NOTÍCIAS

Sindibritas e Agabritas entregam ofício ao Governo por fiscalização da extração de areia

18 de janeiro de 2013

rnrnEntidades pedem que Fepam-RS receba mais recursos para combater o trabalho de dragas irregulares no Rio Jacuí rnO Sindicato da Indústria da Mineração de Brita, Areia e Saibro do Estado do Rio Grande do Sul – 

rn

rn

Entidades pedem que Fepam-RS receba mais recursos para combater o trabalho de dragas irregulares no Rio Jacuí
 

rn

O Sindicato da Indústria da Mineração de Brita, Areia e Saibro do Estado do Rio Grande do Sul – Sindibritas e a Associação Gaúcha dos Produtores de Brita, Areia e Saibro – AGABRITAS, entregaram um ofício ao governador do estado do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, fazendo um apelo para que conceda mais recursos para Fundação Estadual de Proteção ao Meio Ambiente – Fepam-RS. O objetivo é que a Fundação tenha melhores condições de realizar uma fiscalização mais efetiva da extração de areia no Jacuí e no Guaíba. O assunto ganhou repercussão em todo o estado com a série de matérias desenvolvidas pelo Grupo RBS e, no entendimento do Sindicato que representa o setor, exige uma atenção especial por parte do Governo Estadual. 
 
– Apoiamos a gestão atual da Fepam-RS que, aos olhos das empresas de mineração, tem sido exemplar dentro dos recursos disponíveis atualmente. Porém é preciso que seja feito um maior aporte de recursos para que possam contar com uma fiscalização mais efetiva sobre o trabalho das dragas e controle de monitoramento do sistema GPS das máquinas. Os recursos devem ser destinados com maior urgência para que seja feito o Zoneamento do Guaiba – afirmou a nota, assinada pelo presidente das entidades, Walter A. R. Fichtner. 
 
O Sindibritas e Agabritas reforçou na nota que atua em conjunto com a Fepam-RS no esforço de combater a clandestinidade e os maus mineradores. 
 
Sindibritas
O Sindicato da Indústria da Mineração de Brita, Areia e Saibro do Estado do Rio Grande do Sul – Sindibritas recebeu o Certificado de Registro Sindical do MTE em 16 de dezembro de 2010 com o objetivo de coordenar, proteger e representar a indústria de mineração do RS. Tem como missão defender os interesses da categoria patronal, estimular a competitividade e promover a livre iniciativa. Além disso, busca celebrar convenções coletivas de trabalho respeitando limites éticos e cooperando com o governo e com a sociedade em nome do desenvolvimento sustentável.
 
Agabritas
A Associação Gaúcha dos Produtores de Brita, Areia e Saibro – Agabritas – foi fundada em 27 de maio de 1980 e ao longo dos anos tem trabalhado pela união das empresas mineradoras, no desenvolvimento de parcerias, promovendo os seus interesses e objetivos comuns. A entidade atua com foco na comunicação eficaz com os principais órgãos de competência do setor, buscando atender as necessidades dos associados. As atividades são norteadas com o foco na preocupação ambiental e no desenvolvimento econômico e social.

rn

rn

 

rn

 

rn

 

Fonte: Segs

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Belo Horizonte é o terceiro mercado de coworking no Brasil

27 de novembro de 2018

Maior empresa do setor no mundo lança espaço de seis andares na cidade Terceiro maior mercado de coworkings do Brasil…

LEIA MAIS

Mineração Usiminas adota nova tecnologia para dispor rejeitos

26 de junho de 2018

A Mineração Usiminas (Musa) protocolou na Superintendência Regional de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Supram) o pedido de licenciamento ambiental…

LEIA MAIS

Raul Jungmann é agraciado com título Doutor Honoris Causa

22 de maio de 2025

Diretor-presidente do IBRAM tem trajetória na vida pública e na iniciativa privada celebrada e reconhecida com honraria concedida pelo IDP,…

LEIA MAIS