NOTÍCIAS

VLI e Vale Fertilizantes inauguram alternativa moderna para escoamento

16 de maio de 2017

Após três anos de obras de ampliação, o Terminal Integrador Portuário Luiz Antonio Mesquita (Tiplam) já está completamente instalado no Complexo Portuário de Santos, em São Paulo

Um moderno e eficiente empreendimento para o escoamento da produção agrícola do país foi inaugurado, no dia 5 de maio, pela empresa VLI e Vale Fertilizantes. Após três anos de obras de ampliação, o Terminal Integrador Portuário Luiz Antonio Mesquita (Tiplam) já está completamente instalado no Complexo Portuário de Santos, em São Paulo.
 
Desde seu funcionamento em 1969, o terminal se tornou uma importante estrutura para a importação de produtos como fertilizantes, enxofre, rocha fosfática e amônia. As obras, que começaram em 2013 impulsionadas pelas projeções crescentes do agronegócio brasileiro, prepararam o empreendimento para multiplicar por seis sua capacidade de movimentação de materiais, que salta de 2,6 milhões para 14,5 milhões de toneladas escoadas por ano. A ampliação aumentará a importação de fertilizantes e enxofre, além de permitir ao Tiplam dar início à exportação de grãos de açúcar.
 
“Um empreendimento como o Tiplam cria valor para a sociedade e para os clientes da VLI, à medida que gera capacidade de atendimento, priorizando uma operação eficiente e, acima de tudo, segura. Em um momento como esse no Brasil, é fundamental que pensemos as relações com base na ética e o respeito às pessoas. Eu tenho muito respeito pelo que ajudamos a construir na VLI", destaca o diretor-presidente Murilo Ferreira.
 
As obras de ampliação do Tiplam foram consideradas a maior obra portuária em curso no país, criando cerca de 9 mil postos de trabalho durante o período. O terminal já está operando em caráter de teste desde janeiro deste ano, atendendo à nova safra recorde do país e representando uma nova alternativa logística para o agronegócio, que é um dos principais setores da economia brasileira.
 
 
 
Vale
Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Inscrições abertas para submissão de trabalhos na Minexcellence 2019

10 de setembro de 2018

O 4º Seminário Internacional de Excelência Operacional em Mineração (Minexcellence 2019) será realizado em Santiago, no Chile, entre os dias…

LEIA MAIS

Anglo American divulga resultados de produção do terceiro trimestre

24 de outubro de 2017

A Anglo American reportou um aumento de 6% na produção total em base equivalente de cobre, em comparação com o mesmo período em 2016.

LEIA MAIS

Brasil terá 1º hub de inovação para a indústria mineral

19 de novembro de 2018

Inédita no setor em nível global, iniciativa de mineradoras brasileiras em parceria com a WeWork pretende impactar positivamente a competitividade…

LEIA MAIS