NOTÍCIAS

Simpósio discute segurança hídrica e desafios da gestão

17 de agosto de 2015

Promovido pela ABRH – Associação Brasileira de Recursos Hídricos, evento acontece em Brasília paralelo ao 12º SILUSBA – Simpósio de Hidráulica e Recursos Hídricos dos Países de L

Promovido pela ABRH – Associação Brasileira de Recursos Hídricos, evento acontece em Brasília paralelo ao 12º SILUSBA – Simpósio de Hidráulica e Recursos Hídricos dos Países de Língua Portuguesa. Inscrições têm preços diferenciados até 22 de setembro

rn

Estão abertas as inscrições para o XXI Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, o evento mais importante para profissionais, professores universitários, pesquisadores e gestores públicos ligados aos recursos hídricos do país. A ABRH está comprometida com a produção e disseminação do conhecimento no domínio das ciências relacionadas à Água e à tecnologia, desde sua fundação em 1977.

rn

Com o tema “Segurança Hídrica e Desenvolvimento Sustentável: Desafios do Conhecimento e da Gestão”, cerca de três mil pesquisadores e profissionais devem comparecer ao XXI Simpósio que acontece de 22 a 27 de novembro em Brasília. “Não adianta ter água e não conseguir acessar”, afirma Jussara Cabral, presidente da Associação. “Como melhorar a gestão? Como reverter as questões sobre a qualidade da água?”, questiona.

rn

Essas questões e outras nortearão grande parte das discussões. Para a ABRH, o país precisa garantir disponibilidade hídrica, ampliar serviços de saneamento, avançar na conservação da qualidade da oferta de água tanto nos aspectos ecológicos quanto no que diz respeito à tomada de decisões. “A lista de desafios é longa e é preciso inovar, ampliar conhecimentos, criar soluções compartilhadas. Ciência, tecnologia e programas de governo precisam convergir pela conservação dos recursos hídricos e pela sustentabilidade do país”, defende Jussara.

rn

O 12º SILUSBA – Simpósio de Hidráulica e Recursos Hídricos dos Países de Língua Portuguesa acontece em paralelo ao XXI Simpósio e tem como tema Gestão de Água e do Território: Perspectivando Sinergias. O evento vai discutir a gestão da água e do território, buscando um desenvolvimento mais harmonioso e sustentável. “O conceito de gestão integrada de recursos hídricos deve ter em conta a forma como o território é usado pelas mais diversas atividades humanas”, diz Maria da Conceição Cunha, presidente da Comissão Organizadora do SILUSBA. “Não podemos deixar de lembrar aqui que as sucessivas intervenções no espaço urbano têm levado à impermeabilização do solo, aumentando o escoamento superficial e consequentemente as afluências aos sistemas de drenagem, constituindo um novo fator potencial de cheias urbanas.”

rn

As inscrições para participar do XXI Simpósio já estão abertas. Até o dia 22 de setembro, os interessados podem pagar preços diferenciados:http://bit.ly/1h39Kq6.

rn

Programação e tema

rn

Entre os principais temas tratados no Simpósio estão o Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos, Aspectos legais, normativos e regulatórios no uso e na gestão da água; Gestão da Água e Gestão do Território; Grandes Usuários: Racionalização, Reuso e Reciclagem; Mudanças Globais, Impactos e Adaptação em Recursos Hídricos; Sistemas de Informações em Recursos Hídricos; Hidrologia e Hidrogeologia; Saneamento Ambiental; Hidráulica; Hidro-Energia; Qualidade da água e Ciclos Bio-Geoquímicos; Hidrossedimentologia; Ambientes Costeiros; Meio Ambiente e Hidro-Ecologia.

rn

O XXI SBRH também contribuirá com a preparação de Brasília e do país para sediar em 2018 o Fórum Mundial da Água e ainda com a implementação da agenda de desenvolvimento sustentável definida pelas Nações Unidas.

rn

A comissão organizadora recebeu 1.162 trabalhos que serão apresentados durante o Simpósio. Mesas redondas, Conferências, sessões orais e em painéis, talk shows, fóruns e cursos também fazem parte da programação que também conta com um Seminário em parceria com o Consulado da Austrália que vai tratar do tema Economia e Água. Um concurso de fotografia, além do concurso de melhor aplicativo sobre água também fazer parte das ações de interação com outros públicos. Em breve será divulgada a programação cultural nos dias de evento vão mobilizar não só os participantes do Simpósio, mas toda a população de Brasília.

rn

Na Expohidro, exposição de recursos hídricos da ABRH, os participantes terão acesso a uma feira com estandes de empresas, instituições, órgãos do governo e fornecedores de serviço.

rn

Como nas outras edições do Simpósio, serão conhecidos durante o evento, os vencedores do Prêmio Jovem Pesquisador ABRH que premia os três melhores trabalhos inscritos e o vencedor do Prêmio Flávio Terra Barth que é oferecido ao técnico/pesquisador cuja contribuição foi singular para o setor.

rn

Sobre a ABRH

rn

A ABRH – Associação Brasileira de Recursos Hídricos é uma associação profissional, sem fins lucrativos, que tem como finalidade congregar pessoas físicas e jurídicas dedicadas ao avanço da gestão de Recursos Hídricos, da pesquisa científica e do apoio ao ensino técnico e universitário. Atualmente, é a mais importante editora de livros técnicos sobre Recursos Hídricos no Brasil, com mais de 70 títulos publicados e, extensivamente, utilizados por professores universitários, profissionais e gestores públicos.A ABRH possui várias Regionais distribuídas pelos Estados da Federação e entre algumas de suas realizações mais importantes está a mobilização pela criação do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos no Brasil, em 1997.

rn

Serviço:

rn

O quê: XXI Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos

rn

Quando: de 22 a 27 de novembro de 2015

rn

Onde: Centro de Convenções Ulisses Guimarães – SDC Eixo Monumental – Lote 05 – Ala Sul 1º Andar Brasília/DF

rn

Informações: xxisbrh@abrh.org.br(51) 3493 2233 / 3308 6652

rn

Site do evento: www.abrh.org.br/xxisbrh

rn

 

rn

 

 

Fonte: Assessoria

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Tecnologia leva mais segurança aos caminhões fora de estrada

1 de outubro de 2018

O que um sistema que alerta os motoristas de caminhões fora de estrada sobre a presença de objetos no trajeto…

LEIA MAIS

CBPM e IBRAM firmam parceria para organização de eventos com empresários da mineração baiana

28 de janeiro de 2020

O CBPM Convida, evento mensal promovido pela Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), recebeu um reforço de peso para as próximas…

LEIA MAIS

Abertas inscrições do Programa Aprendiz da AngloGold Ashanti em Nova Lima (MG)

8 de agosto de 2019

São 60 vagas, das quais 20 exclusivas para pessoas com deficiência (PCD). Os cursos disponíveis são de operador de mina…

LEIA MAIS