NOTÍCIAS

6º Workshop de Segurança e Saúde supera edições anteriores

17 de outubro de 2014

Com a participação de 500 profissionais de várias empresas da região, teve início na última quarta-feira (15), em Ipatinga (MG), o 6º Workshop de Segurança e Saúde Ocupacional – foco indust

Com a participação de 500 profissionais de várias empresas da região, teve início na última quarta-feira (15), em Ipatinga (MG), o 6º Workshop de Segurança e Saúde Ocupacional – foco industrial promovido pela ABM, regional Vale do Aço.

rn

“O número de inscritos para os cursos, palestras e debates superou todas as cinco edições anteriores”, disse o diretor da Regional, engenheiro Geraldo Arruda Maia. Ele explicou que a programação foi elaborada levando-se em consideração as principais demandas levantadas pelas empresas.

rn

“Levar o workshop para o interior do Estado é uma necessidade, uma vez que a região não se localiza em um grande centro e nem sempre conta com a possibilidade de realização de grandes eventos, que disponibilizam para um número maior de pessoas a oportunidade de assimilar conhecimento e debater assuntos voltados para a segurança e saúde do trabalhador, além de criar interação entre profissionais de uma mesma área”.

rn

De acordo com Geraldo Maia, existem planos de se levar o workshop para outras regionais e a outros eventos de grande porte. “A gente entende que a questão da segurança e da saúde é universal e deve estar presente em todos os fóruns possíveis. Nenhuma atividade pode comprometer a segurança e a saúde dos nossos colaboradores. Mas para que isso saia do discurso e vá para a prática, precisamos debater ações reais sobre o que fazer em nossas respectivas empresas e atividades para poder, de fato, ter a segurança preservada e melhor qualidade de vida para todos”, disse.

rn

A organização do workshop foi feita por uma equipe voluntária formada por profissionais de várias empresas e coordenada pela ABM Vale do Aço. De acordo com Klever Antônio Ferreira, que fez parte da comissão organizadora, foram buscados temas inovadores que estão em pauta atualmente e que causarão grandes impactos nas empresas.

rn

Ainda segundo Klever, o evento vem crescendo e sendo cada vez mais divulgado. Em sua opinião, as empresas estão elevando a preocupação com a segurança de seus colaboradores. “O assunto segurança e saúde era tratado pelas empresas como prioridade e hoje é tratado como valor”, resumiu.

rn

Pilares da segurança

rn

Na abertura do evento, os participantes contaram com a palestra “Os 10 pilares da segurança no trabalho”, ministrada pelo médico do trabalho Hudson de Araújo Couto. O especialista apresentou um modelo de sua autoria que pretende garantir a segurança de colaboradores nas empresas. Segundo ele, prevenir acidentes não é uma tarefa fácil. Para se buscar soluções, ele apresentou princípios como o da administração, fiscalização, hierarquia e cultura do comportamento seguro.

rn

Após a palestra, o médico participou de uma mesa redonda com o especialista em psicologia do trabalho Julio Cezar Ferri Turbay, que ressaltou a importância do tema, afirmando que é preciso, de maneira efetiva, focar a atenção no trabalhador.

rn

Na parte da tarde, dois especialistas falaram aos presentes sobre o eSocial. Gilmara Marinho, que atua na área de recursos humanos da Usiminas, e José Gomes Pacheco, do Ministério do Trabalho, explicaram sobre o projeto do Governo Federal que visa a unificar, em um só ambiente, informações trabalhistas com o objetivo de garantir os direitos trabalhistas para o trabalhador, reduzir as obrigações acessórias do empregador e proporcionar ao Governo mais rigor na fiscalização das empresas.

rn

Ao fim da explanação, os palestrantes debateram sobre o tema com dois convidados: Leandro de Miranda, da Gerdau, e Tula Moreira, da Vale, com participação da plateia. Eduardo Barbosa, da Usiminas, atuou como moderador. Um dos principais questionamentos levantados foi o sistema a ser aplicado nas empresas para utilização do eSocial. Em comum, os debatedores afirmaram que o novo sistema poderá causar, a princípio, algumas controvérsias, mas que a longo prazo, se converterá em uma ferramenta poderosa no meio trabalhista.

rn

Exposição

rn

O workshop também contou com uma área de exposição, onde várias empresas puderam exibir seus produtos e serviços. Um dos expositores foi Edoardo Charlemont, consultor técnico da Leal Indústria e Comércio (sede São Paulo), disse que a presença no evento teve como objetivo a divulgação dos equipamentos fabricados para companhia e a prospecção de novos clientes. O expositor elogiou a estrutura do workshop, do qual participa pela primeira vez.

rn

“O primeiro dia foi positivo. Gostei muito da estrutura e do número de participantes. Viemos para divulgar, mas também estamos agregando conhecimento e ainda tirando dúvidas dos participantes. Para nós, o resultado foi nota dez”, afirmou.

rn

 

rn

 

 

Fonte: ABM

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



IBRAM vai organizar o censo da diversidade do setor mineral

16 de março de 2022

O diretor-presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Raul Jungmann, anunciou que a direção estuda criar o censo da diversidade do…

LEIA MAIS

Minério mantém alta

5 de dezembro de 2017

Em sua quinta alta consecutiva, o minério de ferro atingiu o maior valor desde 14 de setembro no mercado à…

LEIA MAIS

Prorrogadas inscrições de trabalhos técnicos para o XXIV Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos

27 de maio de 2021

As inscrições de trabalhos técnicos para o XXIV Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos foram prorrogadas para o dia 7 de…

LEIA MAIS