NOTÍCIAS

Votorantim Metais inicia capacitação de mão de obra em Rondon do Pará

21 de novembro de 2013

Quase mil profissionais participam da primeira etapa do programa de qualificação rnNa próxima sexta-feira, dia 22 de novembro, será realizada em Rondon do Pará a aula inaugural do Programa de Qualificaç&

rn

Quase mil profissionais participam da primeira etapa do programa de qualificação 

rn

Na próxima sexta-feira, dia 22 de novembro, será realizada em Rondon do Pará a aula inaugural do Programa de Qualificação Profissional realizado pela Votorantim Metais em parceria com a Prefeitura de Rondon do Pará, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará – IFPA e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI. Nesta primeira etapa, foram preenchidas 955 vagas para cursos como ajudante de obras, armador de ferragem, carpinteiro de obras, torneiro mecânico, mecânico de máquinas industriais, auxiliar administrativo, assistente de planejamento e controle de produção, auxiliar de contabilidade e auxiliar de recursos humanos. 

rn

A estudante Daysiana Costa cursa o 4º semestre de Administração, atua na área de Recursos Humanos de uma empresa de Rondon do Pará e viu no programa uma oportunidade de complementação profissional. “Gosto de atuar na área de RH, mas toda experiência que tenho foi adquirida na prática. Fiz a inscrição no curso de Auxiliar de Recursos Humanos na expectativa de somar conhecimento e obter uma certificação reconhecida pelo mercado”, relata. 

rn

Essa também é a expectativa do morador Cosme Rodrigues. Formado em Ciências Sociais, ele atua na área de Contabilidade e preencheu uma das 30 vagas ofertadas para o curso de Auxiliar de Contabilidade. “Nunca havia tido a oportunidade de realizar um curso nesta área em Rondon do Pará. Qualificação é algo que a gente deve sempre correr atrás, pois o mercado de trabalho exige, cada vez mais, pessoas capacitadas. Quanto mais conhecimento, melhor”, avalia. 

rn

A expectativa é que as qualificações contemplem cerca de nove mil profissionais até o final de 2014 nos municípios de Rondon do Pará, Dom Eliseu e Abel Figueiredo e visam às etapas de construção e operação do Alumina Rondon, projeto que prevê a implantação de refinaria de alumina e mina de bauxita em Rondon do Pará; bem como à inserção no mercado de trabalho da região. Sérgio Oliveira, coordenador de Sustentabilidade do Alumina Rondon, explica que as capacitações serão realizadas por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – Pronatec. “Os cursos são geridos por instituições conceituadas nacionalmente e com vasta experiência em capacitação profissional e proporcionam o desenvolvimento de um conjunto de competências necessárias ao exercício qualificado de uma função”, ressalta.

rn

Capacitação rural – Além da qualificação de mão de obra, a Votorantim Metais realizará capacitação específica para produtores rurais. O Programa de Fomento à Produção Agrícola prevê a realização dos cursos de operador de máquinas e implementos agrícolas, auxiliar técnico em agropecuária, agricultor agroflorestal, horticultor, agricultor familiar e identificador florestal. O objetivo é fomentar a produção de alimentos na região e tornar os produtores locais aptos a atender às demandas geradas a partir da implantação do empreendimento. 

rn

Desenvolvimento local – A Votorantim Metais também está realizando outras iniciativas em Rondon do Pará. A empresa está executando o Programa de Apoio à Gestão Pública, uma iniciativa do Instituto Votorantim e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) que contempla os projetos de Modernização da Gestão Pública Municipal de Rondon do Pará, Planejamento Físico e Territorial (Plano Diretor, Plano de Saneamento, Plano de Mobilidade e Plano de Habitação), além de projetos executivos de água, esgoto, resíduos sólidos e drenagem.

rn

rn

 

rn

 

 

Fonte: Assessoria

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Consulado da Dinamarca realiza workshop sobre soluções sustentáveis para a mineração

20 de dezembro de 2021

O Consulado Geral da Dinamarca realizou nesta quarta-feira, 15/12, o Danish Day: Sustainable Mining. O workshop online promoveu a troca de…

LEIA MAIS

BH recebe treinamento gratuito sobre segurança em máquinas e equipamentos

12 de novembro de 2018

Multinacional alemã líder mundial em sistemas de segurança para máquinas industriais, a Schmersal realiza o treinamento gratuito Segurança em Máquinas…

LEIA MAIS

Centro de Tecnologia de Ferrosos da Vale completa 10 anos

15 de outubro de 2018

A Vale possui um dos mais avançados centros de pesquisas na aplicação de minério de ferro e carvão na siderurgia….

LEIA MAIS