NOTÍCIAS

Vale utiliza realidade virtual em projetos e operações de mineração

23 de setembro de 2015

A Vale vem utilizando realidade virtual (RV) no desenvolvimento de projetos e operações de mineração. Uma sala dedicada à tecnologia opera na Mina de Águas Claras, em Nova Lima, onde é possível

A Vale vem utilizando realidade virtual (RV) no desenvolvimento de projetos e operações de mineração. Uma sala dedicada à tecnologia opera na Mina de Águas Claras, em Nova Lima, onde é possível simular cenários variados de frentes de lavras, obras de infraestrutura e mesmo projetos de instalação de equipamentos e maquinários. Com investimentos da ordem de R$ 4 milhões, o equipamento é o primeiro do Brasil a ser usado na área da mineração. 

rn

A sala possibilita uma “imersão” em um cenário em três dimensões. Dessa forma, é possível melhorar a visualização das informações contidas nos diversos bancos de dados da Vale. Pode-se, por exemplo, colocar em uma mesma projeção dados geológicos, ambientais, de engenharia e de infraestrutura de uma mesma área. Na prática, esse cruzamento de informações possibilitará uma melhoria no processo de planejamento e decisão da empresa. 

rn

Outra utilização potencial é criar cenários com cada uma das unidades de produção da Vale. O equipamento possibilita uma visão espacial mais completa de onde estão os pontos de preservação, onde serão abertas as futuras frentes de lavra e mesmo a composição física e química das rochas em cada área do complexo. 

rn

A tecnologia utilizada na geração de imagens de Realidade Virtual é capaz ainda gerar imagens mais realistas, que podem ajudar na compreensão de quem não necessariamente domina a linguagem técnica normalmente usada em projetos de engenharia e presente em plantas e gráficos. 

rn

Mais segurança 

rn

A Realidade Virtual, tecnologia que vem sendo desenvolvida desde a década de 1950, também está sendo utilizada para aumentar a segurança das atividades de extração mineral. Como é possível simular, por exemplo, o comportamento de estruturas em cenários adversos, é possível testar os projetos ainda na fase de planejamento, diminuindo as possibilidades de risco e erro no momento de implantação e operação.

rn

 

rn

 

 

Fonte: Vale

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Brasil inaugura 1º hub de inovação para a indústria mineral

21 de janeiro de 2019

Inovação na prática, ao vivo, voltada exclusivamente para a indústria da mineração. É o que os participantes do Hub da…

LEIA MAIS

Mais segurança: quatro barragens da Vale em Minas Gerais têm nível de emergência retirado e obtêm DCEs positivas

10 de outubro de 2022

As barragens B5/MAC (Nova Lima), Marés II (Belo Vale), Santana (Itabira) e Paracatu (Catas Altas), todas em Minas Gerais, tiveram…

LEIA MAIS

Fabio Schvartsman participa de evento corporativo em São Paulo

16 de abril de 2018

O diretor-presidente da Vale, Fabio Schvartsman, participou, no dia 10 de abril, do Itaú Macro Vision, evento voltado para o…

LEIA MAIS