NOTÍCIAS

A mineração está presente na realização do sonho da casa própria

2 de maio de 2018

Vídeo do IBRAM destaca a presença de minérios no dia a dia da construção civil

Quem nunca desejou ter uma casa própria? Um sonho presente na vida de milhões de brasileiros só pode ser realizado por meio da mineração. É isso que o Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) quer mostrar com o novo filme institucional “Mineração: sempre presente em nossa vida”. “Ao fazer esta ligação na mente das pessoas, entre o produto final – ou seja, uma casa que se tornou um bem para o uso diário – e as matérias-primas, conseguimos atrair a atenção e a compreensão da sociedade para a essencialidade da indústria mineral empresarial em nossas vidas”, diz Paulo Henrique Soares, diretor de Comunicação do IBRAM.

Com imagens de projetos de arquitetura, intercaladas com cenas de objetos de decoração sendo colocados na casa e a alegria das famílias pela conquista, o roteiro conduz o espectador a reconhecer a mineração nos materiais utilizados pela construção civil para erguer paredes, tetos, pisos, janelas, entre outras partes que compõem as edificações.

De forma leve e atraente, o vídeo apresenta aos brasileiros o que poucos sabem: areia, pedra, brita, cascalho e argila, muito usados nas construções, são minerais. Denominados tecnicamente de agregados da construção civil, são extraídos em empreendimentos minerais situados mais próximos das cidades, como em pedreiras, por exemplo.

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), a produção anual brasileira do conjunto de agregados é muito representativa. Em 2017 chegou a 420 milhões de toneladas, ficando em terceiro no País. Os agregados só não superaram a o minério de ferro e água mineral. “A tecnologia e as facilidades da vida moderna dependem essencialmente de produtos minerais. O que nem todos sabem é que a construção de estradas, pontes, casas, edifícios também depende da mineração. É preciso, portanto, apoiar esta atividade produtiva para sempre termos acesso aos suprimentos de minérios”, aponta Walter Alvarenga, diretor-presidente do IBRAM.

A produção do vídeo contou com a participação da Associação Nacional das Entidades de Produtores de Agregados para Construção (Anepac).

Mercado de agregados

Segundo dados da Anepac, o mercado brasileiro de agregados é atendido por diversos produtores. Atualmente, o setor reúne mais de 3.100 empresas, sendo 600 de produção de brita e 2.500 de extração de areia que, juntas, geram um total de 75 mil empregos diretos e 250 mil indiretos.

Ficha técnica

Cliente: Instituto Brasileiro de Mineração
Produção: Tutano Filmes
Direção: Guilherme Mendes
Direção de Fotografia: Marcelo Borja
Design: Anna Paola Guerra
Animação: Hamilton Júnior, Bruno Cardieri e André Reis
Finalização: Marcelo Reis
Aprovação: Paulo Henrique Leal Soares, Diretor de Comunicação do IBRAM

Assista ao vídeo abaixo:

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



MINÉRIO DE FERRO: Preço tem leve alta no mercado futuro

1 de novembro de 2017

O contrato mais negociado no mercado futuro de minério de ferro, na China, com vencimento em janeiro de 2018, passou de 428 para 429,5 iuanes, ou US$ 65,09 a tonelada, de acordo com o câmbio.

LEIA MAIS

Gerdau se tornou a única produtora de aço a compor o ICO2, da B3

7 de janeiro de 2021

A Gerdau foi selecionada para compor a carteira do Índice Carbono Eficiente (ICO2), da B3. O ICO2 reúne empresas do…

LEIA MAIS

Guia de boas práticas aborda etapas de ciclo de vida de barragens e outras estruturas de disposição de rejeitos

8 de agosto de 2019

A minuta do ‘Guia de Boas Práticas de Gestão de Barragens e Estruturas de Disposição de Rejeitos’, que está em fase…

LEIA MAIS