NOTÍCIAS

Unidade Niquelândia da Votorantim Metais abre portas para acadêmicos da região

23 de setembro de 2015

Alunos da UEG visitam instalações da empresa por meio do Programa Conheça Nossa FábricarnProporcionar aos jovens acadêmicos o conhecimento de atividades que poderão exercer no futuro como profissionais e viabi

Alunos da UEG visitam instalações da empresa por meio do Programa Conheça Nossa Fábrica

rn

Proporcionar aos jovens acadêmicos o conhecimento de atividades que poderão exercer no futuro como profissionais e viabilizar a troca de experiências são os objetivos do Programa Conheça a Nossa Fábrica.  Através da iniciativa, a Unidade Niquelândia da Votorantim Metais recebe em média, trinta visitas de estudantes, por ano, e também da comunidade em geral. No dia 8 de setembro, a empresa recebeu uma turma de 25 graduandos do curso superior de Tecnologia em Mineração, da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Câmpus Niquelândia.

rn

Marcus Vinicius Santana dos Reis, 32 anos, foi um dos estudantes que visitaram a Unidade Niquelândia da Votorantim Metais. Técnico em Mineração, Marcus já trabalha há sete anos na área, e há cinco lida diretamente com a área de beneficiamento de minérios. Por meio do curso tecnólogo, surgiu a curiosidade em visitar a empresa. “A expectativa é conhecer um pouco mais sobre o processo de beneficiamento de metais. Também tenho um interesse especial por ver de perto o funcionamento da planta industrial”, disse. 

rn

Para a professora Alessandra Alves de Lima Fernandes, responsável pela turma, programas como o Conheça Nossa Fábrica são essenciais para aprimorar a formação acadêmica. “Essa é a quarta ou quinta turma que acompanho em visitas ao Conheça Nossa Fábrica. É sempre bem-vinda a iniciativa de proporcionar aos alunos a oportunidade de ver, na prática, o que estudam em sala de aula”, disse. Alessandra ressalta ainda que o projeto responde muito bem à necessidade dos graduandos em fazer trabalho de campo e que a visita foi uma solicitação dos alunos, que se mostraram muito entusiasmados em conhecer as rotinas de trabalho de uma empresa que para eles é referência na área de mineração.

rn

“Essa é uma oportunidade para os estudantes locais vislumbrarem possibilidades para suas carreiras sem, obrigatoriamente, terem que se deslocar para os grandes centros. Com o Conheça Nossa Fábrica, queremos auxiliar o jovem no aprofundamento da formação técnica e ser referência para os centros de ensino do País, a começar pelas universidades e faculdades de região. Estamos de portas abertas para enriquecer o aprendizado de talentos que logo estarão no mercado de trabalho e, possivelmente, poderão integrar nossa equipe”, afirmou o gerente-geral da Unidade Niquelândia da Votorantim Metais, José Maximino Ferron.

rn

Sobre a visita

rn

Durante o programa Conheça Nossa Fábrica, os estudantes da UEG percorreram as principais áreas da Unidade Niquelândia da Votorantim Metais e visitaram tanto a Lavra quanto a Usina. Antes de iniciarem o percurso, eles assistiram a um vídeo institucional sobre a história da Votorantim Metais e receberam orientações de segurança. Em seguida, foram à mina conhecer os trabalhos de pesquisa geológica e extração do minério de níquel. No local, tiveram acesso também ao sistema Smart Mine, que monitora o fluxo e operação de caminhões e equipamentos na mina, o que possibilita otimizar as atividades na área e agilizar a tomada de decisões.

rn

Na visita à Usina, os estudantes viram de perto o funcionamento da planta industrial, em que o minério de níquel é transformado em carbonato de níquel após ser submetido a um processo pirometalúrgico e hidrometalúrgico. A produção é transportada em caminhões para São Miguel Paulista (SP), a qual é utilizada na fabricação de níquel eletrolítico de alta pureza, que abastece o mercado nacional e internacional. 

rn

Em cada local da visita, um técnico detalhava para os alunos as atividades realizadas. Os estudantes receberam também informações sobre as medidas utilizadas pela empresa para reduzir os impactos ambientais e custos operacionais no processo produtivo, entre as quais se destacam o reaproveitamento da água utilizada na planta e o uso de combustíveis (óleo vegetal) para reduzir o consumo de óleo combustível não renovável. 

rn

A próxima visita do Conheça Nossa Fábrica está marcada para o dia 27 de outubro, para os alunos do curso Técnico em Química do Instituto Tecnológico de Goiás – Itego Anápolis. Os interessados em conhecer a empresa  devem solicitar o agendamento da visita pelo telefone: (62) 3354-6000. 

rn

Sobre a Votorantim Metais 

rn

A Votorantim Metais é uma empresa do Grupo Votorantim, um dos maiores conglomerados empresariais da América Latina. A companhia possui dezessete unidades: onze no Brasil, quatro nos Estados Unidos, uma na China e uma no Peru. A empresa é a maior fabricante de níquel eletrolítico da América Latina, líder no mercado brasileiro de alumínio e uma das cinco maiores produtoras de zinco do mundo.

rn

 

rn

 

 

Fonte: Assessoria

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Sindirochas e Abirochas juntos no MME para discutir a CFEM

3 de dezembro de 2018

Os presidentes do Sindirochas, Tales Machado, e Abirochas, Reinaldo Sampaio, se reuniram com a Secretária de Geologia e Mineração e…

LEIA MAIS

CBPM e IBRAM firmam parceria para organização de eventos com empresários da mineração baiana

28 de janeiro de 2020

O CBPM Convida, evento mensal promovido pela Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), recebeu um reforço de peso para as próximas…

LEIA MAIS

Brasil terá 1º hub de inovação para a indústria mineral

19 de novembro de 2018

Inédita no setor em nível global, iniciativa de mineradoras brasileiras em parceria com a WeWork pretende impactar positivamente a competitividade…

LEIA MAIS