NOTÍCIAS

TERRAS RARAS: MBAC QUER INICIAR PRODUÇÃO NO BRASIL

4 de abril de 2012

rnA MbAC Fertilizantes deve concluir em abril deste ano pesquisas geológicas realizadas no município de Araxá (MG). A empresa identificou em determinadas áreas a presença de terras-raras, os metais utiliza

rn

A MbAC Fertilizantes deve concluir em abril deste ano pesquisas geológicas realizadas no município de Araxá (MG). A empresa identificou em determinadas áreas a presença de terras-raras, os metais utilizados em produtos tecnológicos. Em 2011, a MbAC adquiriu área de 214 hectares, cujas estimativas preliminares apontavam a presença de 2,7 milhões t de minério contido, com teor de no mínimo 6,6% de cério, lantânio e ítrio. Isto significa que a região pode ter cerca de 132 mil t desses metais. A empresa encontrou na monazita- – concentrado mineral onde se encontram os metais – quase todos os 17 elementos químicos que compõem o grupo das terras-raras, usados nas indústria de informática, automotiva, de máquinas, química e siderurgia. Com a possibilidade de produzir este metais, a empresa vai fazer requerimento de lavra junto ao Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM). Entretanto, para produzir, a MbAC quer encontrar antes compradores, principalmente clientes asiáticos. A aposta da empresa é nos ímãs de neodímio, matérias-primas de inúmeras aplicações, principalmente em motores elétricos. Atualmente, apenas Vale, Indústrias Nucleares do Brasil (INB) e a Mineração Terras Raras detêm direito de exploração esses minerais no solo.

rn

 

Fonte: Brasil Mineral

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Anote na agenda: inauguração do Hub da Mineração será em 17 de janeiro

14 de janeiro de 2019

O Mining Hub ou Hub da Mineração, um dos mais inovadores projetos do setor mineral internacional, já tem data marcada…

LEIA MAIS

Desenvolvimento de Normas Internacionais da ISO em debate

12 de novembro de 2018

Produtores, consumidores, clientes e prestadores de serviços relacionados ao Setor Mineral Brasileiro reuniram esforços para desenvolver e atualizar normas técnicas…

LEIA MAIS

Centro de Operações Integradas completa um ano de funcionamento

24 de setembro de 2018

A integração da cadeia de valor de Ferrosos, por meio do Centro de Operações Integradas (COI), é uma realidade na…

LEIA MAIS