NOTÍCIAS

Vale retoma fornecimento normal de minério de ferro

23 de janeiro de 2012

rnA Vale informou nesta segunda-feira que suspendeu a declaração de “força maior” a partir desta segunda-feira em vários contratos de fornecimento de minério de ferro com usinas siderúrgicas.rnA empresa tin

rn

A Vale informou nesta segunda-feira que suspendeu a declaração de “força maior” a partir desta segunda-feira em vários contratos de fornecimento de minério de ferro com usinas siderúrgicas.

rn

A empresa tinha tomado decisão de utilizar o instrumento, previsto em contrato, no último dia 11 de janeiro em razão das fortes chuva que caíram desde meados de dezembro nos Estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo.

rn

Sazonalmente, a produção de minério é sempre menor no primeiro trimestre justamente por causa das chuvas. Mas neste ano, disse no começo do mês, o clima foi “extremo”, com as maiores precipitações desde 1910 em algumas regiões de Minas.

rn

O clima hostil, diz a Vale, criou “dificuldades paras a nossas operações nos sistemas Sul e Sudeste”, por onde são escoados a produção de minério de ferro de Minas Gerais.

rn

Quando decretou a “força maior” nos contratos, a Vale estimou uma perda de 2 milhões de toneladas de minério de ferro, que deixaram de ser embarcados para o exterior. A cifra corresponde a 20% da produção mensal de Minas Gerais, principal polo produtor de minério do país.

rn

Anualmente, porém, o volume representa menos de três dias de produção de minério de ferro da companhia. A Vale não atualizou nesta segunda-feira o volume total de perda de produção por conta da chuva.

rn

 

Fonte: Folha de São Paulo

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Serviço Geológico do Brasil publica editais de cessão de direitos minerários sobre áreas de caulim, cobre e fosfato

17 de outubro de 2022

Fomentar o desenvolvimento do setor mineral e promover investimentos em quatro estados. Com este objetivo o Ministério de Minas e…

LEIA MAIS

Termina nesta 4ª feira (20/4) prazo de inscrições gratuitas para rodadas de negócio do e-MINERAÇÃO DO BRASIL 2022

20 de abril de 2022

Empresas e prestadores de serviços de diversos setores e de todo o país podem participar, gratuitamente, da seleção para as…

LEIA MAIS

Participe do I Seminário de Extensionismo Técnico Mineral

15 de outubro de 2018

Estão abertas as inscrições para o I Seminário de Extensionismo Técnico Mineral. O evento, promovido pela Agência Nacional de Mineração (ANM),…

LEIA MAIS