NOTÍCIAS

Startups do SEED visitam o Mining Hub

18 de março de 2019

Cinco Startups da Aceleradora do Governo de Minas Gerais (SEED – Startups and Entrepreneurship Ecosystem Development) de diversos segmentos, com soluções para áreas de negócios, visitaram na última terça-feira (12.3) a sede Mining Hub ou Hub da Mineração, em Belo Horizonte (MG), para estreitar o relacionamento e trocar experiências sobre o mercado.

Entre as startups estavam: a MiningMath, que comercializa uma solução que suporta o processo decisório a nível estratégico específico para o setor de mineração, desde a concepção de um projeto a otimização da cadeia de valor durante as fases de desenvolvimento; a Recrutamento Inteligente, que facilita a gestão de capital intelectual; a The Mindset, que atua na gestão da saúde mental dos profissionais; a Cargo Sapiens, que oferece solução de gestão e compliance para logística internacional; a VG Resíduos, que conecta produtores e consumidores de resíduos.

Para o sócio-fundador da MiningMath, Fabrício Ceolin, esta foi uma excelente oportunidade para iniciar um canal de relacionamento e dividir dúvidas e soluções sobre diversos temas. “Estando em contato, uma startup pode ajudar a outra e se beneficiar da experiência pregressa do grupo. Tipicamente, startups estão sempre passando pela fase de validação de hipóteses. Trocar experiências com empresas que vivem os mesmos dilemas poupa tempo e permite que os novos empreendimentos sejam mais assertivos”, analisa.

Para ele, o Mining Hub é uma iniciativa “incrível”, que pavimenta um canal de relacionamento fundamental para o futuro da indústria brasileira. “As mineradoras compartilham informações e reduzem riscos de se fazer provas de conceito, as startups recebem orientação, validam suas soluções em projetos reais e recebem apoio para testes e desenvolvimentos. O valor agregado dessas relações é multilateral, com todos os atores envolvidos ganhando – as mineradoras melhoram sua competitividade, as startups viabilizam seus produtos e o estado de Minas Gerais melhora seu ambiente de negócios e tecnologia”, afirma.

Iniciativa apoiada pelo Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), o Mining Hub, reúne mineradoras, fornecedores, empreendedores, startups, pesquisadores, entre outros. O projeto tem o objetivo de conectar os envolvidos para, inicialmente, estimular o desenvolvimento conjunto de soluções aos desafios das áreas de: eficiência operacional, fontes de energia renovável, gestão de água, gestão de resíduos e rejeitos, bem como saúde e segurança ocupacional (SSO).

As mineradoras participantes são: Alcoa, Anglo American, AngloGold Ashanti, ArcelorMittal, Bahia Mineração, Bemisa, CBMM, CMOC, CSN, Ferrous, Gerdau, Kinross, J. Mendes, LGA Mineração e Siderurgia, Mineração Morro Verde, Nexa Resources, RHI Magnesita, Samarco, Mineração Usiminas, Vale e Yamana Gold.

Além das mineradoras, empresas da cadeia de fornecedores também participam do Hub da Mineração: Accenture, Clariant, Haver & Boecker,IHM Stefanini, ISQ, Lots Group, Outotec, Petronas, Sotreq, ThyssenKrupp, Neo ventures, IBRAM e We Work Labs.

Saiba mais sobre o SEED

O SEED – Startups and Entrepreneurship Ecosystem Development é um programa de aceleração de startups para empreendedores do mundo todo que queiram desenvolver seus negócios em Minas Gerais. O SEED é a única aceleradora com recursos públicos do Brasil e potencializa a interação, as redes e a transferência de conhecimento e habilidades entre empreendedores apoiados e o ecossistema local.

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Anglo American abrirá 100 vagas para contratação de jovens profissionais e estagiários

10 de dezembro de 2018

Com um processo seletivo, eficiente, desafiador e dinâmico, a Anglo American sai na frente se destaca no setor da mineração…

LEIA MAIS

Royalty: mineradoras recolhem mais CFEM em 2018

5 de abril de 2018

A arrecadação da Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (CFEM), considerada o royalty da mineração, totalizou R$ 211 milhões no mês…

LEIA MAIS

Belo Horizonte é o terceiro mercado de coworking no Brasil

27 de novembro de 2018

Maior empresa do setor no mundo lança espaço de seis andares na cidade Terceiro maior mercado de coworkings do Brasil…

LEIA MAIS