NOTÍCIAS

Vale usa realidade virtual no desenvolvimento de projetos

21 de setembro de 2015

A Vale tem utilizado realidade virtual (RV) para desenvolver projetos e operações de mineração. Uma sala dedicada à tecnologia opera na Mina de Águas Claras, em Nova Lima (MG), onde é possível s

A Vale tem utilizado realidade virtual (RV) para desenvolver projetos e operações de mineração. Uma sala dedicada à tecnologia opera na Mina de Águas Claras, em Nova Lima (MG), onde é possível simular cenários de frentes de lavras, obras de infraestrutura e projetos de instalação de equipamentos e maquinários.

rn

Com investimentos da ordem de R$ 4 milhões, o equipamento é o primeiro do Brasil a ser usado na área de mineração, segundo a mineradora.

rn

A sala possibilita visualizar um cenário em três dimensões, melhorando a identificação das informações contidas nos diversos bancos de dados da Vale. De acordo com a companhia, é possível, por exemplo, colocar em uma mesma projeção dados geológicos, ambientais, de engenharia e de infraestrutura de uma mesma área. Na prática, esse cruzamento de informações possibilitará uma melhoria no processo de planejamento e de decisão da empresa.

rn

Outra utilização potencial é permitir a criação de cenários com cada uma das unidades de produção da Vale. O equipamento possibilita uma visão espacial mais completa de onde estão os pontos de preservação, onde serão abertas as futuras frentes de lavra e mesmo a composição física e química das rochas em cada área do complexo.

rn

A tecnologia utilizada na geração de imagens de RV também é capaz de gerar imagens mais realistas, que podem ajudar na compreensão de quem não necessariamente domina a linguagem técnica normalmente usada em projetos de engenharia e presente em plantas e gráficos, segundo a Vale.

rn

A RV também tem sido utilizada para aumentar a segurança das atividades de extração mineral da empresa. De acordo com a companhia, como é viável simular, por exemplo, o comportamento de estruturas em cenários adversos, é possível testar os projetos ainda na fase de planejamento, diminuindo as possibilidades de risco e erro no momento de implantação e operação.

rn

Clique aqui e acesse a matéria. 

rn

 

rn

 

 

Fonte: Notícias de Mineração Brasil

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



CBMINA: submissão de trabalhos pode ser feita até esta sexta-feira

10 de abril de 2018

Para reforçar a importância de mão de obra qualificada e garantir o crescimento responsável da atividade minerária no País, o…

LEIA MAIS

Julio Nery é nomeado diretor de Sustentabilidade e Assuntos Regulatórios do IBRAM

28 de janeiro de 2020

O Conselho Diretor do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) aprovou a nomeação de Julio Cesar Nery Ferreira para assumir cargo de diretor…

LEIA MAIS

MCTIC lança consulta pública sobre Plano de Ação em Ciência, Tecnologia e Inovação para Minerais Estratégicos

1 de outubro de 2018

O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) lançou na última quinta-feira (27) consulta pública sobre o Plano de…

LEIA MAIS