NOTÍCIAS

Simpósio Brasileiro do Diamante desperta interesse internacional

1 de outubro de 2018

O 7º Simpósio Brasileiro de Geologia do Diamante, acontecerá em Salvador, na Bahia, e está atraindo palestrantes e representantes de todo o mundo. O evento, que tem como foco a indústria produtora de diamantes, irá destacar o potencial dos diamantes no Brasil, sua geologia e novas descobertas com o desenvolvimento do setor e será realizado no Centro de Conferências do Hotel Deville, de 4 a 7 de novembro de 2018.

Paul Zimnisky, analista e um dos principais nomes da indústria de diamantes internacionalmente reconhecido, será o palestrante principal e apresentará seu ponto de vista sobre o estado atual da indústria de diamantes naturais e sua visão para o futuro. A Dra. Barbara Scott-Smith, especialista de renome mundial em kimberlitos, fornecerá aos participantes uma nova terminologia padronizada para o kimberlito, utilizada atualmente na maioria das minas de diamantes do mundo. Oportunamente, haverá apresentações sobre a mina de diamantes Braúna, da Lipari Mineração Ltda., a maior produtora de diamantes do Brasil e a primeira mina comercial da América do Sul, desenvolvida a partir do depósito de kimberlito.

Ken Johnson, Presidente da Lipari e Presidente do comitê organizador do simpósio, ressaltou que o objetivo do simpósio é destacar o imenso potencial diamantifero no Brasil. “Antes da descoberta de diamantes na África do Sul em 1867, o Brasil foi o maior produtor de diamantes do mundo por quase 150 anos. Toda a produção histórica foi derivada de depósitos aluviais, embora hoje existam mais de 1.340 kimberlitos descobertos. Nossa Mina Braúna é o primeiro depósito de kimberlito colocado em produção comercial, com uma produção anual de aproximadamente 230.000 quilates por ano. Após o sucesso da Lipari no desenvolvimento da Mina Braúna, os exploradores e produtores de diamantes estão começando a olhar para o Brasil como uma área prospectiva para a exploração de diamantes. Há uma indústria esperando para ser desenvolvida em nosso país, que só depende de investimento e conhecimento. Este será o foco do simpósio deste ano”, frisou Johnson.
Para mais informações, visite o site: http://www.simposiododiamantebahia.com.br/

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Programação da EXPOSIBRAM 2019 é construída de forma colaborativa

12 de novembro de 2018

Em pesquisa realizada pela internet, interessados em participar da próxima edição da Expo & Congresso Brasileiro de Mineração indicaram os…

LEIA MAIS

Instagram reúne informações para estudantes e profissionais ligados à geologia

19 de setembro de 2018

Com mais de 26 mil seguidores, o perfil @igeologico apresenta, de forma leve e didática, informações sobre o setor mineral…

LEIA MAIS

Brasil terá 1º hub de inovação para a indústria mineral

19 de novembro de 2018

Inédita no setor em nível global, iniciativa de mineradoras brasileiras em parceria com a WeWork pretende impactar positivamente a competitividade…

LEIA MAIS