NOTÍCIAS

Vale iniciará operação no Píer IV em São Luis (MA)

8 de março de 2013

rnA Vale deve iniciar até o final deste mês a operação do primeiro dos dois berços do Píer IV do Terminal Portuário Ponta da Madeira, em São Luis (MA). No início de janeiro, o píer

rn

A Vale deve iniciar até o final deste mês a operação do primeiro dos dois berços do Píer IV do Terminal Portuário Ponta da Madeira, em São Luis (MA). No início de janeiro, o píer recebeu sua primeira atracação, como parte da etapa de testes. De acordo com a Vale, o atracadouro é a maior obra de infraestrutura portuária da empresa na América Latina.

O navio que estreou o Píer IV foi o Ore Belo Horizonte, que carregou 800 toneladas de minério em cerca de dez minutos. O atracadouro será capaz de movimentar até 100 milhões de toneladas de minério por ano e faz parte de um conjunto de obras iniciadas em 2010 com o objetivo de aumentar a capacidade logística do Sistema Norte da empresa, composto pela Estrada de Ferro Carajás (EFC) e o Terminal Portuário Ponta da Madeira. Com profundidade mínima de 25 metros, tem dois berços de atracação, além de capacidade para receber até 53 navios por mês. Com o término da obra, o Terminal Portuário Ponta da Madeira será capaz de carregar completamente os maiores graneleiros do mundo, como o Berge Stahl (com 355 mil toneladas de capacidade de carga).

O custo total da obra gira em torno de R$ 400 milhões. Em maio de 2009, a mineradora obteve a Licença Prévia (LP) da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) para a construção. A Licença de Instalação (LI) foi expedida pelo órgão ambiental no segundo semestre daquele ano. Outra etapa da obra foi cumprida em março de 2010, com a autorização da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) para o empreendimento. Em outubro, foi concluída a montagem de um dos principais equipamentos utilizados na construção do Píer IV, uma estrutura de 110 toneladas chamada de jaqueta, termo técnico usado para designar a plataforma de trabalho para cravação de estacas. O equipamento foi armado no cais sul do Porto do Itaqui, no Berço 102, e depois transportado para o canteiro da obra.

rn

 

rn

 

rn

 

Fonte: Revista Ferroviária

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Votorantim Cimentos mobiliza população de Nobres (MT) a incentivar a leitura

5 de novembro de 2018

O programa Parceria Votorantim pela Educação (PVE) chega ao quarto ciclo de atividades em Nobres (MT). A iniciativa, inédita no…

LEIA MAIS

Estão abertas inscrições para treinamento sobre Apreciação de Risco em Máquinas da Schmersal

22 de outubro de 2018

Multinacional alemã líder mundial em sistemas de segurança para máquinas industriais, a Schmersal divulga o inicio das inscrições para o…

LEIA MAIS

Abertas inscrições do Programa Aprendiz da AngloGold Ashanti em Nova Lima (MG)

8 de agosto de 2019

São 60 vagas, das quais 20 exclusivas para pessoas com deficiência (PCD). Os cursos disponíveis são de operador de mina…

LEIA MAIS