rnA mineração é um dos setores que mais investe e emprega no estado (Foto: Agência Vale)rn rnA Assembleia Legislativa fará sessão solene, hoje a partir das 10 horas, para instalar a Frente Parlamentar de
rn
A mineração é um dos setores que mais investe e emprega no estado (Foto: Agência Vale)
rn
rn
A Assembleia Legislativa fará sessão solene, hoje a partir das 10 horas, para instalar a Frente Parlamentar de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável da Mineração. Além de parlamentares estaduais, serão convidados para integrar os trabalhos da frente, pesquisadores e membros das instituições de ensino voltados para a atividade mineral, representantes das empresas e entidades mineradoras e do governo federal e estadual.
rn
rn
A frente será presidida pelo deputado Raimundo Santos (PR). A vice-presidente a deputada Bernadete Ten Caten e o relator será o deputado Gabriel Guerreiro (PV). Todos os outros 38 deputados estaduais serão membros efetivos da frente.
rn
rn
Segundo o presidente, os deputados têm a exata noção da importância da atividade mineral para o Estado do Pará, para o País e para o mundo. “Especialmente aqui no Pará, toda a economia depende da mineração e é esse debate que está sendo travado pelos nossos representantes na conferência Rio+20”, ressalta Raimundo Santos.
rn
rn
No entanto, enfatiza o presidente, a questão fiscal, a partir da Lei Kandir, que desonera a exportação de minério bruto e semielaborado, precisa ser enfrentada, através de debates de contribuições de especialistas, a fim de encontrar uma saída para que o Pará seja melhor compensado pela exploração da atividade mineral.
rn
rn
Santos diz que todos reconhecem que a mineração é quem mais emprega e mais investe no Pará. Atualmente são gerados pelo setor 232 mil postos de trabalho diretos e indiretos com a previsão de que mais 113 mil postos sejam criados até 2016.
rn
rn
As primeiras ações da frente já estão sendo programadas para os municípios que abrigam projetos minerais. Dias 23 e 24 deste mês os deputados vão visitar o município de Paragominas e a agenda toda será montada para os demais, após o recesso parlamentar de julho. Raimundo Santos adianta que serão produzidos relatórios permanentes da atividade da frente para informar a sociedade e ao poder público.
rn
Fonte: Diário do Pará
Empresas e prestadores de serviços de diversos setores e de todo o país podem participar, gratuitamente, da seleção para as…
LEIA MAISO diretor-presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Raul Jungmann, recebeu nesta 4ª feira (17) o governador do Amapá, Clécio Luís…
LEIA MAISA Vale possui um dos mais avançados centros de pesquisas na aplicação de minério de ferro e carvão na siderurgia….
LEIA MAIS