NOTÍCIAS

TERRAS RARAS: MBAC QUER INICIAR PRODUÇÃO NO BRASIL

4 de abril de 2012

rnA MbAC Fertilizantes deve concluir em abril deste ano pesquisas geológicas realizadas no município de Araxá (MG). A empresa identificou em determinadas áreas a presença de terras-raras, os metais utiliza

rn

A MbAC Fertilizantes deve concluir em abril deste ano pesquisas geológicas realizadas no município de Araxá (MG). A empresa identificou em determinadas áreas a presença de terras-raras, os metais utilizados em produtos tecnológicos. Em 2011, a MbAC adquiriu área de 214 hectares, cujas estimativas preliminares apontavam a presença de 2,7 milhões t de minério contido, com teor de no mínimo 6,6% de cério, lantânio e ítrio. Isto significa que a região pode ter cerca de 132 mil t desses metais. A empresa encontrou na monazita- – concentrado mineral onde se encontram os metais – quase todos os 17 elementos químicos que compõem o grupo das terras-raras, usados nas indústria de informática, automotiva, de máquinas, química e siderurgia. Com a possibilidade de produzir este metais, a empresa vai fazer requerimento de lavra junto ao Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM). Entretanto, para produzir, a MbAC quer encontrar antes compradores, principalmente clientes asiáticos. A aposta da empresa é nos ímãs de neodímio, matérias-primas de inúmeras aplicações, principalmente em motores elétricos. Atualmente, apenas Vale, Indústrias Nucleares do Brasil (INB) e a Mineração Terras Raras detêm direito de exploração esses minerais no solo.

rn

 

Fonte: Brasil Mineral

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Votorantim Cimentos mobiliza população de Nobres (MT) a incentivar a leitura

5 de novembro de 2018

O programa Parceria Votorantim pela Educação (PVE) chega ao quarto ciclo de atividades em Nobres (MT). A iniciativa, inédita no…

LEIA MAIS

Participe do I Seminário de Extensionismo Técnico Mineral

15 de outubro de 2018

Estão abertas as inscrições para o I Seminário de Extensionismo Técnico Mineral. O evento, promovido pela Agência Nacional de Mineração (ANM),…

LEIA MAIS

MINÉRIO DE FERRO: Preço tem leve alta no mercado futuro

1 de novembro de 2017

O contrato mais negociado no mercado futuro de minério de ferro, na China, com vencimento em janeiro de 2018, passou de 428 para 429,5 iuanes, ou US$ 65,09 a tonelada, de acordo com o câmbio.

LEIA MAIS