NOTÍCIAS

A esperança que vem da China

7 de novembro de 2013

Antevendo um cenário global otimista, presidente da Vale detalha a expansão da produção e garante que: “não apostem contra a China. É perda certa”rnNo segundo dia, um dos destaques da programa&cce

Antevendo um cenário global otimista, presidente da Vale detalha a expansão da produção e garante que: “não apostem contra a China. É perda certa”

rn

No segundo dia, um dos destaques da programação foi a palestra magna “Perspectivas para a mineração brasileira na próxima década”, ministrada pelo diretor-presidente da Vale, maior mineradora brasileira e quarta do mundo.

rn

Murilo Ferreira lembrou que o Brasil é um dos países mais ricos em recursos minerais no planeta, com áreas de grande potencial de aproveitamento mineral nas regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste. “As reservas brasileiras estão entre as cinco maiores do mundo; e o Brasil, entre os dez países com maior investimento em exploração mineral.”

rn

A Vale, ele confirmou, está implantando vários projetos de mineração e logística no Brasil, com investimentos que totalizam US$ 34,2 bilhões, e expectativa de entrada em operação entre 2013 e 2016. Parte dos recursos será destinada a projetos localizados em Minas, como o Conceição Itabiritos, em Itabira.

rn

“Temos uma capacidade de produção nominal estimada em 12 milhões de toneladas e pretendemos começar a operar ainda no segundo semestre deste ano. O investimento foi de US$ 1,2 bilhão.”

rn

Outro projeto em andamento, Itabiritos Vargem Grande tem capacidade de produção estimada em 10 milhões de toneladas e dever ser concluído no segundo semestre do ano que vem.

rn

Marco histórico

rn

Murilo Ferreira também detalhou os investimentos no Projeto S11D, no Pará. “Considero o S11D o terceiro marco da Vale na história da mineração global. O primeiro foi em 1966, com a construção do porto de Tubarão (ES); o segundo, em 1985, quando a empresa iniciou o projeto na Serra dos Carajás, em plena Amazônia, com a produção de 30 milhões de toneladas de minério de ferro. Agora, no S11D, a produção será de 90 milhões de toneladas.”

rn

E completou: “Tenho dito sempre que quero trabalhar numa empresa austera, simples e focada no retorno para o acionista, operando com sustentabilidade, diálogo com a comunidade e tendo o respeito como a palavra mais importante do nosso dicionário”. Ao fim da palestra, questionado pela ECOLÓGICO sobre a expectativa dos ambientalistas em relação ao Projeto da Mina Apolo, na Serra do Gandarela, em Minas, Ferreira foi sucinto: “Só depois que resolvermos o aspecto ambiental”.

rn

Trabalho e Amizade

rn

Mineiro e falando para uma plateia formada em grande parte também por mineiros, Murilo Ferreira fez questão de dedicar alguns minutos, antes de sua apresentação, para reconhecer o ‘trabalho excepcional’ de José Fernando Coura à frente do IBRAM e, em especial, na condução dos contatos com os diversos setores sociais, nas discussões sobre o novo Marco Regulatório da mineração.

rn

“Só num exercício de plena democracia é que se chega ao estágio em que estamos hoje. Coura tem se mostrado um baluarte extraordinário na defesa dos melhores interesses, não só das mineradoras, mas também das comunidades onde essa indústria atua. Sempre ouvindo as bases, os prefeitos, as comunidades, as pequenas, médias e grandes empresas envolvidas com o setor. Construir essa harmonia entre a sociedade e o setor de mineração é um trabalho dificílimo.”

rn

Murilo também homenageou o amigo mineiro Carlos Anísio Rocha Figueiredo, diretor de Relações Institucionais da Vale, que morreu em julho deste ano. “Ele era um amante da mineração e a pessoa que mais conhecia o sentido da palavra amizade.”

rn

 

rn

Revista Ecológico

 

Fonte: Revista Ecológico

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



IBRAM realiza pesquisa sobre o que o público gostaria de ver na EXPOSIBRAM 2020

28 de outubro de 2019

O que você gostaria de sugerir para a próxima edição da  Expo & Congresso Brasileiro de Mineração (EXPOSIBRAM)? Considerada a…

LEIA MAIS

Estão abertas inscrições para treinamento sobre Apreciação de Risco em Máquinas da Schmersal

22 de outubro de 2018

Multinacional alemã líder mundial em sistemas de segurança para máquinas industriais, a Schmersal divulga o inicio das inscrições para o…

LEIA MAIS

A mudança da mentalidade para um ambiente corporativo mais inclusivo é tema de debate no Diversibram

16 de março de 2022

O mundo passa por uma transformação e, a cada dia, aumenta a necessidade de trabalhar uma reestruturação no ambiente corporativo….

LEIA MAIS