NOTÍCIAS

Tecnologia leva mais segurança aos caminhões fora de estrada

1 de outubro de 2018

O que um sistema que alerta os motoristas de caminhões fora de estrada sobre a presença de objetos no trajeto tem em comum com uma ferramenta que detecta fadiga nos condutores durante a operação? Quem respondeu segurança acertou!

Alinhadas ao nosso valor “A vida em primeiro lugar”, essas duas iniciativas fazem parte do Programa de Transformação Digital e estão sendo implementadas em veículos da frota da Vale. O objetivo é contribuir com a prevenção de acidentes, aumentando a segurança dos condutores e das operações.

Em implantação desde janeiro nos caminhões fora de estrada que fazem o transporte de minério de ferro em Carajás (PA), o Sistema Alerta de Proximidade usa sensores para identificar objetos que estejam parados ou em movimento em um raio de até 500 metros. Quando isso acontece, por meio de avisos sonoros, a ferramenta informa ao motorista a distância do obstáculo mais próximo, evitando colisões.

Detecção de fadiga

Outra iniciativa ligada à Indústria 4.0 que contribui para o aumento da segurança dos operadores é o Sistema de detecção de fadiga. Composto por óculos, ferramenta de análise e software de gerenciamento de informações, o equipamento roda na frota de caminhões fora de estrada que operam em Carajás desde 2016; nos caminhões de Serra Leste, desde 2017; e, em 2018, passou a estar presente nos veículos rodoviários que fazem o trajeto até a mina de Manganês, localizada a cerca de 30 km de Carajás.

“O motorista usa os óculos enquanto está dirigindo e, por meio do monitoramento da movimentação das pálpebras, o objeto detecta sintomas de fadiga a que o operador está sujeito em sua rotina de trabalho, emitindo um alarme sonoro de diferentes níveis, de acordo com o comportamento verificado. Nesse caso, o conselho que damos é que o motorista pare um pouco e realize uma ginástica laboral ou, até, seja desviado para outra atividade”, explica Arthur Pequeno. Desde que o sistema foi implantado, nenhum acidente relacionado à fadiga foi registrado em Carajás até o momento.

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Venda interna de aço cresce 2,3% em 2017

23 de janeiro de 2018

As vendas internas cresceram 2,3% em 2017 e atingiram 16,9 milhões de toneladas, de acordo com dados do Instituto Aço…

LEIA MAIS

Nota Técnica do Ministério do Trabalho esclarece o uso de “Robôs Colaborativos” frente à NR 12

3 de dezembro de 2018

A Nota Técnica nº 31/2018/CGNORDSST/SIT/MTb, expedida pelo Ministério do Trabalho, esclarece o uso de “Robôs Colaborativos” e de robôs tradicionais…

LEIA MAIS

Em Madri, Raul Jungmann aponta Brasil como fonte segura de MCEs

14 de maio de 2025

Os primeiros cem dias de 2025 demonstram que as mudanças mais cruciais, rápidas e profundas são de natureza geopolítica. O…

LEIA MAIS