NOTÍCIAS

A vantagem dos analisadores on-line na indústria da mineração

27 de agosto de 2014

Encontro difundiu informações e experiências sobre o uso das ferramentas on-line em diversas empresasrnrnIBRAM promove Workshop Analisadores Online na Mineração. Crédito: IBRAM/Divulgação.rnO&nbs

Encontro difundiu informações e experiências sobre o uso das ferramentas on-line em diversas empresas

rn

rn

IBRAM promove Workshop Analisadores Online na Mineração. Crédito: IBRAM/Divulgação.

rn

Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM – www.ibram.org.brpromoveu no último dia 20, em Belo Horizonte, a segunda edição do Workshop Analisadores On-line na Mineração, por meio do IBRAM-CONIM (Comitê para a Normalização Internacional em Mineração). O objetivo deste encontro foi difundir entre os participantes informações sobre as principais técnicas de medição disponíveis para a análise química, granulometria e determinação do teor de umidade. O workshop contou com a participação de profissionais que atuam nas diversas áreas do beneficiamento mineral, que vão desde o projeto até a manutenção dos sistemas de análise on-line instalados.

rn

Os analisadores são ativos de automação que fornecem informações que auxiliam a maximização da qualidade e da produtividade, ajudando a reduzir custos nas operações e gerando diferencial competitivo para as empresas.  As análises são obtidas em tempo real, com precisão e exatidão dentro dos padrões requeridos, o que favorece a sua utilização nas técnicas de controle dos processos. Segundo o gerente de automação da Vale S.A., Vicentino Rodrigues, com a utilização dos analisadores é possível obter mais informações sobre o que está ocorrendo durante o processo produtivo. “Na mineração o controle de qualidade é definido pela química, física e umidade.  Hoje temos bons analisadores para estes fins”, afirmou. Com este maior domínio é possível modelar processos, implementar sistemas próprios de controle e otimização, reduzir o consumo de reagentes, aumentar a recuperação em massa e a recuperação metalúrgica, além de obter maior conhecimento dos processos, enumerou. Porém, Rodrigues ressaltou que, para obter melhores resultados é importante que seja definido o dono da informação, aquele que vai acompanhar o processo em todos os seus aspectos. “Tenho observado que o potencial é enorme no que diz respeito à aplicação de analisadores nos projetos que estão em andamento”.

rn

Um desses casos está em operação  na Usina do Sossego, unidade da Vale no Pará, que adquiriu analisadores on-line de umidade, granulometria e teores químicos. Até então, as perdas de cobre na usina alcançavam índices altos, cerca de 11 toneladas por mês. “Com a implantação as perdas foram bastante reduzidas. Entre os pontos fortes da ferramenta estão a rápida instalação, calibração simples e eficaz e, além disso, o equipamento é de fácil manutenção e se paga em poucos meses em função dos ganhos de produtividade e redução das perdas”, afirma Geovan Oliveira, empregado da Vale S.A. nesta usina.

rn

Agilidade – Avaliando a eficiência e agilidade na coleta de dados, o especialista em automação industrial da Samarco S.A., Luciano França Rocha, explicou que a coleta normal e a medição eram feitas de duas em duas horas. Pensando em otimizar os processos, a empresa percebeu que seria  necessário desenvolver um sistema de medição on-line de umidade para a unidade de filtragem que pudesse gerar resultados confiáveis. Para tanto foram priorizadas soluções que levassem em conta fatores como precisão, frequência de medição, MTBF (previsto), custo de aquisição e facilidade de instalação. Para a escolha de um sistema de medição adequado é necessário que os gestores tenham a certeza de sua aplicação. “Após uma avaliação completa chegamos ao ponto de optar por uma solução robotizada, que atende aos pré-requisitos desejados e reduz o tempo. Apesar de não ser on-line, os resultados a cada 30 minutos são suficientes para suportar as tomadas de decisão para o controle do processo de filtragem”, explicou Rocha.

rn

Microondas – A medição on-line de umidade utilizando microondas já ultrapassa 20 anos e, desde 2006, foi viabilizada na mineração. As tecnologias existentes são por transmissão e por reflexão ou ressonância, destaca o consultor Renato Oiko.

rn

A unidade Vale Carajás aplicou este tipo de ferramenta motivada pelo impacto que poderia proporcionar ao rendimento operacional. Segundo o engenheiro de minas da planta, Rilei Ribeiro, o minério da região é higroscópico e, com a produção sendo 100% a seco, tornou-se imperativo melhorar o processo produtivo. “O princípio de funcionamento de microondas mostrou-se uma tecnologia aplicável para controle de processo de minério de ferro com faixa granulométrica ampla  (Sinter Feed Carajás) e elevado intervalo de variação da umidade  (entre 8 a 13%)”, exemplificou.

