NOTÍCIAS

Vale retoma fornecimento normal de minério de ferro

23 de janeiro de 2012

rnA Vale informou nesta segunda-feira que suspendeu a declaração de “força maior” a partir desta segunda-feira em vários contratos de fornecimento de minério de ferro com usinas siderúrgicas.rnA empresa tin

rn

A Vale informou nesta segunda-feira que suspendeu a declaração de “força maior” a partir desta segunda-feira em vários contratos de fornecimento de minério de ferro com usinas siderúrgicas.

rn

A empresa tinha tomado decisão de utilizar o instrumento, previsto em contrato, no último dia 11 de janeiro em razão das fortes chuva que caíram desde meados de dezembro nos Estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo.

rn

Sazonalmente, a produção de minério é sempre menor no primeiro trimestre justamente por causa das chuvas. Mas neste ano, disse no começo do mês, o clima foi “extremo”, com as maiores precipitações desde 1910 em algumas regiões de Minas.

rn

O clima hostil, diz a Vale, criou “dificuldades paras a nossas operações nos sistemas Sul e Sudeste”, por onde são escoados a produção de minério de ferro de Minas Gerais.

rn

Quando decretou a “força maior” nos contratos, a Vale estimou uma perda de 2 milhões de toneladas de minério de ferro, que deixaram de ser embarcados para o exterior. A cifra corresponde a 20% da produção mensal de Minas Gerais, principal polo produtor de minério do país.

rn

Anualmente, porém, o volume representa menos de três dias de produção de minério de ferro da companhia. A Vale não atualizou nesta segunda-feira o volume total de perda de produção por conta da chuva.

rn

 

Fonte: Folha de São Paulo

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Minério mantém alta

5 de dezembro de 2017

Em sua quinta alta consecutiva, o minério de ferro atingiu o maior valor desde 14 de setembro no mercado à…

LEIA MAIS

Anglo American divulga resultados de produção do terceiro trimestre

24 de outubro de 2017

A Anglo American reportou um aumento de 6% na produção total em base equivalente de cobre, em comparação com o mesmo período em 2016.

LEIA MAIS

MINÉRIO DE FERRO: Preço tem leve alta no mercado futuro

1 de novembro de 2017

O contrato mais negociado no mercado futuro de minério de ferro, na China, com vencimento em janeiro de 2018, passou de 428 para 429,5 iuanes, ou US$ 65,09 a tonelada, de acordo com o câmbio.

LEIA MAIS