NOTÍCIAS

Uso de drone inova operações da Vale no Pará

5 de setembro de 2017

Com a chegada do drone, as inspeções em barragens, taludes de cavas, diques e pilhas passaram a ser feitas com mais agilidade e riqueza de detalhes

Inovar é muito mais do que criar algo novo. É também pensar diferente, ‘fora da caixinha’, para enxergar pontos de melhoria de forma criativa e proveitosa. Foi a partir desse conceito mais amplo de inovação que a equipe responsável pelas inspeções geotécnicas de campo na Mina do Sossego, no Pará, criou uma solução eficaz para tornar o trabalho local mais ágil. E mais: com o simples auxílio de uma tecnologia já conhecida e usada no mundo para diversas funções – o drone, um veículo voador não tripulado e comandado remotamente.
 
O trabalho era realizado com um empregado utilizando câmeras fotográficas e demorava cerca de três horas para ser finalizado. Agora é feito em apenas 20 minutos por um condutor capacitado para operar o drone. “Um dos principais ganhos que tivemos utilizando o equipamento foi, sem dúvida, na segurança dos empregados e das operações, além de maior precisão na hora de identificar problemas e melhorias”, opina Francinaldo Sindeaux, geotécnico da mina.
 
Com a chegada do drone, em novembro de 2016, as inspeções em barragens, taludes de cavas, diques e pilhas passaram a ser feitas com mais agilidade e riqueza de detalhes, já que a tecnologia é capaz de chegar a lugares de difícil acesso para empregados e registrar tudo, de ângulos privilegiados com fotos e vídeos. “Essas pequenas inovações nos ajudam na tomada de decisões relacionadas à infraestrutura, pois as imagens favorecem uma visão geral da cava, do acesso, da pilha, da barragem, entre outros”, afirma o geotécnico.
 
Você sabe o que é um drone?
 
O equipamento é um veículo aéreo não tripulado e controlado via controle remoto que pode realizar inúmeras tarefas. Na Vale, a tecnologia já foi objeto de studo em um trabalho de conclusão do curso ‘Aperfeiçoamento em Mineração’, oferecido pela mineradora para os empregados e finalizado no primeiro semestre de 2017. Em São Luís, Maranhão, os drones já fazem inspeções prediais para avaliações preliminares.
 
Campanha Inovar Vai Além
 
A Vale lançou em maio desse ano uma nova campanha que tem como tema a inovação e a constante evolução da empresa. A proposta é mostrar que o conceito de inovação vai muito além da criação de novas tecnologias. Inovar, para a Vale, envolve pensar diferente, propor mudanças e buscar sempre a evolução. Entre os objetivos da campanha, está o de reforçar práticas e valores que apontam para o futuro da mineração, que envolve proximidade com as comunidades, habilidade de escuta e construção de relações de ganha-ganha.
 
Toda a campanha acontece no ambiente digital. Até o momento já foram lançados quatro vídeos que atentam para esse conceito mais amplo de inovação.
Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Anglo American divulga resultados de produção do terceiro trimestre

24 de outubro de 2017

A Anglo American reportou um aumento de 6% na produção total em base equivalente de cobre, em comparação com o mesmo período em 2016.

LEIA MAIS

Serabi aumenta reservas de ouro em 31%

12 de dezembro de 2017

A Serabi Gold disse ontem (11) que a nova estimativa de reservas minerais provadas e prováveis para as minas de…

LEIA MAIS

Mineração Usiminas adota nova tecnologia para dispor rejeitos

26 de junho de 2018

A Mineração Usiminas (Musa) protocolou na Superintendência Regional de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Supram) o pedido de licenciamento ambiental…

LEIA MAIS