NOTÍCIAS

A Metso apresenta o maior britador cônico do mundo, o MP2500

11 de dezembro de 2014

O primeiro britador cônico MP2500 entrará em operação na mina Sentinel da First Quantum Minerals Ltd, na Zâmbia, no início de 2015rnA indústria global de mineração está se empenhando

O primeiro britador cônico MP2500 entrará em operação na mina Sentinel da First Quantum Minerals Ltd, na Zâmbia, no início de 2015

rn

A indústria global de mineração está se empenhando para desenvolver tecnologias eficientes em termos de energia e custos para o processamento de minerais. Como o teor dos minérios diminui, é necessário processar mais e mais minério para se obter a mesma quantidade de minerais valiosos e cumprir as metas de produção. Muitas vezes, essa equação resulta no aumento dos custos de processamento e pode revelar-se uma problemática para as mineradoras.

rn

A Metso está respondendo ao desafio dos clientes através do desenvolvimento de equipamentos maiores e mais eficientes energeticamente para o processamento de minerais. Um dos resultados desse trabalho, o maior britador cônico do mundo, o MP2500, será entregue à mina Sentinel da First Quantum Minerals Ltd (FQML) na Zâmbia. Os britadores estarão plenamente operacionais no início de 2015. O pedido, no valor de mais de 10 milhões de euros, foi fechado com a Metso no primeiro trimestre de 2013.

rn

Uma britagem eficiente economiza energia

rn

O MP2500 foi selecionado para a Sentinel porque pode processar grandes volumes de rocha numa única máquina.  Ele reduz os custos como poucos britadores, já que para alcançar uma produtividade maior ou igual, é necessária a infraestrutura e manutenção relacionadas.

rn

Como o britador MP2500 possui a maior abertura de alimentação de todos os tempos, ele é capaz de britar pedaços maiores de rochas.  Sua capacidade de britar mais as rochas do que os britadores tradicionais diminui o consumo de energia nas etapas posteriores do processo.

rn

O britador cônico MP2500 foi projetado para uso na britagem secundária e terciária.  Ele pode ser facilmente conectado a outros produtos da Metso para criar um fluxo de processo simplificado e eficiente em termos de custo para minas de alta produtividade.  Por ser maior, o equipamento reduz o número de britadores a serem instalados, uma vez que o rendimento de cada um britador é maior. Para reproduzir o desempenho de dois (2) MP2500, seriam necessários quatro (4) MP1250 menores e toda a infra-estrutura associada.

rn

Menos equipamentos, maior segurança

O desenvolvimento do britador cônico MP2500 resultou em inovações na área de saúde e segurança, muitas com base em discussões com a FQML. O resultado mais importante é que há menos equipamentos instalados na mina, reduzindo, assim, a necessidade de manutenção e limitando o número de vezes que os funcionários precisam realizar um trabalho num único equipamento.

rn

A facilidade de manutenção também foi um foco do projeto. Como a peça é muito grande, a Metso desenvolveu um novo método para remover o soquete que elimina o aquecimento da peça em espaços de trabalho difíceis. Esse método também elimina as variáveis do processo associadas com a remoção do soquete e  reduz as tensões e deformações em geral, tanto no soquete como no eixo principal. Há uma patente pendente da Metso para esse novo conceito. A Metso também aprimorou o projeto do sistema do parafuso  de trava da manta para reduzir a quantidade de trabalho manual, substituindo-o por um sistema hidráulico para simplificar a tarefa.

rn

A Metso está dando assistência à mina Sentinel para garantir a operação eficiente do novo MP2500, mantendo engenheiros de serviço de campo por um ano, em tempo integral, após o comissionamento e estocando peças críticas no centro de distribuição da Metso na África do Sul e também na mina.

rn

A First Quantum Minerals Ltd. é uma empresa de mineração e metais estabelecida e em rápido crescimento operando sete minas e desenvolvendo cinco projetos ao redor do mundo. Produz atualmente cobre, níquel, ouro, zinco e elementos do grupo da platina. Além disso, a FQML está desenvolvendo projetos na Zâmbia, Panamá e Peru que, quando concluídos, aumentarão sua capacidade de produção anual de cobre para mais de 1,3 milhões de toneladas por ano.

rn

 

rn

 

 

Fonte: Metso

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Mining Hub abre inscrição para 15 desafios de inovação

3 de novembro de 2020

O  Mining Hub – primeiro hub de inovação aberta no mundo, subsidiado por 22 mineradoras e 16 fornecedores, abre inscrições…

LEIA MAIS

IBRAM vai organizar o censo da diversidade do setor mineral

16 de março de 2022

O diretor-presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Raul Jungmann, anunciou que a direção estuda criar o censo da diversidade do…

LEIA MAIS

Entidades buscam resolução para demanda represada no embarque de rochas ornamentais

5 de novembro de 2018

Com apoio do Governo do Espírito Santo, Sindicato das Indústrias de Rochas Ornamentais, Cal e Calcário do Estado do Espírito…

LEIA MAIS