NOTÍCIAS

Simpósio Brasileiro do Diamante desperta interesse internacional

1 de outubro de 2018

O 7º Simpósio Brasileiro de Geologia do Diamante, acontecerá em Salvador, na Bahia, e está atraindo palestrantes e representantes de todo o mundo. O evento, que tem como foco a indústria produtora de diamantes, irá destacar o potencial dos diamantes no Brasil, sua geologia e novas descobertas com o desenvolvimento do setor e será realizado no Centro de Conferências do Hotel Deville, de 4 a 7 de novembro de 2018.

Paul Zimnisky, analista e um dos principais nomes da indústria de diamantes internacionalmente reconhecido, será o palestrante principal e apresentará seu ponto de vista sobre o estado atual da indústria de diamantes naturais e sua visão para o futuro. A Dra. Barbara Scott-Smith, especialista de renome mundial em kimberlitos, fornecerá aos participantes uma nova terminologia padronizada para o kimberlito, utilizada atualmente na maioria das minas de diamantes do mundo. Oportunamente, haverá apresentações sobre a mina de diamantes Braúna, da Lipari Mineração Ltda., a maior produtora de diamantes do Brasil e a primeira mina comercial da América do Sul, desenvolvida a partir do depósito de kimberlito.

Ken Johnson, Presidente da Lipari e Presidente do comitê organizador do simpósio, ressaltou que o objetivo do simpósio é destacar o imenso potencial diamantifero no Brasil. “Antes da descoberta de diamantes na África do Sul em 1867, o Brasil foi o maior produtor de diamantes do mundo por quase 150 anos. Toda a produção histórica foi derivada de depósitos aluviais, embora hoje existam mais de 1.340 kimberlitos descobertos. Nossa Mina Braúna é o primeiro depósito de kimberlito colocado em produção comercial, com uma produção anual de aproximadamente 230.000 quilates por ano. Após o sucesso da Lipari no desenvolvimento da Mina Braúna, os exploradores e produtores de diamantes estão começando a olhar para o Brasil como uma área prospectiva para a exploração de diamantes. Há uma indústria esperando para ser desenvolvida em nosso país, que só depende de investimento e conhecimento. Este será o foco do simpósio deste ano”, frisou Johnson.
Para mais informações, visite o site: http://www.simposiododiamantebahia.com.br/

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



MINÉRIO DE FERRO: Preço tem leve alta no mercado futuro

1 de novembro de 2017

O contrato mais negociado no mercado futuro de minério de ferro, na China, com vencimento em janeiro de 2018, passou de 428 para 429,5 iuanes, ou US$ 65,09 a tonelada, de acordo com o câmbio.

LEIA MAIS

Desafio MinerALL traz propostas de negócios a partir do aproveitamento do rejeito da mineração

17 de dezembro de 2018

Uma solução de negócio que propõe a pavimentação de baixo custo foi a vencedora do Desafio MinerALL, iniciativa que tem…

LEIA MAIS

Votorantim Cimentos apoia projeto de resgate histórico-cultural em Corumbá (MS)

17 de dezembro de 2018

Projeto “Todo Lugar tem uma História para Contar”, do Museu da Pessoa, reuniu histórias de vida dos moradores que impulsionou…

LEIA MAIS