NOTÍCIAS

Votorantim Cimentos mobiliza moradores da Fercal (DF) a colaborar no uso consciente de água

4 de setembro de 2017

Atividades voltadas à preservação dos recursos hídricos serão realizadas no evento “Virada do Cerrado”

Para enfrentar o desafio da escassez de recursos hídricos no Distrito Federal, a Votorantim Cimentos e Conselho Comunitário da Fercal (DF) engajam a população a colaborar com ações para o uso racional da água, por meio da realização de atividades educativas e de conscientização ambiental. As iniciativas fazem parte da Virada do Cerrado, evento da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema-DF) promovido para integrar todo o Distrito Federal em um grande movimento pela sustentabilidade. Em 2017, o tema da Virada é: Cuidando das Águas.
 
Na Fercal, as atividades serão realizadas nos dias 1 e 2 de setembro, no Centro de Referência em Ação da Fercal (CRAS) e no Espaço Cultural da Fercal (Centro Comunitário da Fercal), respectivamente, a partir das 14h. O público poderá participar gratuitamente de oficinas de capacitação, nas quais serão oferecidas dicas sobre como reutilizar água e reaproveitar alimentos.
 
A programação na Fercal inclui ainda uma exposição de artesanato de produtos recicláveis e de móveis feitos com paletes. Também será demonstrada a parceria do Conselho Comunitário e da Votorantim Cimentos para reaproveitar pneus usados, com o recolhimento nas borracharias da região para serem usados como alternativa para substituir parte dos combustíveis fósseis na produção de cimento.
 
Segundo Andreia Ferreira de Aguiar, membro do Conselho Comunitário da Fercal e responsável pelas atividades da Virada, outra atração do evento é a exposição de fotos e vídeos produzidos pelos próprios moradores para retratar ações que desenvolveram para preservar os recursos hídricos.
 
“A preservação da água é um tema que impacta diretamente a todos, mas com orientação as pessoas podem fazer a diferença. Por isso, fizemos uma gincana para mobilizar a comunidade, de forma lúdica, a realizar práticas sustentáveis. A adesão foi bastante expressiva, com a criação de cinco grupos que fez diversas melhorias em nascentes e córregos e cujos trabalhos foram muito bem executados e documentados”, explicou Andreia.
 
O encerramento da gincana será feito no dia 2 de setembro, com a realização de um teste de conhecimentos gerais sobre água e sustentabilidade, além de outras provas que valem premiação para os grupos participantes.
 
Serviço:
Virada do Cerrado – Fercal (DF)
Data: 01/09/2017
Local: Centro de Referência em Ação da Fercal (CRAS)
Horário: a partir das 14 h
Atividade: Oficinas de alimentos e água
– Produção de alimentos
– Reaproveitamento de cascas de verduras e frutas para fazer bolo, saladas e sucos
– Palestra sobre reutilização de água na Comunidade Queima Lençol
 
Data: 02/09/2017
Local: Espaço Cultural da Fercal (Centro Comunitário da Fercal)
Horário: a partir das 14 h
Atividade: Gincana da Virada do Cerrado
– Apresentação da banda do Corpo de Bombeiros
– Apresentação de mosaico de fotos e vídeos
– Exposição de artesanato de produtos recicláveis
– Móveis de paletes e pneus
– Entrega de premiação
 
Apoio:
Conselho Comunitário da Fercal, Centro de Referência em Ação da Fercal, Votorantim Cimentos, Ciplan Cimentos e Administração Regional da Fercal
 
Sobre a Votorantim Cimentos
 
Presente no negócio de materiais de construção (cimento, concreto, agregados e argamassas) desde 1933, a Votorantim Cimentos é uma das maiores empresas globais do setor, com capacidade produtiva de cimento de 57,5 milhões de toneladas/ano e receita de R$ 12,7 bilhões em 2016. A Votorantim Cimentos possui unidades estrategicamente localizadas próximas aos mais importantes mercados consumidores em crescimento e está presente em 13 países, além do Brasil: Argentina, Bolívia, Canadá, Chile, China, Espanha, Estados Unidos, Índia, Marrocos, Peru, Tunísia, Turquia e Uruguai.
Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Fabio Schvartsman participa de evento corporativo em São Paulo

16 de abril de 2018

O diretor-presidente da Vale, Fabio Schvartsman, participou, no dia 10 de abril, do Itaú Macro Vision, evento voltado para o…

LEIA MAIS

Cazaquistão recebe este ano o World Mining Congress

16 de abril de 2018

Com uma gama diversificada de commodities minerais, o Cazaquistão é o maior produtor mundial de urânio, o segundo maior de cromita e…

LEIA MAIS

CBMINA: submissão de trabalhos pode ser feita até 13 de abril

5 de abril de 2018

Para reforçar a importância de mão de obra qualificada e garantir o crescimento responsável da atividade minerária no País, o…

LEIA MAIS