NOTÍCIAS

Sindibritas e Agabritas entregam ofício ao Governo por fiscalização da extração de areia

18 de janeiro de 2013

rnrnEntidades pedem que Fepam-RS receba mais recursos para combater o trabalho de dragas irregulares no Rio Jacuí rnO Sindicato da Indústria da Mineração de Brita, Areia e Saibro do Estado do Rio Grande do Sul – 

rn

rn

Entidades pedem que Fepam-RS receba mais recursos para combater o trabalho de dragas irregulares no Rio Jacuí
 

rn

O Sindicato da Indústria da Mineração de Brita, Areia e Saibro do Estado do Rio Grande do Sul – Sindibritas e a Associação Gaúcha dos Produtores de Brita, Areia e Saibro – AGABRITAS, entregaram um ofício ao governador do estado do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, fazendo um apelo para que conceda mais recursos para Fundação Estadual de Proteção ao Meio Ambiente – Fepam-RS. O objetivo é que a Fundação tenha melhores condições de realizar uma fiscalização mais efetiva da extração de areia no Jacuí e no Guaíba. O assunto ganhou repercussão em todo o estado com a série de matérias desenvolvidas pelo Grupo RBS e, no entendimento do Sindicato que representa o setor, exige uma atenção especial por parte do Governo Estadual. 
 
– Apoiamos a gestão atual da Fepam-RS que, aos olhos das empresas de mineração, tem sido exemplar dentro dos recursos disponíveis atualmente. Porém é preciso que seja feito um maior aporte de recursos para que possam contar com uma fiscalização mais efetiva sobre o trabalho das dragas e controle de monitoramento do sistema GPS das máquinas. Os recursos devem ser destinados com maior urgência para que seja feito o Zoneamento do Guaiba – afirmou a nota, assinada pelo presidente das entidades, Walter A. R. Fichtner. 
 
O Sindibritas e Agabritas reforçou na nota que atua em conjunto com a Fepam-RS no esforço de combater a clandestinidade e os maus mineradores. 
 
Sindibritas
O Sindicato da Indústria da Mineração de Brita, Areia e Saibro do Estado do Rio Grande do Sul – Sindibritas recebeu o Certificado de Registro Sindical do MTE em 16 de dezembro de 2010 com o objetivo de coordenar, proteger e representar a indústria de mineração do RS. Tem como missão defender os interesses da categoria patronal, estimular a competitividade e promover a livre iniciativa. Além disso, busca celebrar convenções coletivas de trabalho respeitando limites éticos e cooperando com o governo e com a sociedade em nome do desenvolvimento sustentável.
 
Agabritas
A Associação Gaúcha dos Produtores de Brita, Areia e Saibro – Agabritas – foi fundada em 27 de maio de 1980 e ao longo dos anos tem trabalhado pela união das empresas mineradoras, no desenvolvimento de parcerias, promovendo os seus interesses e objetivos comuns. A entidade atua com foco na comunicação eficaz com os principais órgãos de competência do setor, buscando atender as necessidades dos associados. As atividades são norteadas com o foco na preocupação ambiental e no desenvolvimento econômico e social.

rn

rn

 

rn

 

rn

 

Fonte: Segs

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Venda interna de aço cresce 2,3% em 2017

23 de janeiro de 2018

As vendas internas cresceram 2,3% em 2017 e atingiram 16,9 milhões de toneladas, de acordo com dados do Instituto Aço…

LEIA MAIS

CADE aprova compra da Ferrous pela Vale

3 de junho de 2019

A Superintendência-Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou, sem restrições, a aquisição do controle acionário da mineradora Ferrous…

LEIA MAIS

Programa de melhorias eleva produtividade e reduz custos operacionais

15 de outubro de 2018

Engajamento dos colaboradores, aumento da produtividade e otimização de custos. Esses são os diferenciais que a Imerys, detentora da maior…

LEIA MAIS