NOTÍCIAS

ABM comemora 70 anos de existência

25 de julho de 2014

Na última segunda-feira, dia 21 de julho, foram iniciadas em São Paulo as comemorações dos 70 anos da ABM – Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração. A data coincide com

Na última segunda-feira, dia 21 de julho, foram iniciadas em São Paulo as comemorações dos 70 anos da ABM – Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração. A data coincide com a realização do 69º Congresso Anual da entidade que, até o dia 25, acontecerá simultaneamente ao Pan American Materials Conference, ao 1° Workshop de Tratamentos de Superfícies de Ligas Resistentes à Corrosão, ao 1st Brazilian-German Symposium on Materials Science and Engineering e ao 14° Enemet – Encontro Nacional de Estudantes de Engenharia Metalúrgica, de Materiais e de Minas – eventos que estimulam a troca de experiências, divulgação de inovações, melhorias de processos produtivos, projetos de equipamentos, novas tecnologias de produção, controle e aplicação.

rn

Segundo a organização do congresso, a história da ABM será refletida em um grande programa com sessões técnicas, painéis, mesas-redondas, palestras de renomados especialistas nacionais e internacionais, área de exibição de empresas, jantar de confraternização e visitas a plantas de importantes empresas no Brasil.

rn

Durante a abertura dos trabalhos, o Presidente da CBMM (empresa anfitriã) e Coordenador Geral do Congresso, Tadeu Carneiro, exaltou a grande responsabilidade dos jovens profissionais que iniciam suas carreiras com “a responsabilidade de trazer para a associação a discussão de eficiência dos materiais”. 

rn

Alfredo Huallem, Presidente da ABM, enfatizou que muitos caminhos já foram trilhados nos 70 anos de existência da ABM e que ao longo desse período, “até pela sua própria missão”, a entidade sempre esteve fiel à sua desafiadora missão de sedimentar a base e habilitar profissionais para serem os agentes transformadores da sociedade e das empresas. “Nestes 70 anos muita coisa mudou: a produção brasileira de minério de ferro cresceu inacreditáveis 53.000%, de 1944 para cá. Nesse mesmo período, a produção de laminados de aço cresceu 23.000%; e a produção de alumínio que era inexistente em nosso país hoje alcança 1,3 milhão de toneladas”, prosseguiu Huallem, lembrando ainda que mesmo com todas as dificuldades conjunturais das últimas décadas, “os profissionais do setor encontraram nas diversas atividades promovidas pela ABM as soluções para implantarem melhorias em suas empresas e a inspiração para criar novos caminhos, novas tecnologias e novos processos.

rn

 

rn

Temos a obrigação de dar prosseguimento ao legado de nossos antecessores a quem agradecemos. A mudança é a única certeza e estarmos a frente de nosso tempo e a única solução. Para isso estamos trabalhando para que a ABM seja uma associação adaptada às mudanças que o tempo requer”. 

rn

De acordo com o dirigente, a festa dos 70 anos é uma comemoração ao estilo da ABM, com homenagens aos antecessores e às empresas mantenedoras. Também foi lançado oficialmente na ocasião o “Prêmio de Inovação ABM”, direcionado exclusivamente a associados, que poderão apresentar seus cases até o dia 30 de agosto nas categorias Estudantes e/ou Profissionais. Com esse prêmio a entidade busca incentivar a inovação e fortalecer a interação universidade/empresa. 

A solenidade de premiação acontecerá dia 10 de outubro, data de fundação da associação. Apesar do ambiente de festa, Huallem também mostrou preocupação quanto ao atual momento econômico: “Estamos atravessando momentos difíceis na economia brasileira. A participação da indústria no PIB caiu de aproximadamente 30% para algo próximo a 14% – uma redução de 50% da importância da indústria e não há país moderno e de crescimento sustentável sem uma indústria importante e relevante”.

rn

O dirigente reforçou a necessidade de mudanças estruturais profundas, com a recolocação da indústria no patamar mínimo proporcional a sua importância. Huallem defendeu ainda a implementação de reformas fiscais e tributárias, maior confiança ao ambiente institucional de negócios, a retomada do crescimento do país, a definição de um marco regulatório e uma política industrial moderna e inovadora, além de políticas públicas voltadas ao conhecimento e à inovação. “Apesar dos esforços dispendidos nos últimos anos, muitas vezes isolados, a evolução tem sido pequena para enfrentar e dar solução consistente para esses temas. Temos que fazer hoje a construção de um futuro melhor e a ABM deve se preparar para esse futuro de grandes desafios – vivemos um difícil ambiente de negócios e com perspectivas de dificuldades contínuas no médio prazo. A associação precisa se antecipar a esses momentos e estabelecer uma estratégia inovadora, preparando-se para permanecer atuando com eficiência, competência e dedicação”, disse Huallem, que encerrou seu discurso destacando a importante continuidade de internacionalização da entidade e sua crescente inclusão em organismos internacionais e a parceria com entidades congêneres.

rn

 

rn

 

 

Fonte: Brasil Mineral

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Juristas e empresários vão debater nova legislação do setor mineral

28 de outubro de 2019

A legislação da indústria da mineração, tanto a brasileira quanto a de outros países mineradores, será amplamente debatida durante a…

LEIA MAIS

Anglo American abrirá 100 vagas para contratação de jovens profissionais e estagiários

10 de dezembro de 2018

Com um processo seletivo, eficiente, desafiador e dinâmico, a Anglo American sai na frente se destaca no setor da mineração…

LEIA MAIS

Termina nesta 4ª feira (20/4) prazo de inscrições gratuitas para rodadas de negócio do e-MINERAÇÃO DO BRASIL 2022

20 de abril de 2022

Empresas e prestadores de serviços de diversos setores e de todo o país podem participar, gratuitamente, da seleção para as…

LEIA MAIS