NOTÍCIAS

VIII Simpósio Brasileiro de Exploração Mineral ocorre esta semana em Ouro Preto

22 de maio de 2018

Agência para o Desenvolvimento Tecnológico da Indústria Mineral Brasileira (ADIMB)promove a partir desta segunda-feira o VIII Simpósio Brasileiro de Exploração Mineral (Simexmin), em Ouro Preto. O evento mais reconhecido do setor na América Latina contará com autoridades e empresas nacionais e estrangeiras.

Na abertura, Maria José Gazzi Salum, diretora do Departamento de Desenvolvimento Sustentável na Mineração do Ministério de Minas e Energia (MME), Frederico Munia Machado, procurador-chefe do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) e o diretor-geral do DNPM, Victor Hugo Froner Bicca, vão apresentar as mudanças recentes e futuras no arcabouço legal brasileiro.

Bicca deve ser sabatinado pelo Senado nos próximos dias para assumir a nova Agência Nacional de Mineração (ANM), que deverá suceder o DNPM. A criação da agência será tema também da palestra de Adriano Trindade, do Pinheiro Neto Advogados.

Durante quatro dias, o Parque Metalúrgico da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) vai receber especialistas para debater os rumos da exploração mineral, neste momento em que se consolidam as mudanças regulatórias no setor, são identificados novos depósitos de grande potencial e melhora a demanda e os preços das commodities minerais.

Entre os dois auditórios onde ocorrerá o Simexmin, serão debatidos e propostos os caminhos mais adequados e sensatos, seja nos aspectos legais, de financiamento ou técnico-científicos para acelerar a retomada do desenvolvimento do setor mineral brasileiro. Também haverá exposições de fornecedores, acadêmicos e reguladores nacionais e estrangeiros.

É possível antever um aumento significativo de investimentos da exploração mineral no Brasil nos próximos anos. Ao ciclo de baixa que suportamos nos últimos anos sucederá um novo ciclo de alta – afirma o secretário executivo da ADIMB, Onildo João Marini.

A visão do professor Marini é compartilhada pelo secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do Ministério de Minas e Energia, Vicente Humberto Lôbo Cruz.

Hoje há fila de espera para se contratar uma sonda. O setor de pesquisa mineral saiu de um sono profundo para um momento promissor – diz o secretário.

Esta edição do Simexmin, que ocorre a cada dois anos, continuará a primar pela profundidade dos temas tratados e pela extrema qualidade dos seus oradores. Com isso, o Simpósio continuará a ser fonte de conteúdo inovador para os exploradores minerais do país.

Ao longo do mês de maio, o Simexmin também promove em Ouro Preto uma série de cursos de aperfeiçoamento na exploração mineral com especialistas renomados do exterior.

Durante os quatro dias do evento, haverá ainda uma feira de exposições com dezenas de stands de empresas do setor, fornecedores, acadêmicos e órgãos de imprensa.

Serviço

Onde: Parque Metalúrgico Augusto Barbosa – Centro de Artes e Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto
Quando: 20 a 23 de maio de 2018
MAIS INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES ATRAVÉS DO LINK:
www.adimb.com.br/simexmin2018

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Produção da Vale bate recorde no trimestre

20 de outubro de 2017

O complexo atingiu recorde trimestral de 45 Mt no terceiro trimestre, ao produzir 8,5% a mais do que no segundo trimestre.

LEIA MAIS

Fabio Schvartsman participa de evento corporativo em São Paulo

16 de abril de 2018

O diretor-presidente da Vale, Fabio Schvartsman, participou, no dia 10 de abril, do Itaú Macro Vision, evento voltado para o…

LEIA MAIS

Alubar prioriza fornecedores do Pará

10 de abril de 2018

Em 2017, a maior parte dos investimentos da Alubar com compras e serviços foi aplicada no Pará. A fábrica, líder…

LEIA MAIS