NOTÍCIAS

8º CBMINA encerra com premiações de trabalhos técnicos

14 de agosto de 2014

Entre os dias 6 a 8 de agosto, o Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM -www.ibram.org.br ) promoveu, em Belo Horizonte, a 8º edição do CBMINA – Congresso Brasileiro de Mina a Céu Aberto e Cong

Entre os dias 6 a 8 de agosto, o Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM -www.ibram.org.br ) promoveu, em Belo Horizonte, a 8º edição do CBMINA – Congresso Brasileiro de Mina a Céu Aberto e Congresso Brasileiro de Mina Subterrânea. O evento, que contou com parceria da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), reuniu cerca de 400 congressistas que tiveram a oportunidade de trocar experiências com grandes nomes do setor de mineração, além de profissionais da academia e estudantes.

rn

 

rn

A 8º edição do CBMINA foi encerrada com a premiação dos melhores trabalhos apresentados durante os três dias de encontro. Ao todo, foram inscritos 94 trabalhos técnicos, dos quais 58 enviados por instituições de ensino e 36 por empresas, órgãos públicos, entidades de classe e consultores independentes foram apresentados nas sessões técnicas.

rn

 

rn

Segundo o Diretor-Presidente do IBRAM, José Fernando Coura, o tradicional evento demonstrou, mais uma vez ser de grande importância para o setor, promovendo trocas de conhecimentos fundamentais para a evolução da atividade mineral.  “O CBMINA é uma janela de  oportunidades para que ocorram enriquecedores debates referentes a diversos temas da atualidade da mineração brasileira. A atividade mineral, muito dinâmica, necessita de constante aprimoramento, o que vem sendo alcançado com a participação efetiva de profissionais, estudantes e especialistas reunidos em eventos promovidos pelo IBRAM”.

rn

 

rn

Para o Diretor de Assuntos Ambientais, Rinaldo Mancin, está é uma excelente oportunidade para promover uma migração de conhecimentos entre especialistas e os estudantes. “Essa troca de informações proporciona aos estudantes a chance de conhecerem melhor o setor mineral e assim aprimorarem seus conhecimentos técnicos”.

rn

 

rn

O vencedor da categoria “Estudante de Cursos Técnicos e Graduação”, premiado com um notebook, foi o trabalho “Perspectivas da produção de óleo e gás pelo método de faturamento hidráulico”, dos autores, Carlos Mouallem, Wilson Trigueiro de Sousa, Ivo Eyer Cabral, Adilson Curi (Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP).

rn

 

rn

O segundo lugar ficou com o trabalho “Fatores de mínima-máximas autocorrelações aplicada À estimativa de teores”, autores: Camilla Zacché da Silva, João Felipe Costa (Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS). Ele foi premiado com um Smartphone Samsung Galaxy S4 19505 desbloqueado.  O trabalho “Estudante de Cursos Técnicos e Graduação” , dos autores Christiane Ribeiro, Vládia C.G. de Souza, Jair Carlos Koppe (Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS),  foi premiado com o 3º lugar e recebeu um iPad mini 16 Gb Wifi.

rn

Na Categoria Profissional, o vencedor foi o trabalho “New  constitutive equation for salt rock creep”,  dos autores Gabriel Esteves Motta, Cláudio Lúcio Lopes Pinto (Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG).

rn

A próxima edição do CBMINA está prevista para ocorrer em 2016.

rn

 

rn

rn

Wilson Trigueiro de Sousa, vencedor do primeiro lugar na categoria “Estudante de Cursos Técnicos e Graduação” , e José Fernando Coura, Diretor-Presidente do IBRAM – Crédito Evandro Fiuza.

rn

 

rn

 

 

Fonte: IBRAM – Profissionais do Texto

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Centro de Operações Integradas completa um ano de funcionamento

24 de setembro de 2018

A integração da cadeia de valor de Ferrosos, por meio do Centro de Operações Integradas (COI), é uma realidade na…

LEIA MAIS

IBRAM debate Padrão Global para gestão de rejeitos

8 de novembro de 2021

O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) destacou os trabalhos desenvolvidos com o objetivo de promover o engajamento e a interação…

LEIA MAIS

Apesar de queda da cotação do ferro, receita do Brasil deve ser estável

27 de novembro de 2018

Cotação internacional do minério de ferro recuou de mais de 8% A cotação da tonelada de minério de ferro caiu…

LEIA MAIS