rn

Técnica de PGNAA – Na África do Sul, a utilização de analisadores on-line é bem difundida. A mina da Assmang, conta com 20 analisadores de PGNAA (Prompt Gamma Neutron Activation Analysis) e mantém um responsável para monitorar sua operação , pontuou o representante da Scantech, Matthew Peter van Leeuwen. De acordo com ele, a aplicação das ferramentas é bem ampla e começa na mina. “As dificuldades podem ser reduzidas utilizando a longa experiência nas aplicações em minério de ferro. Para tanto, desenvolvemos um método dinâmico de calibração, sem a necessidade de exemplos prontos para gerar eficiência e sem interromper a produção”, afirmou.

rn

Controle – Porém, o representante da Panalytical Brasil, Luiz Fernando Gomes, adverte que o maior erro na aplicação do analisador on-line é acreditar que o equipamento faz controle de qualidade, quando, na verdade, ele é uma das ferramentas para isto e para o controle do processo. “Possuir um sistema preciso e exato seria a situação ideal para qualquer empresa. Entretanto, tanto o homem quanto a máquina conseguem fazer uma inferência para que os processos consigam ser otimizados. A aplicação de analisadores por ativação de nêutrons (AAN) está cada vez mais solidificada como um eficaz auxiliar na tomada de decisão”, explicou.

rn

Em muitos casos, a utilização de analisadores on-line visa melhorar a qualidade e reduzir custos. O processo de queima de pelotas, por exemplo, em uma unidade da Vale chega a representar 15% do custo variável de produção. De acordo com Ricardo Olympio, engenheiro da empresa, vários projetos foram iniciados e chegaram ao consenso de que o processo de pelotização poderia contribuir para reduzir o consumo do forno. “Chegamos ao ponto que, se produzíssemos uma pelota mais uniforme, entre 10 mm e 16 mm, seria mais eficiente e mais econômico. Diante deste desafio implantamos uma medição on-line da distribuição granulométrica das pelotas verdes em cada disco de pelotamento”, afirmou.

rn

Para o coordenador técnico do IBRAM-CONIM, Julio Nery, a qualidade é menos exigida em um mercado comprador, mas é fundamental na maior parte do tempo. Ressalta que a implantação de uma nova ferramenta deve ser acompanhada de uma conscientização ampla de operadores e mantenedores, para que possam identificar os ganhos que ela proporciona.  Eles precisam perceber isso como um benefício, de forma a garantir o êxito do investimento”, alertou Nery.

rn

Alternativas – Segundo o representante da Malvern Instruments, Henrique Kajiyama, outro analisador on-line que vem sendo utilizado muito no mundo é o sistema on-line de granulometria por difração laser. Os fatores que têm influenciado esta demanda é a maior reprodutibilidade; não expõe o operador; o tempo de resposta é muito curto; a interface é direta com processo; possibilita conhecer as variações para promover a estabilidade de processo, enumerou Kajiyama.

rn

Alguns cuidados precisam ser tomados para assegurar que os números obtidos continuamente estão corretos e o processo está sob controle. O objetivo de qualquer processo de controle de qualidade, por amostragem ou analisador on-line, é gerar dados para avaliação a um custo aceitável, assegurando a correta qualidade do produto, dentro dos limites de controle e de forma documentada. “Por isso é preciso definir primeiro os limites, os parâmetros e os procedimentos analíticos antes de se definir o tempo de resposta esperado e o sistema que se vai usar. Os investimentos são grandes para que os resultados apareçam”, explicou o engenheiro químico da FLSmidith, Reinaldo Novaes.

rn

Diante dos aspectos apresentados, os analisadores on-line são aplicações que chegam ao mercado para aprimorar os processos produtivos na indústria da mineração. Segundo o engenheiro químico da IMP Automação, Sérgio Mateus de Almeida, as ferramentas de última geração apresentam baixo custo a médio e longo prazos, além de trazer agilidade ao controle de processo.

rn

 

rn

 

 

Fonte: IBRAM

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



IBRAM prestigia solenidade em comemoração aos dois anos de atuação da FPMin

8 de abril de 2025

Na celebração de dois anos de atuação da Frente Parlamentar da Mineração Sustentável (FPMin), o vice-presidente do Instituto Brasileiro de…

LEIA MAIS

IBRAM defende na Câmara dos Deputados melhorias na legislação trabalhista

12 de maio de 2025

Trabalho em minas subterrâneas apresenta regras arcaicas, freia competitividade do setor e do país em rankings globais e veda maior…

LEIA MAIS

EXPOSIBRAM 2023: inscrições abertas para o maior evento da mineração do Brasil

25 de maio de 2023

As inscrições para a Expo & Congresso Brasileiro de Mineração (EXPOSIBRAM 2023) e o Congresso Brasileiro de Mineração estão abertas. A edição…

LEIA MAIS