NOTÍCIAS

Votorantim Metais traz a Goiânia especialista em Geotecnia

1 de julho de 2015

A pedido da Secima, Unidade Niquelândia organiza palestra sobre segurança de barragens de contenção com consultor Paulo Abrãorn O controle e monitoramento da operação das barragens que armazenam re

A pedido da Secima, Unidade Niquelândia organiza palestra sobre segurança de barragens de contenção com consultor Paulo Abrão

rn

 O controle e monitoramento da operação das barragens que armazenam rejeitos do processo produtivo de indústrias da mineração será tema de palestra no dia 2 de julho, das 8h30 às 11h30, em Goiânia (GO), na sede da Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos (Secima). A palestra é destinada a profissionais da área ambiental, que foram convidados pela Secima. O evento está sendo organizado pela Unidade Niquelândia da Votorantim Metais, que trará o geólogo Paulo Abrão, como palestrante do evento. A palestra contará também com a presença do gerente-geral de Sustentabilidade da Votorantim Metais, Antonio Eymard Rigobello, do gerente da área de Saúde, Segurança e Meio Ambiente da Unidade Niquelândia, Valter Silveira, e da engenheira de Meio Ambiente, Priscila Ferracini.

rn

Formado em Geologia pela Universidade de São Paulo (USP), Paulo Abrão possui vários cursos de pós-graduação no Brasil e no exterior. Atua há 45 anos nas áreas de geotecnia para mineração, especialmente em projetos de disposição de rejeitos, disposição de estéril e talude de minas a céu aberto. Na área de barragens de rejeitos, participou de estudos, projetos e auditoria de mais de 100 barragens, no Brasil e no exterior. Atualmente, é sócio-diretor da empresa Geoconsultoria Ltda.

rn

Na palestra em Goiânia, Paulo Abrão irá falar sobre os tipos de barragens de contenção e as formas de disposição de rejeitos (hidráulica, espessada, filtrada etc). Irá abordar também os custos para implantar e manter uma barragem e o que rege a legislação ambiental sobre o tema. O especialista ainda abordará os danos que podem ser provocados quando há ruptura de barragens. Para isso, o palestrante apresentará casos ocorridos no Brasil e no exterior e como as indústrias podem evitar esses acidentes por meio da implantação de sistemas de gestão de segurança de barragens, a exemplo do que é feito pela Unidade Niquelândia da Votorantim Metais.

rn

A empresa possui duas barragens, Jacuba e do Mosquito, que são utilizadas para disposição do rejeito do processo Caron e acumulação e captação de água para utilização no processo. Para fazer a gestão dessas estruturas, a empresa conta com profissionais habilitados e capacitados, envolvendo geólogos, engenheiros e técnicos. Eles controlam e monitoram as barragens por meio do Sistema de Gerenciamento de Barragens (Sigbar). O sistema é utilizado desde 2004 na Votorantim Metais para gerenciar desde as documentações de projeto das estruturas, passando pelos monitoramentos periódicos dos instrumentos instalados, até a avaliação de segurança por empresa de geotecnia externa com a emissão de relatórios mensais que atestam a estabilidade das estruturas.

rn

Para fazer a gestão dessas estruturas, a empresa conta com profissionais habilitados e capacitados, envolvendo geólogos, engenheiros e técnicos. Eles controlam e monitoram as barragens por meio do Sistema de Gerenciamento de Barragens (Sigbar). O sistema é utilizado desde 2004 na Votorantim Metais para gerenciar desde as documentações de projeto das estruturas, passando pelos monitoramentos periódicos dos instrumentos instalados, até a avaliação de segurança por empresa de geotecnia externa com a emissão de relatórios mensais que atestam a estabilidade das estruturas.

rn

Serviço

rn

O quê: Palestra “Segurança de Barragens de Contenção”

rn

Quando: 2 de julho (quinta-feira)

rn

Horário: 8h30 às 11h30

rn

Onde: Sede da Secima

rn

Endereço: 11ª Avenida, Qd 94, lt 9/22, s/n, Setor Universitário – Goiânia (GO)

rn

 

rn

 

 

Fonte: Votorantim Metais

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Minério mantém alta

5 de dezembro de 2017

Em sua quinta alta consecutiva, o minério de ferro atingiu o maior valor desde 14 de setembro no mercado à…

LEIA MAIS

CPRM ministra curso de capacitação em risco geológico e leitura de cartas de suscetibilidade para a Defesa Civil de Santa Catarina

17 de dezembro de 2018

Com o objetivo de explicar a percepção da suscetibilidade e risco, além de apresentar os produtos do Serviço Geológico do Brasil…

LEIA MAIS

IBRAM renova liderança e defende protagonismo do setor

21 de janeiro de 2019

Com grande experiência nos setores público e privado, Jerson Kelman assume a presidência do IBRAM; presidente do Conselho, Luiz Eduardo…

LEIA MAIS