NOTÍCIAS

Último dia para inscrição de cases no prêmio “Melhores Práticas em Saúde e Segurança do Trabalho na Mineração”

3 de setembro de 2018

Em mais uma ação que busca o reconhecimento das práticas bem sucedidas de promoção da saúde e segurança dos trabalhadores do setor mineral, o Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) irá promover a terceira edição do prêmio “Melhores Práticas em Saúde e Segurança do Trabalho na Mineração”. As inscrições podem ser realizadas até o dia 3 de setembro e, pela primeira vez são abertas para empresas não associadas ao IBRAM e ao Programa Especial de Saúde Ocupacional na Mineração (Programa MINERAÇÃO).

O setor mineral desempenha um papel fundamental no crescimento e desenvolvimento do Brasil. As mineradoras têm adotado a cada dia as melhores práticas relacionadas não só à sustentabilidade, mas também à saúde e segurança do trabalhador. Dados do Ministério do Trabalho apontam que, apenas no Brasil, a mineração gera mais de 180 mil empregos diretos. Ao longo da cadeia industrial que o segmento representa, considerando o fator multiplicador de um para 11, existem cerca de dois milhões de pessoas envolvidas com a atividade, de acordo com a Agência Nacional de Mineração (ANM).

A participação no prêmio é aberta a todas as empresas de mineração que possuem operações no Brasil. É fundamental apresentar uma declaração de ausência de acidente grave referente aos últimos 12 meses. Associadas ao IBRAM e ao Programa MINERAÇÃO são isentas da taxa de inscrição.

Os inscritos podem concorrer em três categorias: “Como prevenir e gerir os Riscos Ergonômicos nas Atividades Minerais – melhores práticas”; “Ferramentas de Gestão de Riscos Associados à SST- melhores práticas” e “Conservação Auditiva – Demonstrar a Evolução Médica”. Entre os critérios considerados estão o grau de inovação do case, a comprovação dos resultados obtidos, o envolvimento e conhecimento dos empregados nas ações apresentadas pelo case e os impactos das ações de SST, constantes no case, em outros setores da empresa.

O prazo para envio dos cases é até dia 1º de outubro. O evento de premiação será no dia 4 de dezembro na sede da Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG), em Belo Horizonte (MG). Na primeira etapa serão selecionados os três melhores cases de cada categoria. A segunda etapa constitui a avaliação da apresentação oral dos cases selecionados. Os cases que obtiverem maior nota na soma das avaliações referentes às 1ª e 2ª etapas serão classificados em 1º, 2º e 3º lugares nas respectivas categorias.

Os primeiros colocados serão premiados com troféus e terão seus cases divulgados no Portal da Mineração (www.portaldamineracao.com.br). O vencedor de cada categoria terá a oportunidade de apresentar o trabalho em Painel Específico de SST durante o 18º Congresso Brasileiro de Mineração (EXPOSIBRAM), que será realizado entre os dias 9 e 12 de setembro de 2019.

Para a coordenadora do Programa, Cláudia Pellegrinelli, o prêmio já se consolidou e vem despertado, cada vez mais interesse das empresas do setor. “Nas edições anteriores a participação era exclusiva para os associados do IBRAM e do Programa MINERAÇÃO. A edição de 2019 cresceu e abre a oportunidade para as demais empresas do setor. As mineradoras tem se conscientizado que o investimento em SST é  um importante fator de competitividade na mineração mundial”, pontua.

Programa MINERAÇÃO

Desenvolvido e coordenado pelo IBRAM, o Programa MINERAÇÃO foi criado para auxiliar as empresas do setor mineral na busca pela redução do número de acidentes ocupacionais.

O Programa busca estimular a prevenção por meio da implantação de diversas iniciativas voltadas à diminuição dos principais riscos à segurança e à saúde ocupacional detectados no segmento mineral. O MINERAÇÃO adota iniciativas como Sistemas de Gerenciamento de Riscos, treinamentos específicos, intercâmbios de boas práticas, desenvolvimento de banco de dados com informações estatísticas sobre acidentes específicos para o setor, entre outras.

Mais informações, formato dos cases e ficha de inscrição podem ser acessados aqui.

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Instituto Alcoa promove formação de professores em escolas públicas de Juruti

10 de setembro de 2018

Em busca de conhecimentos, experiências e avanços nas atividades escolares, cerca de 40 professores de escolas públicas de Juruti e…

LEIA MAIS

Alcoa apoia desenvolvimento em Inglês para alunos do Senai Juruti

10 de dezembro de 2018

Estudantes do Programa de Formação de Operadores e Operadoras (PFO) e de cursos técnicos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial…

LEIA MAIS

Venda interna de aço cresce 2,3% em 2017

23 de janeiro de 2018

As vendas internas cresceram 2,3% em 2017 e atingiram 16,9 milhões de toneladas, de acordo com dados do Instituto Aço…

LEIA MAIS