NOTÍCIAS

Vale conclui pátio de cruzamento da EFC

19 de fevereiro de 2013

rnJá está em operação um pátio de cruzamento de 23 quilômetros entre Bom Jesus das Selvas e Açailândia, no Maranhão, da Estrada de Ferro Carajás. A obra faz parte do projeto de dupli

rn

Já está em operação um pátio de cruzamento de 23 quilômetros entre Bom Jesus das Selvas e Açailândia, no Maranhão, da Estrada de Ferro Carajás. A obra faz parte do projeto de duplicação da Estrada de Ferro Carajás (EFC) e foi finalizada em janeiro. Com a conclusão desta etapa, a operação passou a contar com o pátio de cruzamento que permite o estacionamento de até seis trens de minério.  Durante a construção, foi utilizado o New Track Construction, equipamento com operação mecanizada, que é capaz de construir até 1.500 metros de linha ferroviária por dia.
 
O projeto de Expansão da Estrada de Ferro Carajás faz parte do programa Capacitação Logística Norte (CLN), que tem como objetivo aumentar a capacidade de transporte do Sistema Norte para atender ao volume de minério que será produzido no Pará, a partir de 2015.

rn

Além da Expansão da EFC, o programa é composto pela construção de um ramal ferroviário, que ligará a mina do Projeto Ferro Carajás S11D à Estrada de Ferro Carajás, pelas expansões do Terminal Ferroviário de Ponta da Madeira e do Terminal Portuário de Ponta da Madeira e pela construção do Píer IV.

rn

Com a expansão, a capacidade do Sistema Norte passará dos atuais 130 milhões de toneladas por ano para 230 milhões de toneladas por ano.

rn

 

rn

 

rn

 

Fonte: Revista Ferroviária

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



CADE aprova compra da Ferrous pela Vale

3 de junho de 2019

A Superintendência-Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou, sem restrições, a aquisição do controle acionário da mineradora Ferrous…

LEIA MAIS

III Semana de Engenharia de Minas da Universidade Federal da Bahia ocorre em novembro

29 de outubro de 2018

A Universidade Federal da Bahia (UFBA) promove em novembro, entre os dias 12 a 14, a III Semana de Engenharia de Minas…

LEIA MAIS

Desenvolvimento de Normas Internacionais da ISO em debate

12 de novembro de 2018

Produtores, consumidores, clientes e prestadores de serviços relacionados ao Setor Mineral Brasileiro reuniram esforços para desenvolver e atualizar normas técnicas…

LEIA MAIS