Os professores Arthur McDonald e Takaaki Kajida venceram o Prêmio Nobel de Física 2015, com um trabalho que descobriu que os neutrinos, um tipo de partícula subatômica sem carga elétrica.
Os professores Arthur McDonald e Takaaki Kajida venceram o Prêmio Nobel de Física 2015, com um trabalho que descobriu que os neutrinos, um tipo de partícula subatômica sem carga elétrica, mudam de classe e possuem massa. Parte dos experimentos conduzidos para o trabalho foram realizados no Sudbury Neutrino Observatory Lab (Snolab), laboratório da Vale na mina de Creighton, no Canadá.
O trabalho dos professores mostrou que neutrinos mudam de classe quando viajam do Sol para a Terra, comprovando que eles têm massa. Durante os experimentos, McDonald, que é da Universidade de Queens, no Canadá, utilizou o Snolab, laboratório subterrâneo que fica a mais de dois quilômetros da superfície.
A Vale no Canadá publicou um comunicado, no dia 7, parabenizando o físico, que vai receber, em conjunto com o colega japonês da Universidade de Tóquio, cerca de US$ 963 mil da Academia Real das Ciências da Suécia. O valor original do prêmio é de 8 milhões de coroas suecas.
“A Vale nunca esteve mais orgulhosa dessa associação com o Snolab como está hoje, com esse mais do que merecido reconhecimento para o Dr. McDonald e para toda a equipe do Snolab. Quando embarcamos nessa parceria com o Snolab, não esperávamos nada em troca, a não ser uma oportunidade para ajudar o avanço do conhecimento científico”, disse Murilo Ferreira, CEO da Vale, no comunicado.
O Snolab possui um espaço para pesquisa de 5 mil metros quadrados, com pesquisadores renomados em todo o mundo, trabalhando lado a lado com os operadores da atividade de mineração de níquel da mina de Creighton.
De acordo com a Vale, o Snolab é o laboratório mais profundo do mundo voltado para esse tipo de pesquisa, como a de neutrinos. A configuração subterrânea do laboratório permite a condução de experimentos em um ambiente com a menor interferência possível de radioatividade solar e do meio ambiente.
Fonte: Notícias de Mineração Brasil
O diretor-presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Raul Jungmann, anunciou que a direção estuda criar o censo da diversidade do…
LEIA MAISEm sua quinta alta consecutiva, o minério de ferro atingiu o maior valor desde 14 de setembro no mercado à…
LEIA MAISAprovar uma abrangente política pública e desarmar os gargalos que impedem a expansão da produção mineral, em especial, de minerais…
LEIA MAIS