NOTÍCIAS

Vale retoma fornecimento normal de minério de ferro

23 de janeiro de 2012

rnA Vale informou nesta segunda-feira que suspendeu a declaração de “força maior” a partir desta segunda-feira em vários contratos de fornecimento de minério de ferro com usinas siderúrgicas.rnA empresa tin

rn

A Vale informou nesta segunda-feira que suspendeu a declaração de “força maior” a partir desta segunda-feira em vários contratos de fornecimento de minério de ferro com usinas siderúrgicas.

rn

A empresa tinha tomado decisão de utilizar o instrumento, previsto em contrato, no último dia 11 de janeiro em razão das fortes chuva que caíram desde meados de dezembro nos Estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo.

rn

Sazonalmente, a produção de minério é sempre menor no primeiro trimestre justamente por causa das chuvas. Mas neste ano, disse no começo do mês, o clima foi “extremo”, com as maiores precipitações desde 1910 em algumas regiões de Minas.

rn

O clima hostil, diz a Vale, criou “dificuldades paras a nossas operações nos sistemas Sul e Sudeste”, por onde são escoados a produção de minério de ferro de Minas Gerais.

rn

Quando decretou a “força maior” nos contratos, a Vale estimou uma perda de 2 milhões de toneladas de minério de ferro, que deixaram de ser embarcados para o exterior. A cifra corresponde a 20% da produção mensal de Minas Gerais, principal polo produtor de minério do país.

rn

Anualmente, porém, o volume representa menos de três dias de produção de minério de ferro da companhia. A Vale não atualizou nesta segunda-feira o volume total de perda de produção por conta da chuva.

rn

 

Fonte: Folha de São Paulo

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Anglo American divulga resultados de produção do terceiro trimestre

24 de outubro de 2017

A Anglo American reportou um aumento de 6% na produção total em base equivalente de cobre, em comparação com o mesmo período em 2016.

LEIA MAIS

Instituto Tecnológico Vale abre inscrições para nova turma de Mestrado

22 de outubro de 2018

Instituto Tecnológico Vale (ITV), em Minas Gerais, acaba de abrir as inscrições para o processo seletivo 2019 do Mestrado Profissional…

LEIA MAIS

Instagram reúne informações para estudantes e profissionais ligados à geologia

19 de setembro de 2018

Com mais de 26 mil seguidores, o perfil @igeologico apresenta, de forma leve e didática, informações sobre o setor mineral…

LEIA MAIS