, desempenhou o papel de conscientizar os empresários do setor de rochas ornamentais. “O evento foi de educação ambiental. E é muito bom saber que o sindicato se preocupa em levar essas informações a seus associados”, comentou.  

rn

 

Fonte: Sindirochas

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Participe do I Seminário de Extensionismo Técnico Mineral

15 de outubro de 2018

Estão abertas as inscrições para o I Seminário de Extensionismo Técnico Mineral. O evento, promovido pela Agência Nacional de Mineração (ANM),…

LEIA MAIS

Exportação de pelotas aumenta 14,2% de janeiro a setembro

23 de novembro de 2017

Foram exportadas 22,5 milhões de toneladas de pelotas nos nove meses deste ano A exportação de pelotas, feita pela Vale,…

LEIA MAIS

Vale anuncia a venda dos seus ativos de nitrogenados e fosfatado em Cubatão à Yara

21 de novembro de 2017

A Vale informa que celebrou um acordo de compra de cotas com Yara International ASA, empresa listada na Bolsa de…

LEIA MAIS