NOTÍCIAS

Votorantim Cimentos mobiliza população de Nobres (MT) a incentivar a leitura

5 de novembro de 2018

O programa Parceria Votorantim pela Educação (PVE) chega ao quarto ciclo de atividades em Nobres (MT). A iniciativa, inédita no município, possui como objetivo proporcionar melhorias na educação. No ano de 2018, o tema central escolhido para as ações foi: “Gestão com Foco na Aprendizagem”.

Na frente de Fortalecimento da Gestão, profissionais da Secretaria Municipal de Educação, coordenadores e diretores escolares se reuniram, de 30 de outubro a 01 de novembro, para fazer um balanço das ações realizadas em 2018.  A análise das atividades desenvolvidas impulsionou a elaboração de um plano de ação, desenvolvido pela assessoria pedagógica com o apoio da consultoria especializada do PVE. O conteúdo será distribuído e executado no próximo ano nas escolas municipais. As atividades de formação desenvolvidas nos três primeiros ciclos qualificaram técnicos das secretarias de Educação, gestores educacionais e escolares, e alunos, abrangendo em torno de 1.600 pessoas.

Já na frente de Mobilização Social a comunidade local foi engajada a participar de ações como feiras literárias, doações de livros e revitalização da Biblioteca Municipal, além de instalação da geladoteca, uma ‘geladeira literária’ com diversos livros para empréstimo. A geladoteca foi doada para a Escola Coronel Olavo Duarte, na Aldeia Bacari, uma iniciativa que beneficiou a comunidade indígena da região.

“Todas as ações realizadas foram um sucesso e ajudaram a melhorar os espaços de aprendizagem e leitura, com a participação da população. Além disso, o programa proporcionou um apoio significativo para os profissionais da educação a aprimorarem suas metodologias de ensino, auxiliando na elaboração de documentos para orientar os planos de ação nas unidades escolares nos próximos anos. O PVE também aproximou mais a fábrica da comunidade, em ações realizadas para o público visitar a unidade, o que faz com que a empresa esteja ainda mais inserida na vida da população e, assim, contribuir cada vez mais para o seu crescimento de forma sólida”, afirmou Fernanda Deleu Recife, analista de Responsabilidade Social, da Regional Centro-Norte, da Votorantim Cimentos.

Para a secretária de Educação, Edilman Rondon, as ações do PVE vieram beneficiar a educação e a cultura em Nobres. “O PVE surgiu como uma ferramenta única, no comprometimento dos profissionais com o ensino e no resgate da leitura e da cultura da cidade, por meio das feiras e da mobilização da comunidade. Neste primeiro ano já colhemos muitos frutos e estamos empenhados para dar continuidade nesta parceria”, afirmou Edilman.

Desafio Criativos da Escola – Também foi realizado pela frente de Mobilização Social o concurso Desafio Criativos da Escola,iniciativa que envolve o protagonismo de professores, pais, alunos e comunidade na elaboração de projetos que transformem realidades de pessoas, espaços públicos ou escolas é também parte da mobilização. A premiação do Desafio Criativos da Escola foi promovida no Espaço Público Neto Santos e apresentou os dois projetos finalistas, o de comunicação social e o de piquenique literário, que foi eleito o vencedor.

Votorantim 100 anos – Idealizado pelo Instituto Votorantim, o PVE é promovido desde 2008, com o apoio das empresas do Grupo Votorantim, em parceria com a Comunidade Educativa (Cedac) e Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec).

Em 2018, a atuação do PVE passou de 51 para 100 municípios. De responsabilidade da Votorantim Cimentos são 25 municípios. Na região Centro-Oeste, o PVE estreou em 2018 em três Estados e no Distrito Federal, nos municípios de Nobres (MT), Corumbá (MS), Edealina (GO) e Sobradinho (DF).  A expansão do programa é uma iniciativa do Grupo Votorantim, que neste ano celebra o seu centenário. A empresa escolheu a educação como causa legítima de suas ações para continuar deixando um legado para a sociedade.

Sobre a Votorantim Cimentos

Fundada em 1933, a Votorantim Cimentos se tornou uma das maiores empresas globais do setor. O portfólio de materiais de construção vai além dos cimentos e inclui concretos, argamassas e agregados, além de insumos agrícolas. São quase 12 mil empregados e uma receita líquida de R$ 11,1 bilhões em 2017. As unidades da Votorantim Cimentos estão estrategicamente próximas aos mais importantes mercados consumidores em crescimento e presente em 11 países, além do Brasil: Argentina, Bolívia, Canadá, Espanha, Estados Unidos, Índia, Marrocos, Peru, Tunísia, Turquia e Uruguai. Se no passado a Votorantim Cimentos tinha orgulho de ter contribuído para o desenvolvimento e industrialização do país, hoje a empresa constrói o futuro com parcerias, inovação e sustentabilidade, sempre focada em seu propósito: a vida é feita para durar.

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Fabio Schvartsman participa de evento corporativo em São Paulo

16 de abril de 2018

O diretor-presidente da Vale, Fabio Schvartsman, participou, no dia 10 de abril, do Itaú Macro Vision, evento voltado para o…

LEIA MAIS

Guia de boas práticas aborda etapas de ciclo de vida de barragens e outras estruturas de disposição de rejeitos

8 de agosto de 2019

A minuta do ‘Guia de Boas Práticas de Gestão de Barragens e Estruturas de Disposição de Rejeitos’, que está em fase…

LEIA MAIS

NLMK participa da M&T Expo 2018

29 de outubro de 2018

A siderúrgica NLMK vai participar da edição de 2018 da MT&Expo, Feira Internacional de Equipamentos para Mineração e Construção, que…

LEIA MAIS