NOTÍCIAS

Unidade Niquelândia da Votorantim Metais moderniza processo de mineração

18 de setembro de 2015

Empresa importa equipamento da Finlândia que permite produção mais limpa e competitivarnA Unidade Niquelândia da Votorantim Metais acompanha o desenvolvimento de pesquisas científicas no setor de mineraç&atilde

Empresa importa equipamento da Finlândia que permite produção mais limpa e competitiva

rn

A Unidade Niquelândia da Votorantim Metais acompanha o desenvolvimento de pesquisas científicas no setor de mineração e também de mercado para modernizar o processo produtivo de minério de níquel. O foco é garantir a estabilidade de toda a operação, com respeito ao meio ambiente. A empresa, que foi pioneira no País no desenvolvimento de projetos de inovação energética para substituir o óleo combustível por biocombustível na indústria, também busca melhorias na mineração com uso de novas tecnologias. É a primeira mineração de níquel brasileira a utilizar equipamento que permite fazer a escavação e a separação granulométrica do minério de níquel simultaneamente.

rn

O aparelho é uma concha peneira, importada da Finlândia, ainda pouco utilizada por empresas no Brasil e no mundo. O equipamento, que começou a ser utilizado em junho de 2015, amplia a eficiência da produção da mineração e evita quebras nos equipamentos da usina, uma vez que durante a escavação são deslocados blocos de rocha que se não forem separados podem danificar os equipamentos da usina e interferir na qualidade do minério beneficiado.

rn

Segundo o gerente-geral da Unidade Niquelândia da Votorantim Metais, José Maximino Ferron, a aquisição possibilita reduzir a emissão de gás carbônico. “Desse modo, minimizamos ainda mais os impactos ambientais, o que torna o nosso negócio mais responsável e competitivo”, afirmou.

rn

Sobre a Votorantim Metais

rn

A Votorantim Metais investe desde sua criação, em 1996, no crescimento de suas operações com base em princípios de sustentabilidade e estabilidade operacional. A empresa é líder no mercado brasileiro de alumínio primário, uma das cinco maiores produtoras mundiais de zinco e a maior fabricante de níquel eletrolítico da América Latina.

rn

 

rn

 

 

Fonte: Assessoria

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



GT Diversidade e Inclusão Define Ações para 2025

27 de março de 2025

Promover ambientes que valorizem a diversidade e incentivem a inclusão, permitindo que os profissionais desenvolvam seu pleno potencial e que…

LEIA MAIS

IBRAM busca apoio com a senadora Tereza Cristina para reintroduzir a mineração ao texto do PL 2159/2021, sobre licenciamento ambiental

21 de junho de 2023

O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), representado pelo vice-presidente, Fernando Azevedo e Silva, se reuniu com a senadora Tereza Cristina (PP)…

LEIA MAIS

Em evento em Belém, IBRAM enaltece o desempenho da indústria mineral paraense

20 de dezembro de 2021

O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) chega aos 45 anos com o propósito de desenvolver ações que visam uma mineração cada vez…

LEIA MAIS