NOTÍCIAS

TECNOLOGIA PIONEIRA PARA O BENEFICIAMENTO DE MINÉRIO CHEGA À VALE

26 de outubro de 2015

Na última semana, uma nova planta piloto de beneficiamento foi inaugurada em Mina Fábrica, em Minas Gerais.

Na última semana, uma nova planta piloto de beneficiamento foi inaugurada em Mina Fábrica, em Minas Gerais. A planta foi construída e será operada pela empresa New Steel, com uma proposta inovadora e pioneira no mundo para o processo de beneficiamento do minério: a separação magnética, sem a necessidade do uso de água.

Além de não utilizar água no processamento de material, a nova técnica é capaz de transformar minérios de baixa qualidade em produtos com alto valor agregado. Outros diferenciais são o uso de gás natural como fonte de energia e a ausência de resíduos, pois o material rejeitado poderá ser aproveitado na indústria cimenteira ou de cerâmica.

Como funciona

O beneficiamento de minério a seco é possível graças à introdução de uma estação de secagem antes da moagem, da utilização de um moinho vertical para rochas compactas capaz de moer o minério sem utilizar água e da alimentação das frações mais finas em um separador magnético. Durante um ano, a planta funcionará em um modelo flex, testando nossos minérios, tanto o friáveis (que se fragmentam com mais facilidade) quanto compactos, além de rejeitos com os mais variados níveis de teor de ferro.

“ Vivemos em um novo cenário global, em que a mineração precisa ser reinventada. Por isso, acreditamos e investimos, na Vale, em tecnologias e inovações de ponta, como essa, que tornam nosso processo mais limpo, sustentável e competitivo”, afirma Lúcio Cavalli, Gerente executivo de Planejamento Estratégico e Desenvolvimento de Ferrosos.

Fonte: Vale S.A.
Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



IBRAM realiza pesquisa sobre o que o público gostaria de ver na próxima edição da EXPOSIBRAM

8 de outubro de 2018

O que você gostaria de sugerir para a próxima edição da  Expo & Congresso Brasileiro de Mineração (EXPOSIBRAM)? Considerada a principal vitrine…

LEIA MAIS

Brasil inaugura 1º hub de inovação para a indústria mineral

21 de janeiro de 2019

Inovação na prática, ao vivo, voltada exclusivamente para a indústria da mineração. É o que os participantes do Hub da…

LEIA MAIS

Mining Hub recebe visita de produtores da indústria do açúcar

18 de fevereiro de 2020

O setor mineral brasileiro e suas inovações foram amplamente debatidos durante a manhã desta sexta-feira (14/2) no Mining Hub, único hub…

LEIA MAIS