NOTÍCIAS

Vale: precificação de minério não pode mudar frequentemente

21 de junho de 2012

rnA Vale negocia minério de ferro com os clientes nos sistemas de preço que eles consideram mais adequados, mas não considera justo mudanças frequentes no esquema de precificação, disse o presidente da compan

rn

A Vale negocia minério de ferro com os clientes nos sistemas de preço que eles consideram mais adequados, mas não considera justo mudanças frequentes no esquema de precificação, disse o presidente da companhia, Murilo Ferreira, nesta quinta-feira.

rn

 

rn

 

rn

A afirmação foi feita em resposta a uma declaração do presidente da siderúrgica coreana Posco, que disse nesta quinta-feira ter esperanças de que a Vale, maior produtora de minério de ferro do mundo, e outras mineradoras voltem ao sistema anual de precificação do minério de ferro, esquema abandonado há alguns anos. Atualmente, a maior parte da precificação se dá com periodicidade menor.

rn

 

rn

Nas palavras do executivo coreano Joon-Yang Chung, a precificação anual traria mais estabilidade para a indústria, num momento de volatilidade dos preços do minério.

rn

 

rn

“Pelo que entendi, ele (presidente da Posco) acha que seria a melhor forma de negociação (a anual)… O que os clientes acharem mais apropriado, nós vamos fazer. O que não podemos é optar por um mecanismo de preço e daqui a dois meses, mudar. Isso não”, disse Ferreira a jornalistas, em evento da Rio+20.

rn

 

rn

“Nós somos vendedores e gostamos quando os nossos clientes ficam felizes”, acrescentou ele.

rn

 

rn

Para as mineradoras, o retorno ao sistema anual não seria vantajoso no momento, uma vez que essas companhias ainda conseguem se beneficiar de eventuais altas no mercado, com boa parte das operações baseadas em contratos de curto prazo, segundo uma importante fonte do setor.

rn

 

rn

Questionado sobre qual seria a fórmula ideal, Ferreira declarou que depende do cliente.

rn

 

rn

“Têm clientes, como os japoneses, que gostam mais do longo prazo, têm os chineses que gostam mais do spot.”

rn

 

rn

Indagado sobre qual seria o melhor sistema para a Vale, ele afirmou: “Todos são bons”. 

rn

 

Fonte: Reuters

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Centro de Tecnologia de Ferrosos da Vale completa 10 anos

15 de outubro de 2018

A Vale possui um dos mais avançados centros de pesquisas na aplicação de minério de ferro e carvão na siderurgia….

LEIA MAIS

ArcelorMittal Tubarão lança projeto para dessalinizar água do mar

21 de janeiro de 2019

O projeto demandará investimentos em torno de R$ 50 milhões, gerará cerca de 220 vagas de emprego (no pico da…

LEIA MAIS

NLMK participa da M&T Expo 2018

29 de outubro de 2018

A siderúrgica NLMK vai participar da edição de 2018 da MT&Expo, Feira Internacional de Equipamentos para Mineração e Construção, que…

LEIA MAIS