NOTÍCIAS

26ª EDIÇÃO DO ENTMME RECEBE MAIS DE 600 CONGRESSISTAS

5 de novembro de 2015

Evento foi aclamado pelo público por alto nível de trabalhos apresentados e boa organização.

Evento foi aclamado pelo público por alto nível de trabalhos apresentados e boa organização

O XXVI Encontro Nacional de Tratamento de Minérios e Metalurgia Extrativa – ENTMME aconteceu de 18 a 22 de outubro de 2015, em Poços de Caldas/MG. Realização da Unifal-MG, o evento foi organizado por uma comissão de professores, estudantes e profissionais e teve como objetivo proporcionar um ambiente de troca de conhecimentos e divulgação tanto de trabalhos científicos quanto da atividade mineral e metalúrgica.

A programação do encontro contou com atividades técnico-científicas, dentre elas cursos, palestras, visitas técnicas, feira de patrocinadores e jantar oficial. De acordo com a presidente da comissão organizadora, professora Daniela Gomes Horta, o encontro teve 620 inscritos e 400 resumos recebidos, sendo que destes foram selecionados 274 artigos para publicação nos anais do XXVI ENTMME.

Nos três dias de encontro aconteceram sessões plenárias, que foram ministradas por convidados especiais com referência no setor de mineração e metalurgia. No dia 19, Evandro Costa e Silva, do Departamento de Exploração e Projetos Minerais da Vale S.A., apresentou o projeto de Alan Souza, sobre “Os desafios do processamento em umidade natural/rotas de mínimo consumo de água”. Evandro ressaltou a importância de pesquisas como essa e lembrou a todos de que a água é um bem finito, de grande valor econômico e essencial para as atividades humanas. “Além do conflito entre mineração e os impactos nos recursos hídricos, precisamos ter em mente que a água não é gratuita. Não podemos falar em mineração sem mencionar custo”, lembrou o representante da empresa patrocinadora diamante do evento.

Na terça, 20, a sessão plenária foi ministrada por Alex Moreno, da SNF Flomin, que falou sobre os “90 anos de uso do xantato na flotação de minérios”. De acordo com ele, o xantato é um dos principais reagentes usados na flotação de sulfetos de cobre, ouro, níquel, chumbo e zinco e seus principais usos são na produção de papel celofane, a partir da celulose, na mineração, na vulcanização de borracha e em inseticidas e pesticidas. (A Flomin disponibiliza um autotreinamento online sobre xantato, para os interessados, o site é www.xantato.com.br). Na quarta, 21, o palestrante foi Denilson Moreno, da Haver e Boecker Latinoamericana que falou sobre a “peneira excêntrica circular na classificação do minério de ferro com umidade natural”. Durante a apresentação, Denilson mostrou as diversas peneiras da empresa e falou sobre a teoria básica do peneiramento.

Já as sessões de apresentação de trabalhos, que envolveram assuntos como caracterização, geometalurgia, cominuição, flotação, tratamento de efluentes, hidrometalurgia, fertilizantes, entre outros, foram abertas por professores e profissionais convidados para o evento devido suas contribuições em produção científica.

Apresentações formato de pôster

A sessão de pôsteres contemplou 141 trabalhos. Dentre eles está o do professor da Unifal-MG, Leonardo Henrique Soares Damasceno, que apresentou o “”Efeito da fonte externa de carbono na partida de reatores UASB em condições ácidas no tratamento de drenagem ácida de minas”, cujo autor principal é seu aluno de mestrado, Daniel Fernandes Novais Pimenta, que também teve um co-orientador, o professor Marcelo Zaiat da USP. Segundo Leonardo, a intenção é testar sistemas sem necessidade de aumentar o ph para, posteriormente, fazer aplicação em uma planta industrial. “Em médio/longo prazo pensamos em executar o trabalho na INB, em Caldas. Já temos dados promissores para esse sistema”, afirmou o professor. Em relação ao evento, o professor Leonardo não poderia estar mais feliz. Nas palavras dele “O evento é um marco para o campus de Poços, é o primeiro desse porte que organizamos. Visto a bons olhos, toda a comissão organizadora está de parabéns, superaram as expectativas!”.

Outro destaque foi a aluna de mestrado da UFMG, Kelly Cristina Ferreira, que participou pela 1ª vez do evento e pode apresentar três trabalhos em pôster. Formada em Engenharia Metalúrgica, um de seus trabalhos, orientado pelo professor Antonio Eduardo Clark Peres, foi sobre o aproveitamento de rejeitos de uma empresa para a qual trabalhou em Itabirito, sendo que a pesquisa tem como foco a produção de argamassa. Para Kelly, o evento foi excelente: “a riqueza dos trabalhos foi enorme e o encontro permite a troca de experiências com outros pesquisadores. Estou aproveitando para conhecer melhor o pessoal da Unifal também”, disse ela.

Patrocinadores e Apoio

As empresas de apoio e patrocinadoras elogiaram a organização do evento, tanto na seleção dos trabalhos de pesquisa quanto no tratamento dado aos participantes, que desfrutaram confortavelmente da programação técnico-científica e da cidade de Poços de Caldas.

Próximo ENTMME

Na Assembleia do XXVI ENTMME, os professores Jaime Costa (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará – IFPA) e Denilson Costa (Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará – UNIFESSPA), apresentaram sua proposta para que a próxima edição do ENTMME fosse realizada em Belém, no Pará. Os representantes da comissão informaram que desde a edição do evento que aconteceu em Salvador, em 2011, existe o interesse de sediar o ENTMME.

Com uma defesa sincera, em que o principal argumento foi de que nenhuma edição do evento aconteceu no norte do país – mesmo o Pará sendo o maior produtor de bauxita do Brasil, os paraenses tiveram a unanimidade dos votos dos presentes.

A proposta é de que o XXVI ENTMME ocorra de 22 a 26 de outubro de 2017, em Belém/PA, maior centro cultural e turístico do norte do país, cidade rica “em cores, cheiros e sabores”.

Fonte: Assessoria ENTMME

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



O uso da água subterrânea na mineração é tema do PodMinerar desta terça-feira

7 de dezembro de 2022

A gestão dos recursos hídricos e das águas subterrâneas e os desafios do setor mineral para utilização e manejo da…

LEIA MAIS

Consulta colhe subsídios para instruir revisão de Normas Regulamentadoras ligadas à mineração

7 de janeiro de 2021

O Ministério da Economia disponibilizou para consulta de subsídios as Normas Regulamentadoras (NRs) nº 13, 22, 36, 37 e os…

LEIA MAIS

Seminário ESG – Mineração do Brasil começa amanhã

22 de novembro de 2021

O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) e as mineradoras associadas estão à frente de um ousado projeto de transformação do setor mineral,…

LEIA MAIS