ABERJE lança livro “Gestão de reputação: risco, crise e imagem corporativa”
25 de maio de 2017
Diretor de comunicação do IBRAM, Paulo Henrique Soares, é um dos coautores da obra
No próximo dia 7 de junho, acontecerá no Memorial Minas Vale, em Belo Horizonte (MG), o lançamento do livro “Gestão de reputação: risco, crise e imagem corporativa”. A publicação reúne as vivências e as reflexões de 24 especialistas em comunicação, para levar conhecimento, conselhos e orientações aos profissionais de comunicação e líderes corporativos sobre a importância da prevenção de crises nas empresas. O livro foi coordenado por Elisa Prado e editado pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje).
A obra conta com a colaboração do Diretor de Comunicação do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Paulo Henrique Soares. Para ele, a temática do livro deve receber atenção de toda a indústria brasileira. “Reputação é apurada de acordo com a capacidade de entrega de expectativas geradas num relacionamento com vários públicos. Ela é formada por quatro dimensões: aquilo o que a empresa fala, o que terceiros falam da empresa, o contexto em que a empresa está e suas ações. Estas dimensões são os pilares para a construção de uma reputação sólida. Por isso, é fundamental redobrar a atenção de toda a indústria para consolidar uma boa imagem perante a sociedade”, afirma.
Paulo explica que o livro traz metodologias e processos que auxiliam o profissional de comunicação a fazer construção e gestão da reputação. “A publicação ensina a trabalhar a prevenção de crises com planejamento, pesquisa, mensuração, identificação dos problemas e ações para evitar situações adversas. São experiências e ensinamentos de profissionais de diversas áreas da Comunicação contribuindo para a gestão da reputação.”, diz.
Esta obra é coordenada por Elisa Prado (TV1 RP) e contou com a contribuição de Ana Luisa Almeida (Reputation Institute Brasil), Claudia Bocciardi (Braskem), Cristiana Brito (BASF), Daniela Castro (Secretaria de Esportes e Lazer da Prefeitura de São Paulo), Edu Vasques (Grupo TV1), Gislaine Rossetti (LATAM), Grazielle Parenti (Mondelez International), Jussara Sant’Anna Belo (Reputation Institute Brasil), Lalá Aranha (consultoria), Malu Weber ( Votorantim Cimentos), Marco Simões (consultoria), Marlene Marchiori (Universidade Estadual de Londrina), Monica Medina (consultoria), Paulo Henrique Soares (IBRAM), Paulo Marinho (Itaú Unibanco), Paulo Nigro (Aché Laboratórios), Paulo Pompilio (Grupo Pão de Açúcar), Ricardo Voltolini (Ideia Sustentável), Rozália Del Gáudio (C&A), Selma Santa Cruz (Grupo TV1), Sergio Guardado (consultoria), Susana Ferraz (consultoria) e Suzel Figueiredo (consultoria).
IBRAM – Profissionais do Texto