NOTÍCIAS

Vale pode perder liderança no minério de ferro, diz Morgan Stanley

14 de maio de 2012

rnAtrasos em licenças ambientais podem custar à Vale sua liderança na produção mundial de minério de ferro já em 2013, de acordo com relatório divulgado hoje pelo Morgan Stanley.rnA direç

rn

Atrasos em licenças ambientais podem custar à Vale sua liderança na produção mundial de minério de ferro já em 2013, de acordo com relatório divulgado hoje pelo Morgan Stanley.

rn

A direção da empresa afirmou à equipe dos analistas Carlos Alba e Alfonso Salazar que espera receber a licença ambiental para o projeto de Serra Sul, com capacidade de 90 de milhões de toneladas métricas anuais, no segundo semestre deste ano. Já a expansão da mina de Carajás deve começar a operar no segundo semestre de 2013, segundo a administração da mineradora.

rn

Contudo, alerta o banco, caso haja contratempos nesses licenciamentos, a australiana Rio Tinto poderá superar a produção de minério de ferro da Vale já no próximo ano.

rn

Apesar dessa perspectiva, no entanto, o Morgan Stanley permanece otimista em relação à empresa. “Os projetos são atrativos em termos de crescimento e darão suporte à expansão dos lucros e do fluxo de caixa”, escreveram os analistas.

rn

O banco espera preços elevados para o minério de ferro até 2014 e avalia que o pior da desaceleração da demanda chinesa por aço já passou.

rn

Outro ponto destacado no relatório são os baixos custos de produção da Vale em relação à média do setor, o que garante margens operacionais robustas e boa geração de caixa, especialmente nos segmentos de minério de ferro e níquel.

rn

A recomendação do Morgan Stanley para os recibos de ações da Vale negociados na Bolsa de Nova York (ADRs) é “overweight”, isto é, de alocação acima da média do mercado. O preço-alvo para o fim de 2012 é de US$ 28,40, um potencial de valorização de 42% em relação ao fechamento de sexta-feira.

rn

 

Fonte: Valor Econômico

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Gerdau apoia workshop do projeto Gustavo Penna 73/23

19 de novembro de 2018

Hoje e amanhã (19 e 20 de novembro), a Escola de Arquitetura e Urbanismo da PUC Minas – Poços de…

LEIA MAIS

Reforma tributária na visão da mineração é tema de debate entre presidente do IBRAM e representantes da FPMin

26 de abril de 2023

O diretor-presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Raul Jungmann, participou de reunião organizada nesta 4ª feira (26) pela Frente Parlamentar…

LEIA MAIS

e-Mineração 2023 une mineradoras e fornecedores com o propósito de garantir mais sustentabilidade e responsabilidade socioambiental ao setor

7 de julho de 2023

2100 participações 100% virtuais, 35 palestrantes e moderadores, 9 painéis com temas de grande relevância para o setor mineral e…

LEIA MAIS