NOTÍCIAS

África do Sul supera Índia em oferta de minério de ferro à China

21 de janeiro de 2013

rnPEQUIM, 21 JAN – A África do Sul superou a Índia e assumiu a terceira posição no ranking de maiores fornecedores de minério de ferro para a China em 2012, enquanto a Austrália fortaleceu sua posi&

rn

PEQUIM, 21 JAN – A África do Sul superou a Índia e assumiu a terceira posição no ranking de maiores fornecedores de minério de ferro para a China em 2012, enquanto a Austrália fortaleceu sua posição dominante como principal fornecedora do maior consumidor da commodity no mundo.

Dados de alfândefa divulgados nesta segunda-feira mostram que a África do Sul forneceu 40,6 milhões de toneladas de minério de ferro no ano passado, alta 12 por cento em relação a 2011, enquanto as importações chinesas de minério indiano caíram 54,74 por cento, para 33 milhões de toneladas.

Autoridades indianas combateram a extração ilegal de minério de ferro no país, com o Estado de Goa, um dos maiores produtores da commodity, impondo uma ampla restrição a todas as atividades de mineração em outubro passado.

O fornecimento da Índia correspondeu a 10,6 por cento de todas as importações da China em 2011, mas estavam sob restrições à mineração no Estado de Karnataka, maior produtor da Índia.

A participação da Índia no total de importações da China tem estado em declínio há vários anos, caindo de 23 por cento em 2006 para apenas 4,4 por cento no ano passado. O maior beneficiário das medidas de restrição da Índia tem sido a Austrália, maior fornecedor da commodity para o mercado chinês. A Austrália despachou 351,5 milhões de toneladas, ou 47 por cento das importações da China no ano, alta ante a participação de 43 por cento em 2011. A fatia australiana provavelmente vai crescer mais este ano.

“Este ano deve ser o ano em que a Austrália vai ter uma participação maior no mercado global de minério de ferro”, disse Graeme Train, analista de commodities no Macquarie, em Xangai.

“O Brasil não verá qualquer crescimento, com a Vale indicando volumes negativos — a maior parte do crescimento no mercado marítimo virá da Austrália”, acrescentou.

No total, a China importou um recorde de 743,6 milhões de toneladas de minério de ferro em 2012, alta de 8,4 por cento no ano.

rn

 

rn

 

rn

 

Fonte: Reuters

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Inscrições abertas para o Simpósio do Ouro e Metais Nobres em Minas Gerais

8 de outubro de 2018

studos do Conselho Mundial do Ouro (World Gold Council – WGC) apontam que a expansão da classe média na China…

LEIA MAIS

Especialistas vão debater reputação no e-MINERAÇÃO

2 de maio de 2022

A indústria da mineração tem uma característica que a difere de outras atividades industriais: ela não pode se instalar de…

LEIA MAIS

Juristas e empresários vão debater nova legislação do setor mineral

28 de outubro de 2019

A legislação da indústria da mineração, tanto a brasileira quanto a de outros países mineradores, será amplamente debatida durante a…

LEIA MAIS