NOTÍCIAS

Vale pode perder liderança no minério de ferro, diz Morgan Stanley

14 de maio de 2012

rnAtrasos em licenças ambientais podem custar à Vale sua liderança na produção mundial de minério de ferro já em 2013, de acordo com relatório divulgado hoje pelo Morgan Stanley.rnA direç

rn

Atrasos em licenças ambientais podem custar à Vale sua liderança na produção mundial de minério de ferro já em 2013, de acordo com relatório divulgado hoje pelo Morgan Stanley.

rn

A direção da empresa afirmou à equipe dos analistas Carlos Alba e Alfonso Salazar que espera receber a licença ambiental para o projeto de Serra Sul, com capacidade de 90 de milhões de toneladas métricas anuais, no segundo semestre deste ano. Já a expansão da mina de Carajás deve começar a operar no segundo semestre de 2013, segundo a administração da mineradora.

rn

Contudo, alerta o banco, caso haja contratempos nesses licenciamentos, a australiana Rio Tinto poderá superar a produção de minério de ferro da Vale já no próximo ano.

rn

Apesar dessa perspectiva, no entanto, o Morgan Stanley permanece otimista em relação à empresa. “Os projetos são atrativos em termos de crescimento e darão suporte à expansão dos lucros e do fluxo de caixa”, escreveram os analistas.

rn

O banco espera preços elevados para o minério de ferro até 2014 e avalia que o pior da desaceleração da demanda chinesa por aço já passou.

rn

Outro ponto destacado no relatório são os baixos custos de produção da Vale em relação à média do setor, o que garante margens operacionais robustas e boa geração de caixa, especialmente nos segmentos de minério de ferro e níquel.

rn

A recomendação do Morgan Stanley para os recibos de ações da Vale negociados na Bolsa de Nova York (ADRs) é “overweight”, isto é, de alocação acima da média do mercado. O preço-alvo para o fim de 2012 é de US$ 28,40, um potencial de valorização de 42% em relação ao fechamento de sexta-feira.

rn

 

Fonte: Valor Econômico

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Mining Hub recebe visita de produtores da indústria do açúcar

18 de fevereiro de 2020

O setor mineral brasileiro e suas inovações foram amplamente debatidos durante a manhã desta sexta-feira (14/2) no Mining Hub, único hub…

LEIA MAIS

Belo Horizonte é o terceiro mercado de coworking no Brasil

27 de novembro de 2018

Maior empresa do setor no mundo lança espaço de seis andares na cidade Terceiro maior mercado de coworkings do Brasil…

LEIA MAIS

Centro de Operações Integradas completa um ano de funcionamento

24 de setembro de 2018

A integração da cadeia de valor de Ferrosos, por meio do Centro de Operações Integradas (COI), é uma realidade na…

LEIA MAIS