NOTÍCIAS

Acionistas aprovam fusão Xstrata-Glencore

21 de novembro de 2012

rnOs acionistas da Xstrata PLC votaram ontem em favor da fusão com a Glencore International PLC, mas contrariando novamente o conselho da Xstrata, favoreceram um acordo que não incluirá pagamentos para a retenção de

rn

Os acionistas da Xstrata PLC votaram ontem em favor da fusão com a Glencore International PLC, mas contrariando novamente o conselho da Xstrata, favoreceram um acordo que não incluirá pagamentos para a retenção de altos executivos. A Xstrata informou que seu presidente do conselho deixará o cargo após a fusão.

rn

O resultado da votação significa que foi transposto o maior obstáculo para a criação de uma empresa gigante de recursos naturais, com valor de mercado de cerca de US$ 70 bilhões e ativos que incluem café, grãos, zinco, níquel, cobre, carvão, petróleo e transporte marítimo. O acordo ainda precisa da aprovação regulatória da União Europeia e da China para ser assinado, mas analistas e investidores esperam que a Glencore fará quaisquer concessões necessárias para garantir a aprovação antitruste.

rn

A aprovação do negócio sem os pacotes de retenção de executivos constitui a terceira repreensão significativa por parte dos acionistas ao conselho da Xstrata, que tinha recomendado esses pagamentos.

rn

O conselho já modificou o pacote de retenção em meados do ano, em resposta à firme oposição dos acionistas. A Qatar Holding LLC, segunda maior acionista da Xstrata, depois da Glencore, desmentiu mais tarde a afirmação do conselho de que tinha negociado o melhor acordo possível para os acionistas, ao conseguir que a Glencore aumentasse de 2,8 para 3,05 a relação na troca das ações, em um último esforço para salvar o acordo de um colapso.

rn

Essa última repreensão ao conselho levanta novas questões sobre o papel dos conselheiros da Xstrata. A empresa informou ontem, após a aprovação do negócio pelos acionistas, que o presidente do conselho, John Bond, vai deixar o cargo depois de concluída a fusão. O plano original previa que Bond se tornasse presidente do conselho da empresa combinada.

rn

 

Fonte: Valor Econômico

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



IBRAM promove encontro em Belém para divulgar EXPOSIBRAM 2020

18 de fevereiro de 2020

O diretor de Comunicação do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Paulo Henrique Soares, esteve nesta segunda-feira (17/2) em Belém (PA)…

LEIA MAIS

Presidente do IBRAM participa de evento na Suíça sobre rastreabilidade do ouro

2 de maio de 2023

O diretor-presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Raul Jungmann, desembarcou na Suíça para participar de workshop sobre rastreabilidade do…

LEIA MAIS

Belo Horizonte é o terceiro mercado de coworking no Brasil

27 de novembro de 2018

Maior empresa do setor no mundo lança espaço de seis andares na cidade Terceiro maior mercado de coworkings do Brasil…

LEIA MAIS